Cresça profissionalmente

7 plataformas com cursos gratuitos (e com certificado) para fazer durante a quarentena

Publicado por Equipe do Glassdoor

Especialistas em conselhos de carreira

March 26, 2020

Ficar sem sair de casa pode ser estressante, mas felizmente há muitos recursos disponíveis na internet para nos ajudar a ocupar o tempo. Cursos online são especialmente úteis em meio a tantas incertezas: além de permitir dar uma levantada no currículo, aprender coisas novas (sejam elas relacionadas ou não à nossa área de atuação) pode fazer muito bem para nossa saúde mental. 

Por isso, o Glassdoor reuniu a seguir 7 plataformas e instituições que estão oferecendo cursos de graça e com certificação no final! Aproveite:  

FGV 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) liberou mais de 50 cursos totalmente gratuitos e em diversas áreas do conhecimento. 

Idioma: Português e Espanhol

Cursos disponíveis: Apresentação do sistema tributário nacional, Bases conceituais dos modelos de gestão, Como organizar o orçamento familiar, Como planejar a aposentadoria, Conceitos básicos de matemática financeira, Contexto e Importância dos Recursos Humanos, Definições e objetivos da gestão de projetos, Ética Empresarial, Fundamentos da Gestão de TI, Fundamentos de Marketing e outros. 

UFRGS 

Por meio da plataforma Lúmina, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza 55 cursos online gratuitos em diversas áreas. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Introdução ao Texto Acadêmico, Desconstruindo o Racismo na Prática, Como produzir vídeos com celulares e tablets, Química Geral, O Setor de Games no Brasil, Poesia Grega, Neurociência e outros. 

Sest Senat 

A plataforma do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) liberou vários dos seus cursos de aperfeiçoamento profissional durante a quarentena. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Administração de Garagens, Administração da Frota, Administração de Pessoas, Aprendendo a Planejar as Finanças de uma Empresa, Como manter sua empregabilidade, Cidadania no Transporte de Passageiros e outros. 

Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos online gratuitos, além de e-books e até jogos, para capacitar as pessoas a montar e administrar seus próprios negócios. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Atendimento ao Cliente, Aprender a Empreender, Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Como Vender Mais e Melhor, Gestão da Inovação, Iniciando um Pequeno Grande Negócio, Internet para Pequenos Negócios, Modelo de Excelência em Gestão, Procedimentos para Exportação e outros. 

SENAI-SP 

Para ajudar as pessoas que estão em casa devido ao coronavírus, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece gratuitamente 15 cursos online, que podem ser acessados por computador ou celular. Cada curso tem entre 14h e 20h de duração e é possível obter um certificado após a conclusão. 

Idioma: Português e Espanhol

Cursos disponíveis: Economia Circular, Como empreender, Desvendando a Blockchain, Desvendando a Indústria 4.0, Lógica de Programação, Segurança no Trabalho e outros. 

Casa do Saber 

A Casa do Saber, espaço cultural que oferece cursos e eventos na área de artes, humanidades e temas contemporâneos em São Paulo, liberou seus cursos por 30 dias a partir de 18 de março. Para acessar, é preciso baixar o aplicativo Casa do Saber On Demand no celular e fazer seu cadastro. 

Idioma: Português 

Cursos disponíveis: Introdução ao Storytelling, Neurociência e Comunicação Não-Violenta, Arte Contemporânea nos Dias de Hoje, Coronavírus, O que será da Amazônia, Pensar a Democracia, Filosofia e Pensamento e outros. 

Veduca  

A plataforma oferece cursos online para o desenvolvimento pessoal e profissional, e disponibilizou alguns gratuitos durante a quarentena.  

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Coronavírus, curso produzido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; Em tempos de home office, que combina conceitos de Gestão do Tempo como priorização, ansiedade, procrastinação e motivação com conceitos de Comunicação como mundo digital, linguagens, comunicação não-violenta, storytelling entre outros; e LGBT+ Conceitos e Histórias, que oferece uma visão geral sobre questões que envolvem a sexualidade humana e a identidade de gênero. 

 

Tags:
Página inicial do blogCresça profissionalmente7 plataformas com cursos gratuitos (e com certificado) para fazer durante a quarentena