Cresça profissionalmente, Gerencie sua carreira

4 dicas para você ser promovido em 2019

Finais e começos de ano são sempre marcados por reflexões sobre a vida: objetivos são revisitados e muitas vezes redefinidos. A ascensão na carreira costuma ser um item garantido na lista de metas, e a forma de alcançá-la pode variar: enquanto algumas pessoas decidem buscar oportunidades em novas empresas, outras podem focar em uma promoção.

Se você se encontra no segundo grupo, leia as nossas dicas para se destacar em 2019 – e quem sabe conseguir a desejada promoção!

1. Aceite desafios

Pode ser participar de um projeto de outra área, testar novas ideias ou colocar em prática algum plano que ninguém se dispôs a liderar. O importante é sair da sua zona de conforto e mostrar que está disposto a assumir novas responsabilidades!

Se não souber por onde começar, pense nas conversas de feedback que já teve com seu gestor e tente se lembrar de recomendações que ele lhe fez sobre pontos a serem desenvolvidos.

Como se destacar e fazer a diferença no trabalho

2. Invista na sua educação

Muito além do tempo de casa e resultados entregues, muitas empresas valorizam aspectos educacionais na hora de decidir quais profissionais devem receber oportunidades de promoção.

A educação deve ser contínua e é o melhor investimento para a sua carreira. Pensando nisso, considere iniciar logo no próximo semestre cursos relacionados à sua área ou uma pós-graduação. Isso vai mostrar para seus gestores que você se preocupa com seu aprendizado e está interessado em obter novos conhecimentos para aplicar no seu trabalho.

3. Considere criar uma nova posição

A oportunidade certa pode ser criada por ninguém menos que você. Se parece não haver espaço para uma promoção em sua área, converse com seu gestor sobre a criação de uma nova posição em seu time ou em outro setor da empresa. Mostre como esse cargo poderia ser útil para o bem da companhia e como você é o profissional certo para colocar essa ideia em prática.

Dessa forma, você mostra duas coisas: seu interesse pelo bom desempenho da companhia e sua vontade de ascender profissionalmente e assumir novas responsabilidades.

Conheça 5 habilidades dos profissionais do futuro.

4. Trabalhe o relacionamento

Pode ser complicado receber uma promoção se você não tem um bom relacionamento com sua equipe, principalmente se o caminho a ser seguido for de gestão.

Procure criar laços verdadeiros com essas pessoas, sem forçar amizades por puro networking. Seja um facilitador em sua equipe e procure auxiliar a todos em suas dificuldades, mas também não se esqueça de ser receptivo ao aceitar ajuda. Pense em formas de deixar o ambiente mais leve e tenha um olhar imparcial na hora de resolver conflitos, agindo também como um conciliador.

Essas e outras práticas o ajudarão a construir uma imagem mais positiva sobre o profissional que você é, colocando-o em destaque e facilitando promoções que estarão por vir.


O Glassdoor deseja que 2019 seja um ano de sucesso para sua carreira! Continue navegando no nosso blog para ler mais conteúdos que te ajudarão a conquistar o emprego ideal, crescer profissionalmente e construir boas relações.