custo por contratação

Como calcular o custo por contratação da sua empresa

O custo por contratação é uma das métricas mais importantes para avaliar os resultados do trabalho de recrutamento da área de Recursos Humanos. Quando você sabe quanto custa trazer um novo talento para sua empresa, pode tomar decisões mais acertadas para determinar onde investir seus esforços na hora de abrir novas vagas. 

Essas decisões estratégicas podem economizar recursos financeiros e atrair os melhores candidatos. Como muitos fatores contribuem para o recrutamento, pode ser difícil calcular um custo por contratação preciso.

Antes de começar, é preciso conhecer quais são os custos externos e internos relacionados ao seu processo de recrutamento. Faça uma lista de ferramentas e serviços que são essenciais para sua empresa contratar e liste os preços para um determinado período. Basicamente, uma das formas mais simples de chegar ao custo por contratação anual, por exemplo, é somar os custos internos e externos e dividir pelas contratações daquele ano. 

Custos externos

  • Consultorias externas de seleção 
  • Testes de recrutamento
  • Tecnologia para recrutamento
  • Divulgações/feiras

Custos internos

  • Equipe de recrutamento interno
  • Sistemas – ex: ATS
  • Custos com programa de indicação interna

Custo por contratação = Total de custos internos + total de custos externos
                                        ________________________________________

                                             Total de contratações realizadas no período

Agora que você já conhece o custo, existem três análises que podem ser úteis para sua empresa. A primeira é comparar sua empresa com a média geral e com seus colegas do setor. Ao realizar esse estudo, você poderá ter uma visão melhor sobre seu desempenho e se há algo que pode ser melhorado olhando para o mercado.

Outra opção é analisar os dados de custo por contratação para cada área da empresa e tipo de posição. Use essas informações para determinar quais fatores podem reduzir o custo por contratação de grupos específicos.

Por fim, compare seu custo de contratação por fonte/origem de candidatos, substituindo o custo total das ferramentas pelo valor de apenas uma delas e usando a quantidade de contratações vinda daquela fonte. 

Essa informação fornece uma imagem de quais tecnologias e fontes funcionam melhor. Para ter mais precisão, os recursos de rastreamento baseados em tecnologia, como os incorporados em um ATS, costumam ajudar.