Gerencie sua carreira, Planeje sua carreira

Quer trabalhar fora? Veja 5 empresas que oferecem oportunidades internacionais

Quer trabalhar fora? Veja 5 empresas que oferecem oportunidades internacionais

Mais que viagens corporativas, a transferência para o exterior é o sonho de muitos profissionais e uma prática principalmente em multinacionais. Em geral, para que essa movimentação aconteça, as empresas trabalham suas oportunidades internacionais em programas estruturados e incentivos em cada uma das vagas abertas mundialmente. 

Leia também: 5 passos para planejar uma carreira internacional

Se trabalhar no exterior é um de seus objetivos profissionais, veja a lista de 5 empresas que oferecem oportunidades internacionais e como isso funciona dentro de cada uma delas. 

ArcTouch 

A ArcTouch é uma empresa do ramo de tecnologia com sede em São Francisco, Califórnia. Segundo Michele Martins, Diretora da People Operations, as viagens corporativas para o exterior são uma realidade desde a fundação da empresa, mas foi há 4 anos que eles começaram a estruturar um programa de intercâmbio interno. 

“O funcionário se candidata para passar 3 meses na nossa sede em São Francisco, nos Estados Unidos, onde fica trabalhando ao mesmo tempo em que estuda inglês”. Michele também revela que como muitos clientes da empresa são internacionais, podem surgir demandas para atuar in loco no exterior. Somente neste ano, 5 profissionais da empresa foram transferidos integralmente para a sede da companhia.

Veja como é trabalhar na ArcTouch e todas as vagas abertas.

BENTELER

Com mais de 10 mil funcionários globalmente, a BENTELER é uma das grandes fabricantes de peças automotivas,  presente em mais de 40 países. Cleide Escarpinete, Supervisora de RH da empresa, diz que não existe exatamente um programa estruturado de oportunidades internacionais, mas que existem muitos projetos, viagens e trocas entre as sedes. “Isso possibilita a exposição e o job rotation dos funcionários entre os diferentes países”, diz. 

Para ilustrar como a mobilidade é presente dentro do core da empresa, Cleide conta que existem até estagiários de outros países atuando hoje no Brasil. “Temos um programa de desenvolvimento de estagiários, onde os melhores projetos recebem um período de 3 meses fora do Brasil, em alguma planta da BENTELER mundo.”

Veja como é trabalhar na BENTELER e todas as vagas abertas.

Syngenta

A Syngenta é uma empresa de origem suíça que atua com a criação de tecnologias agrícolas. Possui mais de 10 mil funcionários distribuídos em diversos países, incluindo o Brasil. A Senior Recruiter Lead, Carla Haick, revelou que todas as vagas da empresa ficam disponíveis em um portal interno, sendo livre para todos participarem de processos seletivos para trabalhar nas diferentes sedes da companhia. 

Segundo Carla, o movimento é mais comum entre países da América Latina e que a sede brasileira também recebe alguns expatriados. “É uma forma adicional dos profissionais terem autonomia para buscarem as mudanças de carreira que consideram mais alinhadas ao seu momento profissional e suas intenções de desenvolvimento”, completa.

Veja como é trabalhar na Syngenta e todas as vagas abertas.

PwC

A vivência internacional é tida como um passo de carreira essencial na jornada dentro PwC, segundo a gerente de projetos de RH da empresa, Mariana Antonialli. A consultoria possui programas robustos de mobilidade e oportunidades no exterior, possuindo hoje mais de 40 funcionários brasileiros fora do país. 

“A área de Global Mobility da PwC é bastante estruturada globalmente. Temos intercâmbios de curto prazo e longo prazo. Dentre os programas de longo prazos, temos tipos diferentes tipos com pacotes de benefícios específicos”, comenta Mariana. 

Veja como é trabalhar na PwC e todas as vagas abertas.

Cervejaria Ambev

Com sede em São Paulo, a Cervejaria Ambev faz parte da maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev. Seu portfólio de produtos conta com marcas conhecidas no ramo de bebidas, como Skol e Brahma.

Daniel Spolaor, diretor de Gente e Gestão da Cervejaria Ambev, conta ao Glassdoor que a empresa valoriza aprendizados constantes de diversas formas e, por isso, dois de seus maiores programas de recrutamento oferecem oportunidades internacionais. “O Programa de Trainee conta com a experiência GMT (Global Management Trainee) em que alguns profissionais são selecionados para imersões em um dos países onde temos operações. Já o Summer, nosso estágio de férias, recebe no segundo semestre de cada ano universitários que estudam fora do país para tocarem projetos no corporativo em São Paulo”, explica.

A Cervejaria Ambev enviou ao menos 22 trainees para experiências internacionais, sendo 3 delas por um período de 3 meses. Sobre o Summer, eles receberam mais de 15 estagiários brasileiros que estudam em outros países.

Veja como é trabalhar na Cervejaria Ambev e todas as vagas abertas.


Procurando uma empresa para o seu próximo passo na carreira? Conte sobre sua experiência atual e tenha acesso a milhões de avaliações sobre ambientes de trabalho.