O que faz um Technical Leader?

Engenheiros de suporte técnico geralmente são contratados por uma empresa para supervisionar e trabalhar na manutenção de equipamentos informáticos e sistemas de software. Suas habilidades auxiliam a empresa a resolver problemas técnicos relacionados à infraestrutura de software das contas de clientes ou da empresa. Um engenheiro de suporte técnico também ajudará na integração dos softwares diagnosticando e solucionando problemas comuns. Os funcionários detentores desse cargo geralmente começam em funções de TI ou Auxiliar de TI.

É necessário um diploma de bacharel em Ciência da Computação ou curso estritamente relacionado para o cargo. Além disso, algumas empresas também exigem certificação adicional em redes específicas do setor ou sistemas operacionais. Indivíduos com um sólido histórico em atendimento ao cliente e uma visão positiva na solução de problemas costumam sobressair-se na posição de engenheiro de suporte técnico.

Quais são as funções e atribuições típicas de um Technical Leader?
  • Comparecer a reuniões presenciais com clientes para analisar, solucionar e diagnosticar problemas de hardware
  • Atualizar, manter e monitorar ativamente todos os aspectos das redes informáticas
  • Instalar e configurar sistemas e aplicativos de computador dentro da empresa
  • Responder às perguntas dos clientes e auxiliar na solução de problemas e desafios
  • Preencher relatórios detalhados listando solicitações de assistência técnica, medidas tomadas para solucionar o caso e datas específicas/indivíduos envolvidos
  • Auxiliar os gerentes na criação de materiais de treinamento referentes a solução de problemas e uso de computadores
  • Atuar como ponto inicial de contato para todas as questões relacionadas aos computadores e sistemas de clientes ou outros funcionários
  • Organizar e arquivar documentos referentes a garantias e guias de instrução dos equipamentos informáticos
Quais são os requisitos e as qualificações comuns para o cargo de Technical Leader?
  • Pode ser necessária certificação específica da área de Linguagem Técnica de Informática ou de softwares relevantes
  • 3 a 5 anos de experiência comprovada em trabalho voltado ao cliente e conhecimento técnico de produtos e serviços empresariais
  • Aptidão a auxiliar pessoas por meio de software de computador, como o Zendesk, além de outros programas de acesso remoto
  • Ampla experiência com diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows e Mac OS
  • Habilidades de gerenciamento de tempo e capacidade de estabelecer prazos razoáveis ​​e viáveis ​​para resolução de problemas
  • Capacidade de priorizar e gerenciar vários marcos e projetos com eficiência
  • Escrita profissional e habilidades interpessoais são essenciais ao se comunicar com clientes
  • Experiência com instalação e configuração de sistemas e programas para grandes empresas
  • Aceitar críticas construtivas e comentários de clientes sobre a experiência com o software ou serviço de TI
Qualidade de vida
3,5 ★
Faixa salarial--
Oportunidade de carreira
3,6 ★
Experiência médiaDe 2 a 4 anos

Salários de Technical Leader

Salário médio

R$ 12.580 /mês
Igual à média nacional
Não inclui bônus e comissões.
Ver mais insights
R$ 6 mil
Mediana: R$ 13 mil
R$ 20 mil
Ver mais insights
Estimativa de salário do Glassdoor

Plano de carreira de Technical Leader

Saiba como se tornar um Technical Leader e confira as habilidades e a formação necessárias para ter sucesso, além da remuneração esperada em cada nível de carreira.

N2
engenheiro(a) de suporte técnico
R$ 85.408/ano
N3
N4
engenheiro(a) de suporte técnico iv
Nenhum relatório de salário
N2

Média de anos de experiência

0 - 1
17%
2 - 4
50%
5 - 7
25%
8+
8%
Sem incluir anos em estudo e/ou capacitação
Ver plano de carreira

Entrevistas para Technical Leader

Perguntas frequentes sobre as funções e as responsabilidades de Technical Leader

Ao trabalhar como Technical Leader, as habilidades mais comuns de que você precisará para desempenhar seu trabalho e ter sucesso na carreira são Sistemas Operacionais, Python e Javascript.

As profissões mais parecidas com Technical Leader são:
  • suporte técnico
  • técnico(a) de help desk

Carreiras relacionadas

suporte técnico
R$ 85.000
33% de habilidades coincidentes
técnico(a) de help desk
R$ 26.973
Sem habilidades coincidentes

Vagas de Technical Leader