Perguntas de entrevista de Engenheiro De Software na Nubank Brasil | Glassdoor.com.br

Perguntas de entrevista de Engenheiro De Software na Nubank Brasil

Entrevistas em Nubank Brasil

3,2

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou 2 semanas. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

O processo é dividido em várias etapas. A primeira é aquela entrevista básica (remota) onde contam um pouco da empresa e você fala de si, suas experiências e porque quer trabalhar ali. Eles também aproveitam para te contar como será o processo todo e te passam um desafio técnico que deve ser resolvido em uma linguagem funcional no prazo de duas semanas. Depois disso, é a entrevista presencial, onde você basicamente apresenta a sua solução da fase anterior e explica suas decisões de projeto. Por último, você passa um dia comum na empresa com a sua possível futura equipe, ou algo assim.
Apesar de a comunicação ser clara, eu tive uma experiência bem negativa com o processo. No meu caso, aprendi a linguagem funcional e resolvi o teste em 1 semana. Pouco depois, agendamos a entrevista presencial. Expliquei ao entrevistador os detalhes do meu código, provavelmente para ele se certificar que não paguei ninguém para responder o teste por mim. Eventualmente, ele fazia perguntas ou críticas construtivas, mostrando novas abordagens e explicando as convenções que eles usam. Mas, em todos os casos, ele sempre acrescentava que isso era a forma convencional, que não esperavam que alguém que recém aprendeu a linguagem já soubesse isso ou que havia tempo para pegar essas manhas. Também frisou várias vezes: "mas não se preocupe, isso não vai impactar na sua avaliação".
Dois dias depois, recebo a resposta. Reprovado! O motivo? Os exatos mesmos que o entrevistador disse que não iam impactar na minha avaliação. A pior parte é que esses motivos eram estritamente ligados ao código, não era uma questão de plágio, déficit teórico ou algo que só pudesse ser detectado ao vivo. Dado que um time de desenvolvimento já havia analisado meu código previamente (o entrevistador me contou), concluí que já havia sido reprovado antes mesmo de chegar para a tal entrevista. Afinal de contas, nada que eu dissesse pessoalmente poderia fazer o entrevistador mudar de ideia quanto ao meu código. Não consegui tirar da cabeça que o entrevistador já sabia de tudo e, ironicamente, não mentiu quando disse que nada ia impactar o meu resultado já definido. Não podiam me mandar o e-mail de reprovação, apenas? Fiquei pensando se isso acontece com todos ou se só eu fui feito de palhaço, gastando meu tempo e dinheiro numa excursão ao Nubank a troco de nada.
No final da entrevista, ele ainda me conduziu por uma visita guiada. Pensando em retrospectiva, deve ser uma tática para deixar os candidatos maravilhados com a empresa. Principalmente porque no e-mail de rejeição dizia para não desistir e tentar de novo futuramente. Hum... acho que não.

• Já trabalhou com Haskell, Scala, Clojure ou outra linguagem funcional?   1 resposta

Outras avaliações de entrevista para Nubank Brasil

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou mais de 3 meses. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

Passei por uma experiencia parecida com a de um relato postado aqui, processo seletivo bem longo, da a impressão de deixar o candidato um pouco de lado ao longo do processo. A etapa de pair-programming não ficou muito clara como ocorreria tendo em vista que cada empresa faz pareamento de uma forma na contratação. Não ficou claro se passarariam um exercicicio pra ser resolvido na hora, se seria um pair programming com os membros do time, e se seria necessário levar seu notebook tendo em vista que se for pra desenvolver uma feature completa no caso do clojure, o ambiente de desenvolvimento habitual do candidato é primordial. Em fim a empresa parece ser legal, e o processo seletivo antes do estagio final é interessante, mas a etapa final de pair programming me pareceu confusa e o feedback final bem genérico. Tenho certeza que já perderam a oportunidade de ter excelentes devs no time por causa de erros simples de se corrigir nesta etapa.

