Os dados que colocam o Brasil na quinta posição entre os maiores geradores globais de resíduos eletrônicos mostram que a economia circular não é mais uma opção, mas uma condição essencial para o futuro do planeta. O Manifesto Para a Transição Circular, elaborado recentemente pela Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), traz alguns tópicos pertinentes para todas as empresas que reconhecem a necessidade de um modelo de negócios que garanta o desenvolvimento sustentável: - É preciso enxergar a economia circular não como um ativo de marketing, mas como uma prioridade entre as discussões internas das empresas, do chão de fábrica à presidência. - Trata-se de um modelo sistêmico que transforma fornecedores em cocriadores de soluções positivas para o mercado e a sociedade. - A economia circular deve ser parte de uma agenda estratégica nacional para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuir com a economia de baixo carbono, rumo à neutralidade climática em linha com as melhores práticas globais.
Além de trazer um novo olhar para a agenda de resíduos sólidos no Brasil, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), decretado em abril, está impulsionando o setor de negócios de impacto socioambiental. Um estudo recente da aceleradora Artemisia, em parceria com a Gerdau (veja aqui: https://bit.ly/3Rg9hTw), mapeou 13 oportunidades no mercado de reciclagem, e explica por que apostar nesses nichos e quais são as possíveis soluções que cada um pode oferecer. Para saber quais são essas possíveis soluções, acesse o link abaixo:
No MusaCast da última quinta-feira (7), conversamos com Luciano Corrêa da Fonseca, sócio e co-CEO da Carbonext, empresa parceira que faz a compensação de carbono da Musa, tornando nosso serviço carbono zero. Durante a pandemia, Luciano deixou a carreira no mercado financeiro e se associou à irmã, a engenheira florestal Janaína Dallan, sócia fundadora da Carbonext e uma entre os quatro especialistas brasileiros da ONU para Mudanças Climáticas. Em atividade há 12 anos, a empresa se especializou em projetos de geração de créditos de carbono com o objetivo de evitar o desmatamento de áreas florestais – com foco principalmente na Amazônia. Confira abaixo alguns trechos da conversa, que você pode rever na íntegra em nosso canal no Youtube. "Os créditos de carbono são gerados por meio da captura de CO2 na atmosfera ou pela emissão de gases que foi evitada. No caso da Musa, vocês ou as empresas de reciclagem geram créditos por evitar a emissões decorrentes da decomposição de resíduos.” Leia mais, acessando o link abaixo.
Nada mais justo que empresas e indústrias paguem impostos sobre suas emissões de gases de efeito estufa, certo? Pois a Dinamarca acaba de entrar para o grupo de 46 países que já contam com taxas de carbono em operação, cobrindo 22% das emissões globais. O parlamento dinamarquês aprovou o novo imposto, que será introduzido a partir de 2025. Com a nova regra, o país espera reduzir 1,3 milhão de toneladas de dióxido de carbono em 2025 e 4,3 milhões até 2030. Por aqui, estamos em uma posição nada exemplar no ranking dos maiores poluidores de gases do mundo. O Brasil é quarto país da lista, atrás apenas de Estados Unidos (1º), China (2º) e Rússia (3º). Que esse acordo histórico da Dinamarca sirva de exemplo para quem ainda não entrou para o time. Fonte: https://bit.ly/3ahN8Ul
É sempre bom ver iniciativas de impacto como a do Canadá saindo do papel. O país proibiu o plástico de uso único, medida que começa a valer a partir de dezembro deste ano. A nova regra deve eliminar cerca de 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos nos próximos dez anos. Serão pelo menos 6 itens: - Sacolas plásticas - Talheres plásticos - Canudos - Embalagens de comidas para viagem - Anéis em embalagens de bebida O mundo hoje produz cerca 400 milhões de toneladas de plástico todo ano - e o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. A decisão do Canadá é mais um passo para o despertar da consciência ambiental, que ganha ainda mais força com a oferta de novas soluções para os resíduos. É o que fazemos aqui na Musa. Acesse https://musa.co/ para conhecer nosso trabalho. #plastico #lixo #gestaoderesiduos
Nosso time está crescendo! A Musa dá as boas-vindas a Camilla Lichti, que vem assumir o cargo de CPO (Chief Product Officer). Líder reconhecida, empreendedora, mãe orgulhosa, uma profissional com vasta experiência em gestão de produtos digitais e que será fundamental para o crescimento e a expansão da Musa. Camilla, é muito bom contar com você nesta missão de garantir que todo resíduo retorne para uma cadeia produtiva de reúso e construir o futuro que queremos ter!
"Por que compramos?", "Por que jogamos fora?" "Por que produzimos?", "Por que vendemos?" São perguntas que produtores e consumidores devem se fazer todos os dias se desejam uma sociedade livre de resíduos, sempre tendo em mente o “por que?”. Essa é a filosofia do pequeno e bucólico vilarejo Kamikatsu, no Japão. Não por acaso, o projeto arquitetônico do Kamikatsu Zero Waste Center é um ponto de interrogação! “Lixo zero” é exatamente o que o nome dá a entender: grande parte do lixo que a indústria, o comércio e os habitantes da cidade produzem é reaproveitado. Hoje, o percentual de reciclagem por lá já passa dos 80%, muito além de qualquer outro lugar do mundo, e só aumenta... Leia na integra acessando o link
MusaCast #3 | Um mergulho no mercado de créditos de carbono Em breve teremos mais um MusaCast, para mergulhar no mercado de créditos de carbono, juntamente com Luciano Corrêa da Fonseca, da Carbonext, nossa parceira que emite e faz a compensação, tornando o serviço Musa carbono zero.
“Os benefícios de uma política de diversidade – real, e não apenas como retórica ou marketing – vão muito além de palavras de ordem. São concretos, e há muitos estudos que confirmam isso.” No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, Simone Lessa [ela, ella, she] Lessa, nossa head de people & culture, traz uma reflexão importante sobre o papel das empresas em tornar o mercado de trabalho mais inclusivo e diverso. Você quer impactar pessoas diariamente como Muser? Inscreva-se em nossas vagas acessando https://musa.gupy.io. #diversidade #inclusão #LGBTQIAP
Já pensou diariamente em impactar positivamente bilhões de pessoas como Muser? Inscreva-se em nossas vagas acessando: https://musa.gupy.io/ Ah! E já te contei que estamos com vagas abertas na área de Produto como PM e vagas no time de Tecnologia? 👀 Corre e acesse o link acima! 🏃♀️🏃 #VemPraMusa #vagas #oportunidades #tecnologia