Gerencie sua carreira, Qualidade de vida

O que fazer se você não curtiu o novo emprego?

Começar em um novo emprego é sempre uma experiência que causa borboletas no estômago. As expectativas são altas, você está pronto para uma nova jornada e ansioso para descobrir como vai se sair. Porém, as coisas nem sempre saem como planejado.

Nos primeiros dias ou meses tudo parece estar indo às mil maravilhas, mas aos poucos, você vai percebendo que o novo emprego pode não ser o que você tinha idealizado. Talvez o modelo de negócio não te agrade tanto assim, as pessoas não sejam assim tão amigáveis ou você simplesmente não se adaptou bem à nova rotina. Então, você decide sair – mas não tem total certeza de que isso não vai afetar sua reputação no mercado de trabalho e impactar uma nova contratação.

Se esse for o seu caso, temos algumas dicas úteis para você! Confira:

  1. Pense bem

A verdade é que, cedo ou tarde, nos deparamos com problemas e frustrações em todo lugar, inclusive no trabalho. Ser feliz no trabalho não significa encontrar a empresa perfeita, mas a que seja ideal para você. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante levar em consideração as mais diversas variáveis, avaliar riscos e, apenas depois de uma análise cuidadosa, chegar a uma conclusão.

Veja mais em por que você não deveria tomar decisões importantes no final do dia

  1. Seja transparente

Se você decidiu seguir em um novo ambiente de trabalho e a entrevista de desligamento é uma opção, aproveite o momento para passar um feedback, ou encontre outra forma de comunicar ao seu chefe ou à equipe de RH que a sua função foi apresentada de uma forma diferente durante o processo seletivo ou que você está deixando a empresa por um estilo de liderança que não vai funcionar para você.

Compartilhe de forma transparente o real motivo da sua saída, mas lembre-se de fazer isso de um jeito totalmente profissional e que ajude a empresa a rever alguns processos, se for o caso.

Veja mais em 10 dicas para conversar melhor e seis coisas que você nunca deve dizer para o seu chefe

  1.  Explore suas opções

Dependendo da sua situação, voltar à empresa antiga pode ser uma opção. Se esse for o seu caso, tenha uma conversa transparente sobre o porquê você optou por outra oportunidade e, talvez, algumas mudanças podem ser implementadas para te ajudar a se sentir mais satisfeito no caso de você se reintegrar.

  1. Aprenda com seus erros

Em geral, é mais fácil evitar sair de um emprego que não está legal do que tomar essa decisão. Ainda assim, situações como essa te ajudam a refletir sobre onde exatamente você errou para saber o que fazer diferente da próxima vez. Entrevistas de emprego sempre são uma oportunidade do candidato fazer perguntas sobre a empresa e deve ser bem aproveitada.

  1. Fique por dentro

Como parte do processo de se preparar para uma entrevista de emprego, você deve fazer uma pesquisa em redes sociais para descobrir se conhece algum atual ou ex-funcionário da empresa e, se for possível, marcar uma conversa para saber mais detalhes sobre a companhia. Sua rede de contatos é uma fonte valiosa de informação. Além disso, no nosso site, você descobre opiniões de funcionários, entrevistas e salários para mais de 100 mil empresas, o que te ajuda a tomar uma decisão assertiva e encontrar a empresa que te faça acordar feliz às segundas-feiras.

Este artigo foi inspirado em What to Do If You Hate Your New Job, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.