Avaliações da 3M

3.9
  1. "Durabilidade"

Ex-funcionário - Conferente Júnior

Trabalhou na 3M em período integral por mais de 5 anos

Prós

Conhecimento da marca na qual já trabalhei

Contras

Aperfeiçoamento no ramo de logística

2. "Bom"

4.0
    Ex-funcionário - Vendedor em São Paulo, São Paulo

Trabalhou na 3M em período integral por mais de um ano

Prós

A empresa tinha uma visão nobre

Contras

A empresa não tinha parcerias focadas

3. "Ótima empresa"

Funcionário atual - Técnico De Manutenção Elétrica em Ribeirão Prêto

Trabalha na 3M em período integral

Prós

Salário justo, plano de carreira definido, benefícios dentro da média

Contras

Até o momento nenhum motivo contra.

4. "Não valorizam a equipe de vendas"

1.0
    Funcionário atual - Gerente De Contas Pleno em Sumaré, São Paulo

Trabalha na 3M em período integral há mais de 8 anos

Prós

A empresa disponibiliza vários cursos para quem tem interesse, é uma empresa com grande nome no mercado o que facilita muito a abertura de portas nas empresas, a estrutura da matriz é fantástica, realmente impressiona

Contras

O time de vendas não é valorizado de forma adequada, o plano de carreira para vendas é confuso, gerentes arcaicos que não sabem conversar com seus funcionários, tudo é levado na base da grosseria, o sistema de remuneração é extremamente confuso e todos os meses existem divergências, você não consegue se programar pois não sabe o valor que vai receber, o modo de remuneração variável é extremamente agressivo, quando você está atingindo o resultado eles aumentam sua meta para que você não atinja, a empresa se diz ética, e realmente é, mas quando se trata do salário da equipe de vendas não tem nada de ético, muitos erros e "jeitinhos" para que você não atinja os resultados, a empresa blinda quem trabalha internamente e coloca toda a pressão na equipe de vendas, com isso os cortes são sempre nos menores enquanto gerentes e diretores continuam sem terem nenhum benefício alterado.

5. "Perspectiva negativa"

2.0
    Ex-funcionário - Gerente em Sumaré, São Paulo

Trabalhou na 3M em período integral por mais de 3 anos

Prós

Restaurante no local. Lojinha com alguns produtos com desconto, porque no mercado são muito caros.

Contras

A empresa se perdeu, ficou ultrapassada em todos os sentidos. Líderes não existem, apenas chefes que dão ordens e mais ordens. Se preocupam apenas com status do cargo. Preocupação apenas em reportar números para matriz nos EUA, não existe preocupação com a gestão de carreira, com as pessoas e com os clientes. Muita politicagem, avaliações de desempenho são fracas e sem perspectiva. RH bem fraco. Sistema operacional com uma tela preta, parece o DOS, para qualquer relatório há inúmeras planilhas e base de dados por falta de sistema operacional moderno. Benefícios igual a qualquer outra empresa boa de médio porte nos dias atuais. Não há nada de extraordinário.

"Excelente ambiente de trabalho"

Funcionário atual - Engenharia

Trabalha na 3M em período integral há mais de 5 anos

Prós

Empresa ética, bom ambiente de trabalho, de muito respeito mutuo entre os funcionários. Grande conhecimento técnico é gerado na companhia e está à disposição para o profissional aprender.

Contras

Dificuldade em mudar de área e em conseguir oportunidades fora do país. Falta plano de carreira. RH é inexistente. Poucos profissionais de engenharia nas manufaturas, o que pode sobrecarregar um pouco. A 3M demora muito pra remover quem não quer trabalhar direito e puxa a equipe pra baixo, assim como demora em reconhecer aqueles que puxam os resultados pra cima.

7. "Salarial"

4.0
    Ex-funcionário - Executivo De Contas

Trabalhou na 3M em período integral

Prós

Inovação, home office, estabilidade, poder decisão

Contras

Remuneração, gerência, oportunidade, colaboração, transversalidade.

8. "Ótima empresa para uma carreira a longo prazo"

Ex-funcionário - Gerente De Unidade De Negócios em Sumaré, São Paulo

Trabalhou na 3M em período integral por mais de 3 anos

Prós

- Extremamente estruturada - Inovação nos processos e gerenciamento - Solidez global -Força da marca - Excelente estrutura de manufatura - Equipes altamente competentes - Forte interação com a estrutura global (principalmente USA) - Constante agenda de treinamentos internos - Processo humano (e "adivisional") de avaliação de funcionários e planos de sucessão

Contras

- Possível desenvolvimento de carreira, porém, significativamente lento - Recente mudança de alta gestão mudou perfil histórico da empresa, gerando desconforto e maior tempo de adaptação (para alguns, inclusive, de extrema dificuldade)

9. "Analista financeiro"

Ex-funcionário - Especialista Financeiro em Sumaré, São Paulo

Trabalhou na 3M em período integral por mais de 10 anos

Prós

Inovadora, autonomia, ótima liderança e benefícios.

Contras

Muito burocrática para alguns assuntos simples.

10. COVID-19

"Boa empresa para se trabalhar"

3.0
    Ex-funcionário - Engenharia em Sumaré, São Paulo

Trabalhou na 3M em período integral por mais de 5 anos

Prós

Empresa muito respeitada no mercado, boa aceitação em diversos segmentos.

Contras

Trabalha por dois, não possui meritocracia (se gosta de puxar saco cresce), maior parte dos “líderes” são chefes... Possui pessoa que não cumpre seu trabalho durante o seu horário de expediente querem marcar reunião até as 22:00 e finais de semana em várias divisões PSD...EGO elevadíssimo não diga não ao seu chefe, infelizmente hierarquia política, algumas pessoas inacessíveis. Muita burocracia que atrapalha o fluxo de trabalho, compliance que não funciona pra todos. Não possui plano de carreira, e oportunidade de estudo ( com alguns incentivos) não são para todos. Marketing ineficaz, e o HR pior que já vi na minha vida, por abrir chamado e cair na Costa Rica onde não entendem a complexidade da Burocracia no Brasil e os Enormes Castelos dentro da 3M, saindo longe do 4 pilares do SGBG.

</>Incorporar