Como a Natura está lidando com os desafios do Covid-19 

A pandemia global provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) obrigou as empresas em todo o mundo a se adaptarem a uma situação sem precedentes na história recente. Felizmente, muitas companhias têm sido exemplares em colaborar com a saúde e a proteção não só dos seus colaboradores e clientes, mas de toda a sociedade em que atuam. 

Um desses exemplos é a Natura. A empresa assumiu o compromisso de não realizar nenhum programa de demissões nos próximos 60 dias e suas fábricas passarão a se dedicar gradativamente a produzir apenas itens essenciais de higiene pessoal, além de álcool em gel e líquido, cruciais para frear a propagação da Covid-19. 

Para saber mais sobre essas e outras ações, leia a seguir a conversa do Glassdoor com Rafael Campolina, Employer Branding da Natura.

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A Natura adotou a política de home office para seus colaboradores?

Adotamos o trabalho remoto para todos os colaboradores que possam exercer suas funções dessa forma, e disponibilizamos notebooks para quem utilizava desktops – assim, conseguimos ampliar o número de pessoas em casa. Os colaboradores cujas funções só podem ser realizadas presencialmente, mas que estão mais vulneráveis a doença, receberam licença remunerada. 

Foram consideradas pertencentes a grupos de risco as pessoas acima de 60 anos, grávidas, em tratamento com corticóide de forma contínua ou com outros medicamentos imunossupressores, em tratamento de câncer, em tratamento com hemodiálise, cardiopatas ou com hipertensão arterial descompensada, com diabetes descompensadas, asmáticos ou pessoas com enfisema pulmonar com uso contínuo de medicamentos e tabagistas há mais de 10 anos que fumam 20 cigarros ou mais por dia.

Para garantir a saúde mental e física dos colaboradores em home office, sessões de meditação online são realizadas pelo time interno. Com a ajuda dos nossos parceiros, também foram disponibilizadas aulas online de yoga e ginástica laboral, e um bate-papo com profissionais e educadores para pais e mães. Para atendimento médico, estão disponíveis consultas via telemedicina no Aplicativo do Colaborador e atendimentos por telefone.

Que outras ações têm sido adotadas para lidar com o coronavírus? 

Com a diminuição da circulação de pessoas em nossos espaços, aliada ao reforço de todos os protocolos de sanitização e higiene, reduzimos os riscos para os times que estarão nas fábricas e centros de distribuição focados nos itens de primeira necessidade para a população. A mesma situação ocorrerá nas instalações operadas por parceiros.

Nas fábricas, colaboradores, em turmas reduzidas, se dedicarão, gradativamente, a produzir apenas itens essenciais de higiene pessoal, além de álcool em gel e líquido, que são cruciais para frear a propagação da Covid-19. Deixaremos temporariamente de fabricar linhas como maquiagem e perfumaria – os estoques disponíveis deverão honrar os pedidos feitos por nossas consultoras e revendedoras. E reduzimos ao máximo a presença de nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento nos laboratórios, mantendo um sistema de rodízio e ampliando o foco também em itens essenciais de higiene. 

Como ficaram as operações com as consultoras e revendedoras Natura?

Prosseguir com a produção é fundamental para que nossas consultoras e revendedoras continuem obtendo renda com sua atividade, sobretudo neste momento de crise. É preciso que esses milhões de pessoas sejam capazes de continuar mantendo suas redes ativas, inclusive usando sua capilaridade para abastecer regiões distantes e periféricas com itens essenciais. Elas são agentes de transformação, com um papel social que, mais do que nunca, deve ser reconhecido. Por isso, estamos oferecendo flexibilização de crédito e reforçando nossas ferramentas digitais para consultoras e revendedoras.

Como ficou o varejo?

No varejo, todas as lojas próprias da Natura, The Body Shop e Aesop no Brasil já estão fechadas, assim como as lojas de franqueadas Aqui Tem Natura. Definimos junto aos nossos parceiros na área de logística e transportes a adoção de boas práticas para separar e entregar os pedidos a consultoras, revendedoras e clientes com segurança. Já os parceiros das centrais de atendimento que atendem Avon e Natura na América Latina operam em regime gradativo de home office.

Como os processos de recrutamento e onboarding foram afetados?

Assumimos o compromisso de não adotar nenhum programa de demissões nos próximos 60 dias. Porém, como o momento econômico é grave e incerto, tomamos a decisão de, por ora, só contratar novos colaboradores para vagas críticas.  Também foram congelados os aumentos de salário e as promoções. 

A Natura adotou ações específicas de comunicação com os colaboradores para esse período? 

A área de comunicação usa os canais disponíveis (e-mail, intranet e App do Colaborador) para os anúncios institucionais. Há também um boletim diário com notícias, curadoria de conteúdo externo e depoimentos de colegas, que é disponibilizado via e-mail, intranet e com a distribuição orgânica nos grupos de trabalho do WhatsApp.

As áreas parceiras, como Experiência do Colaborador e Segurança, também estão trabalhando nisso. Eles produziram uma pesquisa sobre o trabalho remoto para entender e endereçar as dores dos funcionários, e os resultados inspiraram a produção de materiais como o “Para respirar”, pílulas com dicas enviadas via WhatsApp, e o “Book Diálogo de Segurança”, com uma campanha de prevenção do Covid-19.

 

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