novos gestores

4 dicas essenciais para novos gestores

Fazer gestão de pessoas é um grande desafio e uma oportunidade incrível de se desenvolver, além de desenvolver equipes. Uma das grandes chaves para desempenhar essa função com maestria é fazer com que seu time se sinta ouvido. Mas, visto que cada pessoa é única e singular, como se certificar de que você está indo no caminho certo? Separamos abaixo algumas dicas para ajudar os novos gestores.

1 - Pense em reuniões fora do padrão

Muitas reuniões são feitas do modo padrão, cotidiano. Alguns funcionários podem ter mais dificuldade de se expressar dessa forma, com uma sala cheia ou com mais pessoas participando. Pense que você pode customizar seu estilo e extrair o melhor de cada um no seu time. Será que uma brincadeira funciona melhor? Que tal fora do ambiente de trabalho? Que tal reuniões individuais? Entenda o que pode funcionar para fazer com que os participantes se sintam mais ouvidos e valorizados no novo formato.

2 - Atenção para comunicações não ditas

É natural que alguns membros da equipe acabem reprimindo seus sentimentos, trabalhando bastante e entregando performance. No entanto, esse pode ser o mesmo funcionário que, um dia, aparentemente do nada, pede demissão.

Seu objetivo como líder deve ser entender o comportamental tanto quanto o verbal. De vez em quando, permita-se um tempo para avaliar a cultura do escritório com novos olhos - um funcionário que em geral é extrovertido de repente parece estranhamento reservado? Avaliar a postura dos funcionários no cotidiano pode fazer toda a diferença e isso fica mais fácil em ambientes e relações guiadas pela transparência.

3 - Responda a preocupações

Muitas pessoas acham que ouvir é importante, mas além disso, acompanhar também é crucial para gestão de pessoas. Quando alguém trouxer uma preocupação, foque 100% de atenção na conversa. Desligue celulares ou notebooks para evitar distrações. Estabeleça próximos passos e mantenha a pessoa informada sobre o tema.

Além disso, lide com o problema pessoalmente, evitando passar a responsabilidade para outras pessoas e mantendo as conversas confidenciais para preservar o time.

4 - Os novos gestores devem saber escutar

Como gestor, seu objetivo é garantir que as pessoas sintam que você as leva a sério e que seu relacionamento com elas não é apenas um meio para atingir um fim. Tome a responsabilidade para si. Os funcionários que se sentirem ouvidos terão maior probabilidade de investir seu tempo e ideias na criação da empresa que vocês dois desejam, o que é uma vitória para todos.