Perguntas de entrevista de vaga de UX Writer Pleno da empresa banQi

Entrevistas da empresa banQi

3.0
Médio
DifícilMédioFácil

Entrevistas para as principais vagas da empresa banQi

banQi

Candidato sigiloso de entrevista em São Paulo, São Paulo

Candidatei-me por meio de um recrutador. O processo levou 2 semanas. Fui entrevistado pela banQi (São Paulo, São Paulo) em Mar 2022

O contato comigo foi feito pela recrutadora, que encontrou meu contato, mas não me disse por que canal. Na primeira entrevista ela me explicou bastante sobre a empresa e seu posicionamento de marca. Logo nessa primeira entrevista ela me passou um desafio prático e marcou uma call com as pessoas do time para 4 dias depois, me solicitando enviar o desafio 1 dia antes. O desafio dava um contexto de forma super resumida sobre uma empresa fictícia e solicitava que fossem feitas alterações em telas pré projetadas, um e-mail marketing e 3 perguntas de FAQ. Lá eles explicavam que o objetivo era entender a consistência da minha escrita. As próximas entrevistas aconteceram com uma UX Writer Sênior e a Design Lead do time. Perguntaram sobre minha experiência profissional, o motivo de eu ter escolhido essa carreira e também solicitaram que eu explicasse o teste. Não me deram nenhum feedback. Numa próxima call, mais curta, abriram espaço para perguntar sobre o time e a empresa. Busquei fazer perguntas técnicas da área e de relacionamento do time. As respostas foram generalistas. Para lidar com isso, escolhi explicar a motivação das perguntas, que era de entender a integração do time e que tipos de processos já estavam estabelecidos ou que poderiam precisar da minha colaboração. Isso faz com que o candidato torne-se preparado para o que é necessário no dia a dia caso a vaga seja fechada. A próxima etapa foi com duas pessoas de design, também em cargos de gestão. Os dois me fizeram perguntas muito parecidas com as anteriores, inclusive uma pergunta que pedia como eu lidava com "colaboração". Achei essa pergunta MUITO estranha, pelo menos do meu ponto de vista é difícil trabalhar com design sem colaboração. Não ficou claro o objetivo dessa pergunta. Também me foi perguntado o motivo de eu deixar minha empresa atual por eles e qual o valor de um writer para o time de UX. Resumindo a minha impressão sobre a empresa e o processo: - O desafio com 3 dias acabou sendo prejudicial pro meu dia a dia. Ele se tornou relativamente extenso porque como as coisas não vinham definidas da empresa (tom e voz, público, posicionamento, dicionário controlado), eu precisei fazer todo esse processo antes de conseguir resolver as questões. Como trabalho e faço pós graduação, precisei fazer o exercício de madrugada e não consegui fazer revisão, o que provavelmente afetou a qualidade. No meu atual emprego, me deram a opção de escolher quando receber o desafio, assim os dias correriam a partir do dia em que eu solicitei. Esse modelo possibilita que os candidatos adaptem em sua rotina. A banQi chegou a me perguntar sobre o que eu achei do desafio, mas não me senti à vontade para falar sobre esses pontos, principalmente porque as duas últimas pessoas me questionaram como eu poderia definir coisas do tipo sendo que no dia a dia precisa ser rápido. Entendi isso como um choque de expectativa x comunicação da parte deles. Até porque, como respondi, no dia a dia nós estamos contextualizados sobre a tarefa, a empresa e as diretrizes. Sugestão: Façam um teste focado no que vocês desejam ver/saber. - Não recebi feedbacks. Durante o processo, não sei se discordaram de algo, não tive espaço pra discordar e conversar sobre. A resposta final foi feita através de um e-mail automático, sem absolutamente nenhum comentário sobre as 2 semanas de entrevistas. Solicitei pessoalmente o feedback para a recrutadora, mas ela me ignorou. Ou seja, o processo inteiro sem saber o que está acontecendo. Sugestão: apontem suas dúvidas, questões e discordâncias. Ótima maneira de tirar impressões errôneas. Impressão final: a empresa parece boa, principalmente pelos nomes que trabalham lá. São pessoas experientes e provavelmente vão agregar sobre a visão de produto na carreira das pessoas que fecharem com eles. Mas, não há feedback. Toda essa esfera indiferente me passou a impressão de que não há muito espaço dentro da empresa para discutir melhorias, tanto no processo, quanto no relacionamento do time. Apesar de a recrutadora ter reforçado muito o posicionamento de marca durante a entrevista, que seria de inclusão e acesso. A empresa também não possui processos pré estabelecidos e nem diretrizes determinadas, pelo menos não finalizadas. Senti que há demandas demais pra que isso se torne prioridade e, por enquanto, parece não haver um time dedicado (como design ops, por exemplo). Obviamente, gostaria de ter recebido feedback para que isso possa se refletir na minha comunicação com próximas empresas. E gostaria de ter dado esse feedback aqui diretamente para a pessoa responsável pela minha jornada de entrevista, assim poderia ser repassada para o time. A dificuldade da entrevista tá na total falta de interesse das pessoas orientarem a motivação das perguntas.

• Como você trabalha com colaboração? Por que você quis mudar de área? Por que você deixaria sua atual empresa pela banQi?

Carreiras populares entre os candidatos da empresa banQi

Trabalha na empresa banQi? Compartilhe sua experiência

banQi logo