Cresça profissionalmente

7 plataformas com cursos gratuitos (e com certificado) para fazer durante a quarentena

trabalho casa 1024x450

Ficar sem sair de casa pode ser estressante, mas felizmente há muitos recursos disponíveis na internet para nos ajudar a ocupar o tempo. Cursos online são especialmente úteis em meio a tantas incertezas: além de permitir dar uma levantada no currículo, aprender coisas novas (sejam elas relacionadas ou não à nossa área de atuação) pode fazer muito bem para nossa saúde mental. 

Por isso, o Glassdoor reuniu a seguir 7 plataformas e instituições que estão oferecendo cursos de graça e com certificação no final! Aproveite:  

FGV 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) liberou mais de 50 cursos totalmente gratuitos e em diversas áreas do conhecimento. 

Idioma: Português e Espanhol

Cursos disponíveis: Apresentação do sistema tributário nacional, Bases conceituais dos modelos de gestão, Como organizar o orçamento familiar, Como planejar a aposentadoria, Conceitos básicos de matemática financeira, Contexto e Importância dos Recursos Humanos, Definições e objetivos da gestão de projetos, Ética Empresarial, Fundamentos da Gestão de TI, Fundamentos de Marketing e outros. 

UFRGS 

Por meio da plataforma Lúmina, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza 55 cursos online gratuitos em diversas áreas. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Introdução ao Texto Acadêmico, Desconstruindo o Racismo na Prática, Como produzir vídeos com celulares e tablets, Química Geral, O Setor de Games no Brasil, Poesia Grega, Neurociência e outros. 

Sest Senat 

A plataforma do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) liberou vários dos seus cursos de aperfeiçoamento profissional durante a quarentena. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Administração de Garagens, Administração da Frota, Administração de Pessoas, Aprendendo a Planejar as Finanças de uma Empresa, Como manter sua empregabilidade, Cidadania no Transporte de Passageiros e outros. 

Sebrae

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos online gratuitos, além de e-books e até jogos, para capacitar as pessoas a montar e administrar seus próprios negócios. 

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Atendimento ao Cliente, Aprender a Empreender, Boas práticas nos serviços de alimentação: gestão da segurança, Como Vender Mais e Melhor, Gestão da Inovação, Iniciando um Pequeno Grande Negócio, Internet para Pequenos Negócios, Modelo de Excelência em Gestão, Procedimentos para Exportação e outros. 

SENAI-SP 

Para ajudar as pessoas que estão em casa devido ao coronavírus, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece gratuitamente 15 cursos online, que podem ser acessados por computador ou celular. Cada curso tem entre 14h e 20h de duração e é possível obter um certificado após a conclusão. 

Idioma: Português e Espanhol

Cursos disponíveis: Economia Circular, Como empreender, Desvendando a Blockchain, Desvendando a Indústria 4.0, Lógica de Programação, Segurança no Trabalho e outros. 

Casa do Saber 

A Casa do Saber, espaço cultural que oferece cursos e eventos na área de artes, humanidades e temas contemporâneos em São Paulo, liberou seus cursos por 30 dias a partir de 18 de março. Para acessar, é preciso baixar o aplicativo Casa do Saber On Demand no celular e fazer seu cadastro. 

Idioma: Português 

Cursos disponíveis: Introdução ao Storytelling, Neurociência e Comunicação Não-Violenta, Arte Contemporânea nos Dias de Hoje, Coronavírus, O que será da Amazônia, Pensar a Democracia, Filosofia e Pensamento e outros. 

Veduca  

A plataforma oferece cursos online para o desenvolvimento pessoal e profissional, e disponibilizou alguns gratuitos durante a quarentena.  

Idioma: Português

Cursos disponíveis: Coronavírus, curso produzido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; Em tempos de home office, que combina conceitos de Gestão do Tempo como priorização, ansiedade, procrastinação e motivação com conceitos de Comunicação como mundo digital, linguagens, comunicação não-violenta, storytelling entre outros; e LGBT+ Conceitos e Histórias, que oferece uma visão geral sobre questões que envolvem a sexualidade humana e a identidade de gênero.