Avaliações da Capco

Atualizado em 22 de mai 2020

3.9
  1. "Construa você mesmo a sua trajetória"

Funcionário atual - Consultor Principal em São Paulo, São Paulo

Trabalha na Capco em período integral há mais de 3 anos

Prós

A Capco não atua com modelo body shop, logo, eu respondo diretamente a meus gestores Capco, invés de responder ao cliente. A postura que a empresa adota é de sermos conselheiros ao invés de "fazedores". Desde minha entrada, há quase três anos atrás, tive a oportunidade de trabalhar com Gerentes Chefe de 5 países diferentes, cada um deles, sem exceção, me ajudaram a melhorar minha postura e estilo de trabalho. Percebo essa característica em todos os consultores que entenderam a real cultura da empresa. Desde que eu entrei, percebi que eu mesmo poderia liderar o rumo da minha carreira, por isso, me esforcei para conseguir cravar oportunidades para de desafiar. Isso é algo diferente de o que via em outras empresas, onde eu tinha que ficar esperando meus gestores me direcionar ou me avaliar. Adotando essa postura, consegui alcançar minha primeira promoção e ajudei um de meus liderados a alcançar o mesmo. É uma característica Capco, nunca tive oportunidade semelhante em outras consultorias. Os benefícios propostos pela Capco são superiores a todas as empresas que atuei anteriormente: plano de saúde, vale combustível e salário. Tive várias oportunidades de conhecer times em outros países, presencial e virtualmente. Em todos os projetos que atuei, tive interação com estrangeiros, poendo falar frequentemente em inglês e melhorei muito desde que entrei. O cargo mais alto na Capco é Partner e em todos os projetos atuei com eles muito próximos a mim, por isso, aprendi a ter visão estratégica, isso é algo impagável e uma das características que mais me deixam satisfeito em trabalhar lá. É a primeira empresa em que trabalhei que ví um plano de progressão de carreira claro e consistente, um documento mostrando o que se espera de você no nível atual e no próximo. Todas as vezes que tive ideias sobre novos projetos ou mudanças, desde que com um plano estruturado, fui ouvido pelos meus gerentes. Todas as vezes que precisei de apoio para lidar com problemas pessoais, como quando precisei de dias para escrever minha dissertação de mestrado, houve flexibilidade por parte de meus gerentes para que pudesse resolver meus problemas. Os gerentes com os quais eu trabalhei me ensinaram na prática o que represente o cuidado com os seu time, sempre cuidando para que tivessemos conforto em conseguir balancear o trabalho e vida pessoal.

Contras

Como disse nos prós, a "Cultura Capco" é algo que me engaja, mas já tive oportunidades de trabalhar com profissionais muito ruins na gestão por não entenderem com clareza essa cultura, isso me deixou extremamente frustrado, na época. Logo, eu diria que um contra foi deixar de lado a etapa contratação que validava o fit com essa cultura. Não vejo tanta diversidade na Capco, isso também é algo que sinto falta, tenho visto a empresa buscar formas de maximizar isso no Brasil no último ano. A Capco peca em não explicar a cada novo consultor que quem gerencia sua capacidade de entrega é o próprio funcionário, isso faz com que muitas pessoas tenham muitas coisas para fazer e acabem abarrotados de tarefas a serem feitas sem conseguir entregar o que se proporam a entregar. Ainda temos poucos clientes no Brasil, isso gera insegurança quanto ao futuro, mas vejo que a abordagem de busca por novos negócios foi maximizada e novos clientes surgiram nos últimos 8 meses. O processo de defesa para promoção depende de clareza, objetividade e firmeza, alguns defensores não entendem isso. Lido com esse problema deixando claro a meus líderes meu desejo de progressão de carreira ou promoção, alinho expectativas quanto a meu desempenho, escuto feedbacks e tenho discussões para entender se estou realmente no caminho certo.

2. "Uma ótima empresa em todos os requisitos"

Funcionário atual - Associate Consultant

Trabalho na Capco em período integral há menos de um ano

Prós

Ótimos benefícios como VA, VR, VT, e também reembolso de fretado caso precise. Ótimo plano de saúde incluindo odontológico. Otimas pessoas para se trabalhar, conviver e adquirir conhecimento. Ótimas oportunidades de crescimento.

Contras

Não vejo nenhum contra na capco.

