melhores candidatos

6 dicas para recrutar os melhores candidatos

As empresas querem contratar pessoas excelentes que se mantenham produtivas e engajadas. O profissional, por outro lado, quer encontrar um emprego que se encaixe na sua vida. Nem sempre essa combinação perfeita acontece de forma rápida. As empresas costumam ter que vasculhar centenas, senão milhares, de currículos até achar o ideal. Os candidatos, por sua vez, ficam desapontados quando descobrem que a cultura promovida no site da empresa não é necessariamente uma realidade.

Para ganhar mais produtividade para recrutar os melhores candidatos, é importante identificar se o candidato está engajado com a sua empresa. Se ele tiver boas informações sobre sua organização, mostrar interesse em suas ações e conhecer sua cultura, é um ótimo sinal. Uma vez contratados, eles são incorporados mais rapidamente, exibem maior produtividade, contribuem para uma cultura positiva da empresa, influenciam outras grandes contratações e aumentam a retenção de funcionários.

1 – Invista tempo para fazer o job description

A descrição é uma vitrine, uma campanha para sua vaga aberta. Dedicar um bom tempo para elaborá-la é um grande passo para atrair os candidatos certos. Dizemos que essa fase é uma combinação de pesquisa, reflexão, escrita criativa e edição. Se precisar de dicas sobre como executar essa etapa fundamental, acesse esse guia completo sobre como elaborar um job description.

2 – Ofereça benefícios atraentes

Um pacote de benefícios atraente pode tanto atrair quanto manter pessoas na sua empresa. Pesquisas revelam inclusive que funcionários preferem benefícios extras do que, por exemplo, um aumento salarial. Além dos mais tradicionais como plano de saúde e plano odontológico, benefícios não tradicionais também são muito desejados, como horário flexível. Conheça aqui 4 deles que fazem sucesso entre os funcionários.

3 – Considere entrevistas online

A entrevista online funciona bem para economizar tempo de ambas as partes, e facilita a participação, caso o candidato esteja empregado.

Uma outra opção que também é interessante é pedir um vídeo ao candidato, assim ele grava na hora que for mais conveniente para ele. Não esqueça de passar um direcionamento sobre o que espera que seja dito no vídeo e combinar uma data e horário para entrega. 

4 – Tenha um bom questionário para entrevista

É fundamental estar preparado antes do processo seletivo com o candidato. Se as perguntas certas forem feitas, conseguimos avaliar, além de requisitos técnicos, o famoso fit cultural. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas perguntas situacionais que você pode fazer para aproveitar ao máximo esse momento e extrair as informações corretas. 

5 – Promova uma boa experiência

Promover uma boa experiência para quem participa do seu processo seletivo é fundamental. Desde o começo, ainda na fase de candidatura, até o preenchimento da vaga. Todas as interações, sendo de forma online ou offline devem ser pensadas, as expectativas devem ser colocadas de forma transparente, os prazos e as etapas informadas ao candidato e, claro, dar feedback para todos que participaram. 

6 – Invista em Employer Branding

Se você acompanha nosso blog, já deve saber o que é employer branding e sua importância para uma organização. Um bom trabalho de employer branding ajuda na sua reputação como marca, atrai mais e melhores candidatos e também auxilia no engajamento e produtividade dos funcionários atuais. Veja dicas sobre como começar a construir sua marca empregadora.