Gerencie sua carreira, Planeje sua carreira

Propósito é o principal motivo para brasileiros trocarem de emprego

Conexão com o propósito de vida, oportunidade de crescimento na empresa e remuneração são fatores determinantes na hora de decidir trocar de emprego.

Foi isso o que revelou um levantamento com 4.492 usuários da nossa plataforma realizado em novembro de 2018 e divulgado recentemente. A pesquisa revelou ainda que 70% das pessoas empregadas atualmente desejam mudar de trabalho. Outros 6% desejam sair de seu emprego e migrar para uma carreira de autônomo ou freelancer e 24% querem se manter onde estão.

Motivações para trocar de emprego

Quando questionadas sobre o principal motivo para buscarem um novo emprego, 29,6% das pessoas responderam que desejam encontrar um trabalho mais conectado com seu propósito de vida.

A segunda causa mais citada são as poucas oportunidades de crescimento na empresa atual (28,9%), seguida por uma remuneração abaixo de sua pretensão (24,6%). Atrás dessas motivações aparecem uma liderança insatisfatória (6%), baixa qualidade de vida no trabalho (5,8%) e um ambiente de trabalho ruim (5%).

Isso indica que profissionais brasileiros estão cada vez mais olhando para seu trabalho como uma força transformadora e desejam alinhar isso com seus próprios valores e propósitos de vida.

Por que as pessoas querem permanecer no emprego

Para aqueles que preferem se manter onde estão, o principal motivo é a chance de crescimento na empresa, apontado por 25,1% dos respondentes. Em segundo lugar (18,5%) aparece a conexão de seu atual trabalho com valores pessoais e propósito de vida, seguida por uma remuneração e benefícios satisfatórios (18,4) e um bom ambiente de trabalho (15,9%).

Em contraste com as outras motivações, 12,2% das pessoas preferem continuar em seu emprego atual porque acreditam estar difícil encontrar outro. Por fim, 9,9% apontaram a flexibilidade no dia a dia como razão para ficar.

Veja na íntegra o resultado da pesquisa:

Você pretende buscar um novo emprego em 2019?*
Sim, busco um novo trabalho fixo. 70%
Não, quero ficar onde estou. 24%
Sim, mas pretendo trabalhar somente como autônomo/freelancer. 6%

 

Que principal motivo leva você a querer mudar de emprego?
Quero um trabalho mais conectado com meu propósito de vida 29.6%
Pouca oportunidade de crescimento 28.9%
Remuneração abaixo do desejado 24.6%
Liderança insatisfatória 6%
Baixa qualidade de vida 5.8%
O ambiente de trabalho é ruim 5%

 

Que principal motivo leva você a querer continuar no emprego atual?
Boas oportunidades de crescimento 25.1%
Está conectado com meus valores e propósito de vida 18.5%
Boa remuneração e/ou benefícios 18.4%
Bom ambiente de trabalho 15.9%
Acho difícil achar outro emprego 12.2%
Flexibilidade no dia a dia de trabalho 9.9%

 

*Levantamento feito entre 14 e 21 de novembro de 2018 com usuários da plataforma.