Conquiste o emprego, Dicas de currículo

5 dicas para turbinar um currículo pronto

5 dicas para turbinar um currículo pronto

Você se candidata à várias vagas, mas não é chamado para nenhuma entrevista? Se a resposta for sim, o problema pode ser seu currículo. Fique tranquilo, pois existem formas de turbinar um CV pronto, sem precisar reformular todo o documento.

Leia também: Currículo: o guia completo para se destacar

1. Pense na experiência do recrutador

Seu currículo não será o único a ser visto durante as primeiras fases de um processo seletivo, por isso, tente pensar como o recrutador e avaliar qual a melhor forma de se destacar em meio a tantos candidatos.

Conversando com alguns profissionais de Recursos Humanos, constatamos que um erro que muitas pessoas cometem é o de não se preocupar com a legibilidade do documento. Pense na experiência do recrutador e faça seu CV ser objetivo, fácil de ler e claro!

Por isso, analise os elementos do documento e tenha certeza que está fácil de ler e compreender todas informações. Tome cuidado para que os pontos mais importantes de seu currículo não sejam pedidos em meio a tanto texto.

Leia também: As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns

2. Ajuste a forma

O conteúdo importa muito, mas a forma pode fazer a diferença. Organize as informações de forma lógica e clara, para facilitar a vida do recrutador e aumentar suas chances no processo seletivo. Tente ser objetivo, claro e direto nas informações.

Em empresas mais descoladas, vale até buscar layouts diferentes para se destacar. Uma ideia é buscar inspirações na internet. Busque por palavras-chaves como “currículo criativo” para encontrar alguns modelos. Se você prefere um modelo mais tradicional, concentre-se em um layout em que todas as informações sejam apresentadas de maneira simples, facilitando a leitura.

Você pode usar diferentes tamanhos de fontes, além de negritos e tópicos para dar destaque às informações mais importantes nesse processo de personalização de um currículo pronto.

3. Mostre suas habilidades

O que você tem de melhor para oferecer para a vaga? Essa é a pergunta que você deve fazer quando for turbinar um já currículo pronto. É importante mostrar ao recrutador suas qualificações e tentar exibir exatamente como você vai agregar ao time. Não se esqueça de incluir novos conhecimentos adquiridos durante um projeto ou um curso específico.

Veja também: Carta de apresentação: como montar a sua e frases para te inspirar

4. Não minta

Não minta sobre suas qualificações e habilidades, seja honesto e comunique o que você realmente consegue fazer e em qual nível.

Dizer que tem habilidades técnicas ou fala inglês fluente sem ser verdade pode ser um problema. Você pode passar vergonha caso o processo inclua um teste e ainda prejudicar sua imagem com o recrutador.

5. Revise novamente antes de enviar

Enviar um currículo com um texto errado pode acabar com suas chances de contratação. Preocupe-se com a linguagem que você está utilizando (novamente tomando cuidado com a adequação ao setor e empresa) e tenha muito cuidado para não deixar passar erros gramaticais e de digitação.

Leia também: 4 sinais de que você foi bem na entrevista de emprego