4 maneiras de construir transparência como líder

Confiança e transparência são fundamentais para o sucesso de um negócio. Essas duas características são ainda mais importantes na relação entre líder e equipe. Uma pesquisa da EY descobriu que menos da metade dos profissionais globais confia em seu empregador, chefe, equipe ou colegas.

Diante deste cenário, criar ações que ajudem a fortalecer as relações pode ser um caminho para ter impactos positivos até nos resultados da empresa. Confira uma série de fatores que melhora a confiança no local de trabalho.

1 – Mantenha conversas frequentes, mesmo que rápidas

A confiança começa com um diálogo aberto e honesto, e a frequência desse diálogo é tão importante quanto seu conteúdo. Você pode marcar reuniões rápidas em formato 1:1 semanalmente para saber no que as pessoas estão trabalhando, se estão com alguma dificuldade e aproveitar para entender como você pode ajudar.

Em momentos como esses, você pode ouvir que alguém está sobrecarregado e auxiliá-lo a priorizar ou dividir tarefas, perceber que outra pessoa está com certo tempo livre e estimulá-la a começar tarefas novas.

2 – Insira a transparência como parte da cultura da equipe

Profissionais querem trabalhar para líderes transparentes – que buscam abertamente novas soluções e ideias e compartilham o que pensam. Abraçar a transparência exige compartilhar abertamente boas e más notícias. Comunicação eficaz, escuta ativa, feedback claro e de qualidade ajudam muito na criação de um diálogo positivo. O líder de hoje necessita entender que mais do que uma questão hierárquica, ele é um espelho, um estímulo e uma influência para o restante da equipe.

3 – Esteja aberto a testes, experimentos e erros

Construir uma base de confiança com os funcionários requer que os líderes criem um ambiente positivo, onde todos na equipe se sintam capacitados para falar e solucionar problemas. O medo da falha induz comportamentos que podem diminuir a eficácia de uma equipe. Incentive os funcionários a experimentar. Concentre-se na criação de um ambiente que permita que as pessoas sejam bem-sucedidas. Isso significa fornecer um local seguro para exploração, experimentação e tomada de riscos, o que se traduz em sucesso para a organização, maior lucratividade, atração e retenção de talentos.

4 – Incentive e capacite

Entusiasmo é contagioso e é um multiplicador de força. Maximize todas as oportunidades que você pode encontrar para fornecer incentivo positivo. Fazer isso requer esforço, mas os resultados são impactantes.

Capacite sua equipe e amplifique seus pontos fortes. Organizações que colocam as pessoas em primeiro lugar e permitem que os membros da equipe alavanquem seus pontos fortes individuais terão resultados mais sólidos, melhor engajamento dos funcionários e menor rotatividade.

 

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