budget de recrutamento

Como definir um budget de recrutamento

É comum ouvir que determinar um orçamento específico de recrutamento é uma tarefa difícil. Há muitos fatores em jogo, como tamanho da empresa, número de vagas, alocações dos orçamentos disponíveis, etc. Isso levanta a questão: existe uma maneira fácil de criar um budget de recrutamento? Se você também tem essa dúvida, confira nossas dicas abaixo:

1. Determine o orçamento de equipe

As empresas costumam perguntar se é necessário levar em conta o custo com a equipe interna para calcular o custo por contratação. Isso depende do critério de cada empresa, mas é uma variável que pode afetar significativamente os cálculos do custo por contratação. Se você optar por incluir, deverá listar cada cargo na equipe, incluir datas de contratação e rastrear o impacto financeiro por funcionário para saber o orçamento de pessoal apropriado. Não se esqueça de contabilizar os benefícios e impostos.

2. Budget para programas e sistemas

Nesse ponto, são vários fatores a considerar, incluindo: um sistema CRM para acompanhar os candidatos, gerenciamento de redes sociais, publicação de vagas online, programas de indicação interna, atualização e manutenção do seu site de carreiras, orçamento para fotos e vídeos que reflitam sua cultura, instalação de ferramentas analíticas de recrutamento e investimento em sua marca empregadora. 

3. Estimar um número anual esperado de contratações

Para elaborar seu budget de recrutamento, você precisará de uma estimativa de vagas abertas por ano. Você pode dividir esse valor por trimestre, bimestre ou semestre – esse é um ponto que também depende de cada empresa e como é a operação financeira. 

4. Acompanhe o custo dos eventos

Sabemos que participar de eventos definitivamente não é barato. Existem custos com stand, material gráfico e brindes. Então mesmo para uma pequena empresa que busca se promover por meio de feiras de carreiras em faculdades ou uma grande empresa que quer realizar encontros que ajudem os candidatos a se familiarizarem com sua marca, essa pode ser uma iniciativa que requer investimento e planejamento. Certifique-se de considerar todos os eventos que você pretende participar durante o ano.

5. Incluir um Programa de Indicação de Funcionário

Por último, considere (se houver) os seus custos com um programas de bonificação para indicações internas. Em algumas empresas, 50% ou mais das contratações podem ser feitas dessa forma. Ter um programa forte e estruturado garante um bom suporte no preenchimento das vagas e também uma recompensa e valorização para os funcionários que indicam bons candidatos.