3. "Consultoria Promissora"

Trabalhou na Capco em

Prós

Como toda empresa em início de implantação, teve momentos conturbados. Falhas operacionais, não pagamento de horas extras e demora para pagamento de reembolsos. Contudo, a medida que foi ganhando forma, tudo foi solucionado. A empresa fez um alinhamento com o sindicato, pagou todas as horas extras (diga-se de passagem, alguns funcionários se aproveitaram disso super faturando horas e ela não questionou), organizou a política de reembolsos e montou um bom time de RH. Benefícios legais: convênio Bradesco, sem custo e sem co participação inclusive para os dependentes, bolsa de estudos de inglês de 300 reais para aulas em escolas ou particulares, gym pass, estacionamento quando estiver alocado longe do escritório, vale combustível muito acima do que o sindicato sugere, VR relativamente bom e NÃO descontam nas férias, mais de 60% dos funcionários foram promovidos, ou seja, cumpre plano de carreira, justamente por conta dos problemas que mencionei no início, empresa preza pelo clima organizacional. Gestores sempre prontos para ouvir, tem política de coach e reembolsa pedágios ou paga fretado. Não é perfeita, mas eu também não era perfeito.

Contras

Empresa muito nova, focada unicamente em mercado financeiro. Deveria expandir seu leque. Tem ótimos profissionais e poderia se aventurar em outros segmentos. Isso faz com que a empresa fique longos períodos sem projeto. Por conta disso, dependendo do momento de carreira do profissional, pode não ser uma empresa atraente. Contudo, para quem quiser apostar e arriscar, é uma empresa promissora. Destaco também a questão do dress code. Empresa super exigente. Escritório muito formal. O cliente parece mais a casa dos funcionários do que o próprio escritório. Não tem política de home office para quem fica alocado no cliente.

4. "Uma nova consultoria de alta performance"

Trabalha na Capco em período integral há mais de um ano

Prós

Profissionais e líderes extremamente qualificados em consultorias, que realmente servem como modelo profissional. Atividades e projetos muito desafiadores, mas com um clima de trabalho muito agradável, com comunicação aberta com todos os níveis de colaboradores, inclusive os sócios. Oportunidades de carreira em projetos de diversos segmentos do mercado financeiro, pois a empresa entende que além do conhecimento e experiência técnica, é o seu perfil profissional que realmente trará resultados satisfatórios a empresa e seus clientes. Trabalhei muitos anos no mercado financeiro e consegui uma oportunidade mesmo não tendo experiência inicial em consultoria, e além da experiência , a empresa me ajudou meu desenvolvimento profissional arcando com os custos de certificações necessárias para entrega de projetos de metodologias ágeis além de cursos introdutórios a prestação de serviços de consultoria, que tiveram um impacto direto no meu plano de carreira.

Contras

É uma empresa multinacional que, apesar de já ter firmado parcerias fortes com grandes participantes do mercado financeiro nacional, ainda está entendendo o mercado brasileiro e a cultura dos seus futuros clientes. É uma aposta que engloba um certo risco no curto prazo mas que pode ser extremamente gratificante em um futuro próximo. Também tem um alto turnover com pessoas que não se encaixam bem no perfil da empresa, o que pode gerar uma sensação de instabilidade e frustração com pessoas que não estão acostumadas com uma consultoria de alta performance.

5. "Orgulho em fazer parte desta empresa"

Funcionário atual - Consultant em São Paulo, São Paulo

Trabalho na Capco em período integral há menos de um ano

Prós

- Desafios diários o que nos faz aprender e querer realizar as melhores entregas; - Reconhecimento formal; - Busca na satisfação do funcionário, no ambiente de trabalho e acata as sugestões me melhorias. - Investe no desenvolvimento dos funcionários (coaches; treinamentos e cursos); - Interações constante com os funcionários estrangeiros, o que possibilita a riqueza de troca de conhecimentos; - Benefícios: Convênio médico e odontológico sem desconto; PLR; Auxílio Creche; Previdência privada...; - Equipe madura onde todos se ajudam; - Salário acima da média das demais consultorias; - Liderança educadora e fácil acesso a todos da empresa. - Muitos eventos para integração e alinhamento das informações da empresa.

Contras

- Firmar a marca Capco no Brasil - posicionamento do mercado; - Processos, comunicados e cursos internos em português; - Necessária revisão do processo de Onboarding dos novos funcionários (já alocados no cliente); - Política formalizada de home office; - Falha no time da comunicação nas tomadas repentinas de decisão.

6. "Ótima para quem procura desafios fora do lugar comum."

Trabalha na Capco em período integral há mais de um ano

Prós

A empresa é localmente enxuta o bastante para conseguir tomar decisões de forma ágil e, ainda assim, grande o bastante enquanto empresa Global para utilizar sua escala em projetos com demandas de conhecimentos específicos. Os desafios e oportunidades, portanto, se apresentam diariamente: inovar em uma solução para o cliente do projeto, discutir temas como a importância da participação feminina no ambiente de trabalho, implementar ações de responsabilidade social... Você pode abraçar esses desafios e se sentir parte da construção/evolução da empresa. Esse grau de autonomia e responsabilidade contribuem muito para formação de profissionais capazes de resolver os mais diversos problemas com soluções originais e efetivas.

