Conquiste o emprego, Dicas de entrevista

Descubra o que perguntar em uma entrevista de emprego

Descubra o que perguntar em uma entrevista de emprego

Uma conversa unilateral: essa é a percepção que muitas pessoas têm sobre uma entrevista do emprego. Para elas, apenas o recrutador teria o direito de perguntar, enquanto o candidato se limita a responder aos diversos questionamentos sobre seu perfil e carreira. Mas, a realidade é que você deve saber também o que perguntar em uma entrevista de emprego.

Muitos profissionais se sentem acanhados ao fazer perguntas durante a entrevista, mesmo que sua dúvida seja fundamental para uma decisão de carreira. Mas a verdade é que muitos recrutadores esperam receber perguntas e levam em conta essa proatividade na hora de avaliar qual é a pessoa ideal para ocupar o cargo.

Isso significa que, se as respostas certas podem te fazer conseguir um emprego, as suas próprias perguntas também são suas aliadas nesse processo: questões interessantes que tentam desvendar o dia a dia em uma empresa servirão para que o recrutador entenda o seu nível de interesse na vaga. Além disso, fazer questionamentos adequados o ajudará a conduzir a conversa para um rumo estratégico que lhe favoreça.

Para te ajudar a se destacar em um processo seletivo, levantamos 5 perguntas que você definitivamente deveria fazer para um recrutador:

1. Como é a cultura da empresa?

Um profissional em sintonia com o ritmo, cultura e aspirações de uma empresa tem mais chances de ser feliz no trabalho. Mostrar interesse nesses pontos fará com que seu perfil ganhe destaque no processo seletivo, uma vez que o fit cultural é uma das principais variáveis analisadas por recrutadores.

Use a informação adquirida nessa resposta para guiar o resto da conversa, mostrando como você é o candidato ideal para aquela vaga.

2. Como é um dia típico no escritório?

Essa é outra pergunta que te ajudará a ganhar pontos enquanto lhe proporciona mais informações sobre como é trabalhar na empresa. A resposta vai lhe dar ferramentas para avaliar se aquele ambiente faz sentido para seu perfil profissional ou não. Pode ser que o recrutador diga que o escritório é agitado, as pessoas falam alto e telefones não param de tocar, indo contra suas expectativas.

Leia também: Segredos que recrutadores não contam (mas gostariam de contar)

3. Que dicas você me daria para eu me adaptar a este trabalho?

A resposta a essa pergunta pode revelar aspectos que ainda não haviam sido mencionados pelo recrutador a respeito da dinâmica daquela empresa. Você pode ser surpreendido com dicas em um tom mais pessoal que o farão entender qual é o tipo ideal de pessoa para aquela vaga, permitindo que se venda um pouco melhor durante a conversa.

4. Quais os valores que você detectou em mim que combinam com os da empresa?

Essa é uma pergunta altamente estratégica que lhe permitirá ouvir do recrutador a percepção que ele teve sobre seu perfil. Isso vai abrir espaço para que você se posicione sobre alguma impressão errônea ou reforce aquilo que é vantajoso, considerando o ambiente e a cultura daquela empresa. Use a resposta obtida como mais um guia para destacar que você é o candidato ideal!

Descubra como impressionar o recrutador em uma entrevista de emprego

5. O que você mais gosta sobre trabalhar aqui?

É muito comum perguntar aos candidatos sobre os motivos para se querer trabalhar naquela empresa, mas é possível virar o jogo e surpreender o recrutador ao questioná-lo sobre o que faz com que ele goste de trabalhar ali.

Isso vai render uma resposta mais pessoal e poderá fazer com que o recrutador crie simpatia por você – além de ser uma grande fonte de informação para puxar outros assuntos durante a conversa.

Leia também: Descubra a forma mais eficiente de conseguir uma entrevista de emprego