Conquiste o emprego

Como as habilidades transferíveis podem ajudar em uma mudança de carreira

habilidades transferiveis

Com tantas empresas sendo impactadas negativamente pela pandemia global de coronavírus, muitos profissionais estão buscando um novo emprego. Dependendo do setor em que atuam, pode ser que alguns tenham de enfrentar uma mudança não apenas de empresa, mas de carreira. 

Se esse for o seu caso, sabemos que encarar uma nova profissão pode ser assustador. Mas as chamadas “habilidades transferíveis” podem compensar a falta de experiência e garantir uma transição bem menos complicada. 

Entenda a seguir o que são exatamente essas habilidades e como elas podem ajudar você a alavancar uma nova carreira. 

O que são habilidades transferíveis? 

Em termos simples, habilidades transferíveis são aquelas que podem ser aplicadas em diferentes funções. Eles são frequentemente habilidades sociais — ou seja, atributos que você desenvolveu ao longo do tempo por meio de relacionamentos pessoais, trabalho ou hobbies. Mas também podem ser habilidades mais técnicas, adquiridas por meio de educação e treinamento — como escrita, por exemplo. 

Embora dependa da função a ser exercida, algumas das principais habilidades transferíveis que o ajudarão a se destacar são: 

Comunicação

Demonstrar em uma entrevista que você tem boas habilidades em comunicação escrita e oral fará com que ganhe muitos pontos com o recrutador. As empresas sempre valorizam pessoas confiantes e que sabem se expressar claramente, seja com colegas ou clientes. Agora que estamos em um período prolongado de trabalho remoto, as habilidades de comunicação são especialmente vitais.

Trabalho em equipe

Ao contratar novos funcionários, as empresas procuram pessoas que irão funcionar bem com a equipe já existente. Portanto, os entrevistadores irão procurar sinais de que você é capaz de trabalhar bem com outras pessoas, possui boas habilidades de comunicação e mostra empatia pelos outros. 

Organização

O cumprimento dos prazos é imprescindível para o sucesso de uma empresa, pois significa que os clientes estão recebendo seus bens ou serviços dentro do prazo — o que, por sua vez, mantém o fluxo de caixa em equilíbrio. Os recrutadores ficarão impressionados com as pessoas que puderem mostrar que são capazes de organizar seu horário de trabalho, lidar com problemas inesperados rapidamente e trabalhar de forma eficiente com os outros — ainda mais em tempos de home office. 

Habilidade de ouvir

A habilidade de ouvir envolve mais do que simplesmente escutar o que está sendo dito: é sobre ser capaz de compreender e interpretar corretamente a mensagem recebida e concluir com êxito a tarefa que lhe foi designada. Para um empregador, contratar pessoas com essa habilidade significa menos erros, o que aumenta a produtividade e a inovação. O recrutador poderá avaliar isso em uma entrevista ao verificar se as respostas do candidato realmente correspondem às perguntas feitas. 

Liderança

Engana-se quem pensa que essa habilidade só é buscada em pessoas que se candidatam a empregos gerenciais. A liderança é uma habilidade que as empresas procuram em todos os funcionários, independentemente do seu nível de senioridade. Elas querem ter a certeza de que, quando chegar a hora, você estará confiante em avançar e assumir o comando, seja para resolver um problema, seja para garantir que um projeto permaneça no caminho certo. 

LEIA TAMBÉM: