Como gerir equipes trabalhando de casa

Gerenciar equipes remotas pode exigir de você um conjunto diferente de habilidades de liderança, mas isso tem a ver apenas parcialmente com a produtividade. É natural que, como humanos, queiramos mais do que apenas riscar tarefas de uma lista e que tenhamos a necessidade de obter um senso de realização do trabalho que fazemos. Por isso, mesmo se as suas operações estão funcionando perfeitamente, é importante manter uma comunicação efetiva e nutrir um senso de propósito compartilhado com seus funcionários que estão fazendo trabalho remoto. 

Reunimos 5 dicas para construir e manter uma equipe remota produtiva e feliz: 

1. Mantenha todas as reuniões individuais e em equipe que você costuma fazer.

Evite tratá-las como eventos móveis. Em vez disso, estabeleça um senso de união e de estrutura para que os membros do seu time não sintam que estão à deriva.

2. Utilize apps de colaboração em tempo real.

De Slack a Asana, já existem muitas ferramentas sofisticadas que facilitam a colaboração em tempo real. Essas plataformas evitam que os trabalhadores remotos sintam que estão perdidos no desenvolvimentos dos projetos, pois oferecem visibilidade para ações e conversas relevantes, além de manter o fluxo de trabalho funcionando. 

3. Estabeleça horários de atendimento virtual disponíveis.

Use uma ferramenta de videoconferência para criar uma sala de reunião virtual em que os funcionários possam conversar com você. Assim, é possível simular o que acontece no escritório, onde vocês tem espaço para perguntas rápidas ou conversas no corredor. Se você estiver disponível para seu time de modo mais informal, pode garantir que a produtividade seja parecida com aquela de quando se trabalha lado a lado.  

4. Mantenha a câmera de vídeo ligada.

Pode ser que você se incomode por não conseguir uma imagem agradável e bonita nas videochamadas, mas faça o melhor para usar o vídeo sempre que for possível. Especialmente quando o trabalho é remoto, as expressões faciais e corporais são muito importantes para a comunicação clara. Além disso, também é bom para criar uma conexão com o time e um bom senso de camaradagem. 

5. Marque um tempo para descontrair.

As atividades de team-building são privilégio de quem pode contar com a proximidade física, mas isso não quer dizer que funcionários remotos não possam formar laços. Felizmente, hoje há inúmeras maneiras de se manter conectado. Algumas ideias que você pode usar: criar um horário para drinks remotos na sexta à tarde, ou um café coletivo virtual; um canal do Slack dedicado a compartilhar assuntos diversos como o amor por um seriado; ou um encontro virtual regular para realizar jogos em equipe. 

Manter-se conectado com seus colegas, funcionários e membros de equipe quando não estão fisicamente próximos requer um pouco mais de dedicação, mas com um pouco de disciplina e a ajuda da tecnologia é possível manter tanto a motivação quanto a produtividade altas.

Leia também: Como empresas e profissionais estão reagindo ao coronavírus

 

Solicite sua Conta Gratuita no Glassdoor! Nossa missão é apoiar os profissionais a tomarem uma melhor decisão de carreira e fornecer para as empresas candidatos qualificados e com fit com sua cultura.