Você está 96% certo de que está preparado para agendar uma reunião com o seu chefe para pedir um aumento ou está perto de finalizar um processo seletivo e a oferta de emprego já está à vista? Se você é uma pessoa normal, provavelmente já disse o que não deveria em algum momento e, em uma situação como essa, os seus pensamentos ficam todos concentrados em não estragar tudo. Mesmo.
Não importa quantas vezes você tenha repassado o que pretende dizer na hora de negociar um salário: sempre existe um risco da situação não seguir o roteiro ideal. Então, ao invés de entrar em pânico, é melhor se preparar - de verdade.
Josh Doody, autor do livro “Fearless Salary Negotiation” (Negociação de Salário Sem Medo, em tradução livre) tem uma dica: “uma negociação de salário é uma colaboração e um ingrediente chave para uma colaboração bem-sucedida é uma boa comunicação”, diz Doody. “É importante ser bem claro sobre o que quer comunicar para evitar ambiguidade, o que pode complicar as coisas e atrasar o processo de negociação.”
Ao invés de simplesmente compartilhar o que você deve dizer, conheça os potenciais pontos de perigo que devem ser evitados enquanto você se esforça para conseguir o salário que merece.
Confira 6 coisas que você nunca deve dizer em uma negociação de salário:
- “Atualmente”
- “Desejado”
- “Desculpa”
- “Não” ou palavras negativas
- “Mais”
- “Eu quero” ou “eu preciso”