Cresça profissionalmente, Gerencie sua carreira, Planeje sua carreira

Os passos para quem está em uma transição de carreira

Os passos para quem está em uma transição de carreira

Fazer uma transição de carreira é um grande desafio, especialmente em alguns setores, e realizar mudanças significa se livrar das amarras de um segmento ou especialidade que já não te satisfazem mais. Para tornar as coisas menos intimidadoras, aqui estão os passos essenciais para fazer uma grande transição de carreira:

Você pode gostar de: Entrevista de emprego: o guia completo para conseguir a vaga

1. Saiba onde você quer chegar

A primeira etapa para todo esse movimento é saber onde você quer chegar. Que tal deixar de ser, por um momento, refém de expectativas e trabalhar em coisas mais palpáveis? Escreva em uma folha todos seus objetivos de carreira a curto e médio prazo. Isso ajuda no processo mental de memorização, forçando ambos os lados do cérebro a trabalharem juntos, estimulando sua responsabilidade de forma mais potente e gerando ambição para os propósitos definidos.

Leia também: Currículo: o guia completo para se destacar

2. Decida que tipo de vagas você vai se candidatar

Seu currículo deve ser feito objetivando a nova posição e o setor desejado. Molde ele conforme os requisitos das vagas e seguindo o estilo que a categoria demanda. Ele precisa ser mais robusto ou criativo? Estão inseridas todas as competências e habilidades que serão úteis para seu novo objetivo de carreira?  A elaboração de um bom CV demanda grande estratégia, principalmente nesse momento de movimento.

Descubra 8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego

3. Estude os requisitos da nova área almejada e qualifique-se

Uma vez traçados seus novos objetivos e tendo refletido no que você já tem de necessário para assumir essas novas responsabilidades, chegou a hora de se qualificar para o novo emprego. Faça cursos ou estude por conta para atingir competências que farão sua transição mais fácil e veloz e fique por dentro de tendências dessa nova profissão.

Veja também: As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns

4. Conheça pessoas que trabalham no seu novo segmento

Além de começar a criar networking, ouvir experiências de pessoas que estão inseridas no novo ambiente profissional vai te ajudar a alinhar expectativas e organizar um portfólio de conhecimentos de como é esse novo lugar que você está entrando.

5. Crie uma estratégia

O próximo passo é ter uma estratégia para que essa mudança seja bem sucedida e você seja feliz no trabalho. Para te ajudar, criamos algumas perguntas que vão direcionar seu plano de ação:

  • Quando você procura por oportunidades na nova área, existe alguma habilidade muito específica, conhecimento em alguma ferramenta ou condição requerida?
  • Certificados são necessários? Quanto tempo você levaria para conquistar ao menos um?
  • Quais são as tendências gerais do novo setor? Para quais mudanças você já deve se preparar?
  • No seu emprego atual, existe algum projeto mais alinhado aos seus novos objetivos que você pode participar?

Descubra 4 sinais de que você foi bem na entrevista de emprego


Leia também:

7 palavras para nunca incluir no currículo

Como responder sobre seus defeitos e qualidades em uma entrevista

5 dicas para conseguir um emprego em tempos de crise