4 estratégias de contratação à prova de crise para implementar agora – Glassdoor para Empresas

4 estratégias de contratação à prova de crise para implementar agora

Em meio a notícias sobre uma recessão iminente, não deve surpreender que recrutadores e gerentes de contratação estejam parando para avaliar a situação e se planejar. Afinal, quando você trabalha com pessoas, entende muito bem que a forma como se lida com um evento estressante é quase tão importante quanto o próprio evento estressante. 

Você certamente pode contribuir para minimizar o impacto de uma recessão na forma como sua empresa faz negócios. Aqui estão quatro maneiras de criar um processo de recrutamento e contratação que poderá prosperar em qualquer economia:

  1. Inicie o seu plano de contingência agora

Ao definir as etapas de ação agora, sua equipe ficará menos vulnerável à incerteza e ao medo, o que pode levar a uma má tomada de decisões durante o estresse de uma recessão.

Para iniciar seu plano de contingência, considere como uma recessão poderia impactar seus negócios. Por exemplo, como você se recuperaria se as vendas caíssem 20% ou perdesse seu maior cliente amanhã? Não fique apenas na teoria. Desenvolva um plano detalhado para entre três e cinco cenários prováveis, para que possa tomar decisões bem pensadas a cada momento.

  1. Crie uma marca empregadora forte 

Os benefícios de se ter uma marca empregadora forte entre os profissionais já foram bem documentados e incluem métricas importantes de satisfação dos funcionários, como engajamento e produtividade, além de retenção e maior qualidade dos candidatos . Durante uma recessão, ter boas métricas nesses quesitos pode ajudar a reter os melhores talentos, mesmo quando a economia está deixando os funcionários nervosos e propensos a mudar de emprego.

Cuidar bem da sua marca empregadora agora fará com que ela continue trabalhando a seu favor depois — mesmo em uma recessão. Mantenha seu site atualizado, cuide do seu perfil no Glassdoor e analise a presença on-line geral da sua empresa, incluindo as mídias sociais. Em seguida, considere o que mais você pode fazer para elevar a sua estratégia de employer branding, como realizar pesquisas internas e implementar melhorias com base nos resultados, apurar histórias de sucesso de funcionários para compartilhar em seu site e se inscrever em prêmios.

Leia também: 5 pilares do Employer Branding que sua empresa deve trabalhar

  1. Identifique canais de contratação de alta qualidade

As atividades de busca de emprego geralmente são retomadas durante uma recessão, o que pode inundar sua equipe de contratação com uma quantidade significativa de currículos que não se encaixam em suas vagas. Antes de se distrair com uma enorme quantidade de dados de candidatos, reserve um momento para auditar seus canais de contratação atuais e identificar os que apresentam o melhor desempenho para você.

Para muitas empresas, o Glassdoor se destaca como uma fonte de candidatos de alta qualidade e com uma taxa de retenção maior. Você também pode descobrir que redes sociais específicas, sites de nicho ou empresas de recrutamento especializadas foram fontes de excelentes candidatos no passado. Documente esses canais de contratação de alta qualidade para otimizar seu tempo depois.

  1. Tente visualizar sua empresa sob um novo ângulo

Uma recessão pode ser uma época estressante e assustadora, mas também pode trazer uma renovação bem-vinda. A apreensão nos leva a remover excessos em processos internos, hábitos e despesas que foram se acumulando em tempos de maior prosperidade. Recrutadores e gerentes de contratação proativos verão isso como uma oportunidade de repensar o modo como estão fazendo as coisas e adicionar eficiência aos processos de recrutamento e contratação — ou mesmo ao negócio como um todo.

Imagine sua empresa em um cenário de desaceleração econômica e pergunte-se, por exemplo:

  • Essa é uma parte essencial do nosso negócio ou podemos eliminá-la?
  • Esse processo deveria ser automatizado ou terceirizado?
  • De que outras maneiras podemos servir ou que outro valor podemos trazer para nossos clientes ou outros departamentos de nossa empresa?

Preparação é a chave para prosperar em uma desaceleração econômica

Uma desaceleração da economia significa uma desaceleração nos seus negócios? Não se você pensar em sua estratégia. Pode não ser possível prever perfeitamente os altos e baixos do mercado, mas preparar-se agora garantirá que seus processos de recrutamento e contratação sejam estratégicos e eficazes durante uma recessão.

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