Encontre o emprego, Melhores empresas

Como é estagiar na B3, uma das melhores empresas para estagiários no Brasil

A importância que a B3 dá para a diversidade, para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e para o desenvolvimento dos seus estagiários desde o processo seletivo certamente ajuda a explicar por que os estudantes gostam tanto de trabalhar ali. A empresa é vice-campeã do ranking do Glassdoor com as melhores empresas para estagiar no Brasil. 

A classificação se baseia na nota geral que as companhias receberam de seus estagiários baseados no Brasil entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. A B3 obteve nota 4,7 de uma pontuação máxima de 5 e ficou atrás da primeira colocada, a SAP, por alguns décimos. 

Leia a seguir a entrevista que fizemos com Rebeca Andreosi, Superintendente de Desenvolvimento e Carreira da B3, e saiba mais sobre o programa de estágio da empresa. 

Leia também: As 25 melhores empresas para estagiar do Brasil

Parabéns por estar na lista! A que você atribui as boas avaliações que a empresa recebeu dos seus estagiários na plataforma Glassdoor? 

A transformação cultural que estamos vivendo na empresa, nosso olhar para a diversidade e nossa preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são atributos que nossos estagiários destacam com frequência (inclusive nas nossas avaliações no Glassdoor) como os pontos fortes de iniciar a carreira por aqui. Também acreditamos que estar no centro dos mercados financeiro e de capitais e a constante busca da B3 em criar oportunidades de desenvolvimento geram aprendizados únicos. Além disso, nossa localização contribui para transformar a B3 em um ambiente excelente para se trabalhar – em especial quando se é estagiário.

Como funciona o programa de estágio da B3? 

O programa é pautado na metodologia de desenvolvimento 70|20|10, que também é o posicionamento de toda a B3. Dentro dessa metodologia criamos um programa que desenvolve o profissional através de treinamentos formais em 10% do tempo, trocas e interações em 20% do tempo e atividades práticas (mão na massa) nos outros 70%.

No primeiro dia na empresa o estagiário passa por todo o processo de onboarding para um banho de loja sobre os principais produtos da B3 na parte da manhã. Na parte da tarde apresentamos o Plano de Desenvolvimento dos Estagiários e mostramos como funcionará o seu desenvolvimento de carreira durante seu período na B3. 

Nos primeiros 30 dias, ainda em processo de onboarding, o estagiário tem contato com os treinamentos obrigatórios, visita a associação profissionalizante da B3 e é convidado para participar da palestra sobre os negócios em que a B3 atua e o mercado em geral. 

Nos primeiros 60 dias de B3, o estagiário passa pelo programa “Encontro dos estagiários”. Sempre com um tema definido, o encontro discute práticas de desenvolvimento relacionadas a ele e, no final, conta com um líder convidado para contar sua trajetória e responder perguntas. 

Ao final dos 90 dias na B3, o estagiário tem a oportunidade de participar do “Projeto dos Estagiários”, inscrevendo um projeto de melhoria de processos na sua área. Para a estruturação e realização do projeto, ele conta com o apoio da equipe de melhoria contínua da empresa e depois apresenta sua proposta a uma banca avaliadora. Se aprovado e implementado, o estagiário recebe reconhecimentos e milhas para trocar por cursos presenciais ou online.

Transversalmente ao período de contrato do estagiário, diversos treinamentos e oportunidades de desenvolvimento são oferecidos. Além disso, oferecemos benefícios competitivos com o mercado, como vale-alimentação, vale-refeição, assistência médica, day off de aniversário, massagem express e ginástica laboral, entre outros. 

Os estagiários costumam ser efetivados na empresa? 

Após 9 meses, o estagiário pode se candidatar a vagas internas disponíveis na intranet. Caso não exista possibilidade de efetivação na área onde está alocado, buscamos ativamente possibilidades em outros times. Nossa taxa de efetivação em 2019 foi de quase 50%.

Quantas vezes por ano a empresa abre inscrições para o programa de estágio? Há inscrições abertas neste momento? 

Nossa estratégia para cargos de entrada está fortemente focada no programa de estágio, portanto, nosso processo seletivo para estagiários acontece ao longo de todo o ano, de maneira contínua. Isto significa que, assim que surge uma vaga, publicamos em nossa Página de Carreiras, tornando o processo mais ágil e eficaz. 

Quais são as principais características do seu processo seletivo para estagiários?

O processo seletivo da B3 tem como foco o aprendizado do candidato: ele conhecerá um pouco mais sobre o nosso negócio, nossa cultura e áreas de atuação. Com isso, poderá ampliar o seu conhecimento e tomar uma decisão mais consciente sobre sua carreira.

Além disso, também temos um programa de relacionamento com universitários que contempla palestras, workshops e conteúdos que têm como objetivo acelerar o desenvolvimento desses jovens, bem como aproximá-los do mercado financeiro e de capitais. 

Que dicas você daria para os estudantes que querem estagiar na B3?

Aqui valorizamos muito o protagonismo dos candidatos e funcionários, em todos os níveis. Para universitários, isso acontece em atividades extracurriculares, projetos pessoais e vivências acadêmicas que vão além da grade de disciplinas regular. 

Não fazemos nada sozinhos, portanto, construir resultados em equipe é altamente desejável. Queremos jovens que gostem de interagir com pessoas diversas, respeitando e incluindo as diferenças, para alcançarmos soluções cada vez mais completas e inovadoras.