Uncategorized

Cultura da empresa pesa mais do que salário para brasileiros

Cultura da empresa pesa mais do que salário para brasileiros

Qual o principal fator que guia a satisfação de um profissional no trabalho? Muitos dizem que o salário e os benefícios são a grande fonte de felicidade. Entretanto, uma pesquisa exclusiva do Glassdoor revela que o cenário é diferente

Para medir o sentimento dos profissionais brasileiros em relação à cultura, missão e valores das empresas em que trabalham, o Glassdoor consultou quase 1.500 pessoas empregadas atualmente. O que foi descoberto é que esses fatores são cruciais para a permanência no emprego, ficando acima da questão salarial.

O brasileiro não considera apenas a cultura, missão e valores de uma companhia para decidir continuar trabalhando em algum lugar. Os dados também revelam que 81% dos profissionais dizem levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de candidatar a uma vaga, e 61% consideram a cultura do local de trabalho mais importante do que o salário quando se trata de satisfação na vida profissional.

O salário é importante, mas existem outras questões em jogo

O salário ainda é um dos grandes balizadores de decisões, seja para entrar em um novo emprego ou para continuar com o empregador atual. Mas, a relação com o trabalho passou por diversas transformações durante o tempo. O que era apenas um compromisso de 8 horas por dia, agora cria laços afetuosos e é uma peça fundamental para a dinâmica da vida social.

É neste contexto que questões além do salário surgem. Para os profissionais brasileiros, não basta apenas ganhar bem. Seu trabalho deve estar conectado com seu caráter pessoal, mostrando como a missão, cultura e valores se tornaram fundamentais em cada decisão profissional.

“Está claro que os profissionais estão buscando experiências de trabalho mais significativas. Eles querem ser pagos de forma justa, mas também querem trabalhar para uma empresa cujos valores se alinham com os seus e cuja missão eles podem apoiar plenamente”, afirma Christian Sutherland-Wong, presidente e COO do Glassdoor.

O que atrai e mantém os profissionais brasileiros nas empresas

Tanto a missão quanto a cultura da empresa foram apontadas como fatores fundamentais para que os profissionais brasileiros permaneçam em um emprego, tendo a missão um peso levemente maior (69% contra 63%, respectivamente). Por outro lado, 61% dos profissionais disseram que buscariam outro trabalho caso a cultura da sua empresa atual se deteriorasse. 

Esses fatores também são importantes no momento de se candidatar a uma vaga: 81% que disseram levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar e 77% consideram a cultura. Além disso, 65% afirmaram que não se candidatariam a uma empresa cujos valores não estivessem alinhados aos seus. Para 94% dos profissionais brasileiros, as empresas precisam ter missão e propósito claros. 

METODOLOGIA

A pesquisa foi conduzida online com 1.456 usuários do Brasil da plataforma Love Mondays, hoje Glassdoor, entre os dias 19 e 24 de junho de 2019. Os respondentes tinham entre 18 e 60 anos e estavam empregados no momento da pesquisa.