Contras

Nem sempre é fácil acertar a dose na decisão empresa grande vs. empresa pequena: em algumas situações, pecamos pelo amadorismo e, em outras tantas, pelo excesso de polidez e preciosismo. A empresa tem uma história recente no Brasil e a oxigenação cultural, por vezes, ganha escala pessoal nos conflitos inerentes as relações profissionais.

7. "Falhou nas estratégias no Brasil"

2.0
    Ex-funcionário - Devops Engineer em São Paulo, São Paulo
    Perspectiva negativa

Trabalhei na Capco em período integral por menos de um ano

Prós

Ótimos time técnico (desenvolvedores, QAs, etc) A empresa fornece ótimos salários (comparado ao mercado) e benefícios, plano de saúde sem coopart, plano odonto, auxílio creche mediante NF, auxílio combustível, fretado (reembolso), previdência privada, home office ao menos 1x por semana (dependendo do projeto).

Contras

Apesar de ter 20 anos de vida (global), a empresa não se comporta bem e como uma startup (no Brasil), programa de coach fraco e falho, poucos projetos e único cliente, alta rotatividade de profissionais por conta de uma má gestão, amadorismo na gestão de projetos e pessoas, profissionais sem capacitação / competência para exercer função de liderança, pessoas de gestão não sabem se relacionar com as pessoas, muito menos ouví-las , não são transparentes nas comunicações (inclusive nas mais simples, como dúvidas sobre jornada de trabalho, etc), existe a cultura da culpa bem empregada junto a cultura da empresa, centralização de conhecimento em poucas pessoas. A empresa não foca em estratégias de médio/longo prazo, mostrando uma péssima postura em situações não planejadas, como ex: contratação excessiva de colaboradores para um único projeto, gerando ociosidade, após o encerramento do projeto, deixou muitos bons profissionais desalocados, ociosos pois não existiam novos projetos e nem mesmo atividades para colaborar em outras frentes. Existe uma cultura de "panela" muito forte na empresa por conta do excesso de indicações de profissionais, por conta também de divisão explícita entre equipes de "gestão" e desenvolvedores/QAs, etc. No meu ponto de vista existe um excesso de profissionais alocados para fazer gestão de delivery e comunicação com o cliente sem a real necessidade, onde profissionais caros, ficam ociosos e sub-utilizados enquanto profissionais mais técnicos ficam "carregando o piano".

8. "Consultoria acima da média"

Trabalho na Capco em período integral há menos de um ano

Prós

A experiência de fazer parte da Capco tem sido muito boa, destacando os seguintes pontos: - Salário e benefícios acima da média em se tratando de consultorias no Brasil. - O nível de senioridade dos profissionais também me parece acima da média em relação à maioria das consultorias. - Por possuir poucos colaboradores no Brasil (+/- 100), as chances de ganhar visibilidade aumentam bastante. - Não é uma consultoria que pega quaisquer tipos de projetos e não trabalha com outsourcing e body shop. - A liderança é próxima e preocupada com o andamento dos trabalhos e sempre se mostrou solícita em ouvir críticas e sugestões. - Prática diária do inglês e oportunidade de interagir com pessoas de outros escritórios no mundo. - Eventos trimestrais (Town Hall) com a participação dos sócios, onde são compartilhados resultados e objetivos da empresa. - Liberdade para desenvolver e aplicar novas ideias e conceitos.

Contras

- Em 2019 o turnover foi bem alto e bem sentido, pois a empresa perdeu excelentes profissionais. - Não é uma consultoria com muitos clientes e projetos, causando por vezes uma apreensão entre os colaboradores, mas a perspectiva é de aumentar bem o número em 2020. - Embora o framework de avaliação seja sólido e bem estabelecido globalmente, precisa de algumas adaptações para o Brasil.

9. "Melhor consultoria que já trabalhei."

Funcionário atual - Funcionário confidencial

Trabalha na Capco em período integral há mais de um ano

Prós

A Capco investe na carreira do profissional, os colaboradores são promovidos quando atingem o objetivo esperado para cargo, a empresa oferece bolsa de idiomas , a empresa promove eventos onde os colaboradores expõem idéias inovadores para contribuir com o crescimento da corporação e de fato as idéias são aplicadas, a Capco é uma empresa 100% humana o respeito a integridade e a seriedade são os pilares principais da empresa, o ambiente é excelente enfim vou parar por aqui por que senão o texto vai ficar enorme mas acredito que só com esses pontos citados acima resumem um pouco da minha opinião sobre a Capco.

Contras

Até o momento não tenho o que falar sobre pontos negativos da Capco.

10. "Ótima consultoria"

Funcionário atual - Consultant em São Paulo, São Paulo

Trabalha na Capco em período integral há mais de um ano

Prós

Salário, benefícios, flexibilidade de trabalho

Contras

Subutilização de algumas posições, processos internos um pouco bagunçados.

</>Incorporar