Gerencie sua carreira, Produtividade

Gosta de trabalhar tarde da noite? Veja por que sua produtividade é maior nesse horário

Gosta de trabalhar tarde da noite? Veja por que sua produtividade é maior nesse horário

Muito se fala sobre as habilidades e competências de quem acorda muito cedo, principalmente com a tendência do 5AM Club crescendo no Brasil. No entanto, a realidade pode ser outra para pessoas que preferem trabalhar em períodos noturnos.

Estudos mostram que quem prefere trabalhar tarde da noite já nasceu dessa forma, sendo categorizado como pertencente ao “lado B da sociedade”. Informações de um portal que discute sobre a produtividade noturna, típica das pessoas do tipo B, revelam que o ritmo daqueles que preferem seguir esse hábito é diferente, envolvendo características biológicas como a temperatura corporal, por exemplo.

Além de questões que podem estar relacionadas à própria biologia do corpo humano, existem fatores extras que justificam a produtividade à noite. Confira:

Mais foco e concentração

Tudo fica mais calmo quando a maioria das pessoas começam a dormir e o silêncio da madrugada começa a pairar, encerrando barulhos que podem ser interferências para a concentração. Durante a noite, você dificilmente irá receber uma série de emails, textos e telefonemas, melhorando o seu foco com o trabalho a ser realizado.

Flexibilidade em diferentes horários

Mesmo que parte do seu dia seja utilizado para cumprir horas de sono, um dos benefícios de começar a jornada de trabalho tarde da noite é ter tempo livre em períodos que não são usais, como dentro do horário comercial, por exemplo. A vantagem é que você pode realizar diferentes atividades durante esse momento, evitando filas e enfrentando um transporte público mais tranquilo, possuindo muito mais flexibilidade em sua rotina.

Sincronia com seu “relógio biológico”

O fator mais importante, mas somente válido para aqueles que realmente possuem hábitos noturnos de maneira totalmente expontânea, tal qual defendido por aqueles que dizem fazer parte da “sociedade B”, se encontra na sincronia com as demandas de seu próprio corpo, seguindo seu relógio biológico e o ritmo natural de seu corpo.