Perguntas de entrevista de Desenvolvedor Python na Olist | Glassdoor.com.br

Perguntas de entrevista de Desenvolvedor Python na Olist

Entrevistas em Olist

3,1

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me por meio de um recrutador. O processo levou mais de uma semana. Fui entrevistado pela Olist em junho de 2020.

Foram 3 entrevistas no total, uma com o RH, uma técnica e outra com diretores. Além disso, houve um teste prático com algumas questões muito bem feitas. As três entrevistas foram muito descontraídas e foram muito mais focadas no perfil e no comportamento do candidato do que na bagagem técnica ou em especificidades do cargo. A entrevista técnica em especial me surpreendeu e inverteu as experiências anteriores que tive. Em vez de perguntas vazias sobre um framework ou biblioteca, as perguntas sempre direcionavam para a minha forma de raciocínio e meu comportamento profissional. Obviamente, sem deixar de dar o devido valor à capacidade técnica, eles deixaram claro que vários aspectos - além do fato da minha resposta estar correta ou não - estavam sendo avaliados, e isso me deixou muito mais tranquilo pra responder com firmeza às perguntas.

• Se eu perguntasse para seu atual chefe como é trabalhar com você, o que ele diria?   Responder à pergunta

Outras avaliações de entrevista para Olist

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me online. O processo levou uma semana. Fui entrevistado pela Olist em maio de 2020.

Um processo longo com várias etapas bem claras e coesas. Primeiro contato no linkedin, uma ligação com poucas perguntas bem rápidas. Uma entrevista com RH por vídeo chamada com as perguntas habituais. Tarefas técnicas. Entrevista com equipe técnica. Última entrevista com o gerente da área onde será alocado.

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me de outra forma. O processo levou 8 semanas. Fui entrevistado pela Olist em julho de 2019.

Processo longo, composto por 5 entrevistas, e um teste de desenvolvimento que também pode ser um pouco demorado para desenvolver.

Ao todo devo ter gasto mais de 15 horas, focado exclusivamente no processo e no teste.

Durante o processo, fiquei com um sentimento de desorganização. O RH parecia perdido, tive que enviar e-mail perguntando a situação várias vezes, porque eventualmente os contatos só paravam de acontecer.

Na quinta e última entrevista, me falaram que iriam me dar um retorno em dois dias.

Mas depois de todo o tempo investido nessas 5 entrevistas, não recebi nenhum retorno sobre a candidatura. Nem e-mail falando não rolou, nem feedback, nem nada.

Depois de 2 meses sem resposta, enviei uma mensagem ao gerente que tinha me convidado para participar do processo perguntando sobre o resultado, se teria algum feedback ou algo do tipo. Ele disse que iria ver com o pessoal e me enviar assim dentro de alguns dias. E nisso já se passou dois meses sem esse retorno.

Me senti bem desrespeitado em investir esse tempo todo para não ter nenhum feedback. Nem mesmo um e-mail falando que não ia rolar. Uma atitude que já seria ruim para outras empresas, mas que senti como algo muito pior devido a todo o tempo demandado no processo seletivo, tempo este que poderia ter sido usado fazendo processo de outras empresas.

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me por meio de um recrutador. Fui entrevistado na Olist.

Conversei durante todo o processo uma menina de um RH terceirizado pela Olist, ela entrou em contato comigo pelo LinkedIn, me passou o desafio técnico que não tinha um prazo estabelecido, entreguei o desafio em 15 dias e depois não obtive nenhum feedback sobre o desafio feito. A menina do RH apenas disse que a Olist não retornou a ela sobre o desafio feito.

• Somente perguntas normais para saber da minha experiência na área de desenvolvimento   1 resposta

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me pessoalmente. O processo levou 4 semanas. Fui entrevistado na Olist (Rio de Janeiro).

O processo todo é explicado de antemão, e é relativamente extenso e potencialmente cansativo. Eles pedem a submissão de um teste - não obrigatório, mas recomendado - antes de fazer qualquer entrevista além da inicial de triagem com o RH. O processo inicial é lento por causa do tempo de avaliação das submissões, eu esperei de 2-3 semanas e fui rejeitado no teste submetido mesmo. O problema é que a Olist não está focada em procurar _programadores_, e sim quem entende de framework X e Y. Rejeitaram o meu teste por coisas que seriam resolvidas em um único PR depois de um round de feedback, e apenas uma das críticas foi válida, apesar de também ser de resolução simples e, na minha opinião, não ser justificativa para eliminação. Todo o resto: arquitetura do código, completude do desafio, atenção aos detalhes, clareza e cobertura de testes, documentação, as coisas que pesam mais, foram desconsideradas.

• Não cheguei a uma fase em que me seriam feitas perguntas. O teste técnico envolvia criar uma API que receberia registros de telefone e criaria uma conta mensal com os custos de cada ligação.   1 resposta

Entrevista para Desenvolvedor Python

Candidatei-me online. O processo levou 3 semanas. Fui entrevistado na Olist.

O processo em si é relativamente extenso, você recebe uma ligação de alguém do RH pra fazer algumas perguntas básicas, e é esperado que você faça um teste na forma de um projeto antes de qualquer entrevista interessante. Aprovado o teste, há ainda alguns rounds de entrevistas e uma parte de pair programming. Eu fui rejeitado no teste de projeto, eles deram feedback nos pontos que me desclassificaram, mas o problema é que apenas um daqueles pontos era uma crítica relevante, e ainda assim era algo que poderia ser resolvido em um PR ou com uma conversa. Os demais eram "nitpick". Nenhum dos pontos negativos corresponde à minha estrutura de código, qualidade de testes, clareza de código ou completude do desafio.

Em resumo, na minha opinião a avaliação usou de critérios baratos de eliminação: aderência à frameworks (o avaliador deveria questionar mais se o candidato demonstrou boas habilidades de programação) e problemas tão tangenciais ou pequenos que poderiam ser literalmente resolvidos em um único commit após uma rodada de feedback (que é roteiro padrão no desenvolvimento, vale salientar).

Funcionário confidencial em Curitiba

Candidatei-me online. O processo levou 3 semanas. Fui entrevistado pela Olist (Curitiba) em setembro de 2018.

There are 5 steps to this interview:
    1 - HR basic interview, to check if as a person, you'd be a good addition to the team
    2 - A coding test, with a week to create a mini project
    3 - An interview about the test you just made, with more technical questions
    4 - A Code Dojo with one of the developers, solving a programming problem
    5 - Interview with the CEO

• Imagine the hypothetical situation: Two years from now, you decide to leave our company. Why did you leave, and whose fault was it?   Responder à pergunta