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Como engajar seus funcionários nas redes sociais

Seus funcionários que usam mídias sociais são um ativo importante para sua empresa e sua estratégia de employer branding: 88% por cento dos funcionários usam pelo menos um site de mídia social para uso pessoal e 50% postam mensagens, fotos ou vídeos sobre o empresa nas mídias sociais, de acordo com um estudo de Weber Shandwick. Isso mostra que seu time virar embaixador da sua marca empregadora. Por onde começar? Confira nossas dicas:

  1. Conquiste a liderança

Os líderes da sua empresa também estão nas redes sociais, então encoraje-os a postar sobre a organização. Faça um brainstorm do que você gostaria que fosse compartilhado nas redes sociais, alinhando com o tom de voz da sua marca e com base no seu plano de engajamento. Os líderes tem um papel importante também para dar o exemplo ao restante do time. 

  1. Identifique funcionários ativos

Identifique e entre em contato com os funcionários mais ativos nas redes, especialmente aqueles que publicam regularmente conteúdo relacionado ao trabalho. Durante um almoço informal, por exemplo, pergunte o que você pode fazer para ajudá-los a publicar mais conteúdo relacionado à empresa. Eles também podem ter idéias sobre como a empresa pode obter seguidores, mantendo a relevância para o seu público.

  1. Ofereça treinamento

Identifique as boas práticas recomendadas para cada canal, incluindo como montar um bom perfil e maneiras de se promover (como o uso de hashtags, por exemplo).

Conte com a experiência do marketing, da área de mídias sociais ou até mesmo de funcionários mais ativos nas redes para liderar sessões de treinamento. Por fim, certifique-se de alinhar com eles as políticas da empresa relacionadas a restrições sobre o compartilhamento de informações confidenciais.

  1. Dê aos funcionários material para compartilhar

Da intranet a boletins internos, informe aos funcionários onde encontrar e compartilhar notícias, prêmios, vagas de emprego e boas menções na imprensa. Inclua texto e links compartilháveis, postagens prontas para o Twitter, hashtags e imagens. Acompanhe também o que está sendo falado. 

  1. Experimente e teste 

As melhores práticas e plataformas de mídia social estão em constante evolução. Sempre que um novo recurso for anunciado, faça um brainstorm e envolva os funcionários nisso. 

Não tenha medo de experimentar plataformas ou recursos novos – você pode se surpreender com os resultados. O Instagram, por exemplo, é uma plataforma frequentemente ignorada para o recrutamento.

  1. Ajude outras pessoas a se socializarem

À medida que forem integrados, informe os novos funcionários sobre seus esforços nas redes sociais e como eles podem se envolver amplificando a mensagem da empresa para os seguidores, possíveis clientes e candidatos.