• O que sabe a respeito de programação funcional ?   1 resposta

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou mais de 2 meses. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

O processo é composto de 4 etapas: uma entrevista por hangouts, um exercício, uma conversa sobre o exercício e um pareamento em cima do exercício. O exercício é um projeto para ser desenvolvido em uma linguagem funcional. Pude estudar durante duas semanas antes de receber o enunciado, e durante todo o processo pude conversar com engenheiros de lá, recebendo ajuda sempre que solicitei. Aprendi muito durante o processo, e não me senti intimidada em nenhum momento. Recebi feedbacks sobre o código que enviei, o que foi bem legal. O único problema com o processo é o tempo que leva, já que o exercício é relativamente grande e precisei estudar programação funcional e clojure antes de fazer o exercício (levou em torno de 2 meses entre eu me inscrever na vaga e ser contratada). Mas valeu muito a pena!

• Como você se mantém atualizada sobre as novas tecnologias?   1 resposta

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou 3 semanas. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

O processo foi bastante interessante. Fui entrevistado por um engenheiro de software sênior da Nubank que apresentou os processos da empresa e perguntou sobre o meu passado profissional e acadêmico, além das minhas pretensões em se candidatar a esta vaga na Nubank. Após isso, um desafio de desenvolvimento de um pequeno software a ser desenvolvidos em duas semanas foi apresentado para ser realizado em Clojure, Elixir, Scala ou linguagens correlatas.

• Qual é o seu nível de interesse em linguagens funcionais.   1 resposta

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou mais de 2 semanas. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

O processo seletivo foi por etapas: Envio de currículo, screening por video call e posteriormente uma entrevista presencial na empresa.

O foco da entrevista presencial é mais direcionado a filtrar candidatos que se encaixam na cultura da empresa, e em segundo plano as qualidades técnicas. Essa etapa é uma maneira de observar a empresa e as pessoas que trabalham nela, que por sinal são em sua maioria jovens e com disposição.

Eventuais despesas para participar do processo foram pagas pela empresa, o que é um ponto positivo.

• Não houve perguntas difíceis. A intenção é observar como o candidato se comporta socialmente e como ele irá manter a estrutura cultural da empresa.   1 resposta

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me pessoalmente. O processo levou mais de 4 semanas. Fui entrevistado na Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo).

Foi um processo de seleção extenso. Contudo, foi um processo justo, onde eu tive a oportunidade de expor meus pensamentos e demonstrar como eu gosto de trabalhar.

• Foi realizado uma sabatina de perguntas sobre o projeto que eu havia submetido.   Responder à pergunta

Recebi uma oferta e pedi um valor acima da oferta inicial e acataram o que eu pedi.

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou uma semana. Fui entrevistado pela Nubank Brasil (São Paulo, São Paulo) em setembro de 2019.

Meu contato com a área de people se limitou a troca de dois e-mails.
    A entrevista online contava apenas com um engenheiro de software que claramente não queria estar me entrevistando e passou o tempo inteiro com ar de deboche e superioridade.

Após as perguntas descritas abaixo, me questionou sobre minhas dúvidas quanto a empresa (As quais não respondeu claramente nenhuma e nem me deu abertura novo questionamento sobre a questão)

Por fim, começou a me explicar sobre como eu poderia me inscrever novamente em 6 meses e que era normal não passar de primeira, deixando claro que a decisão já havia sido tomada, provavelmente antes mesmo da entrevista.

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou 5 dias. Fui entrevistado pela Nubank Brasil em agosto de 2019.

O processo foi em sua maioria feito online, através de um teste sobre a área, e dependendo de como a pessoa ia no teste, se for condizente com as necessidades da vaga o processo era continuado com o convite a 2 dias em um evento, e uma entrevista presencial

Entrevista para Engenheiro De Software

Candidatei-me online. O processo levou uma semana. Fui entrevistado na Nubank Brasil.

Me candidatei online. Depois participei de uma entrevista remota com dois entrevistadores. Minha experiência nessa etapa foi bem negativa. Um dos entrevistadores demostrava estar completamente desinteressado na entrevista e que estava ali só por obrigação. Não fizeram quase nenhuma pergunta e as que fizeram eram bem genéricas. Também não fizeram questão de me apresentar a empresa, mas deixaram espaço para que eu perguntasse o que queria saber sobre a companhia.