medir employer branding

Como medir employer branding na sua empresa

A marca empregadora se tornou uma importante ferramenta para muitas organizações que buscam atrair e criar engajamento com candidatos de qualidade, aumentar suas taxas de retenção e melhorar a produtividade no local de trabalho.

Você pode ter desenhado sua proposta de valor como empregador (EVP), criado um site de carreiras e ter o hábito de gerenciar seu perfil no Glassdoor, mas ainda é necessário medir essas ações para analisar o sucesso das suas iniciativas.

Vá além das métricas básicas

Sua empresa provavelmente já analisa métricas relacionadas a retenção e recrutamento, como:

  • Custo por contratação
  • Tempo de preenchimento de vaga
  • Qualidade do candidato (proporção de candidatos qualificados em relação ao total de candidatos)
  • Taxa de retenção
  • Envolvimento dos funcionários
  • Satisfação do empregado
  • Qualidade de contratação

Além dessas métricas internas, considere as métricas disponíveis na sua conta Glassdoor que refletem a reputação da sua empresa:

  • Classificação geral da empresa
  • Perspectivas de negócios (% positivo)
  • Recomendar a um amigo (% sim)
  • Visualizações do seu perfil 
  • Dados demográficos

Dados quantitativos não são a única maneira de medir sua marca empregadora. Você também pode acompanhar de forma qualitativa a opinião de seus funcionários e candidatos, usando o Glassdoor e pesquisas de clima. Mantenha um registro dos principais problemas para monitorar as tendências ao longo do tempo.

Considere seus objetivos para definir métricas

Ao examinar suas métricas, tenha clareza sobre quais são as metas com seu trabalho de employer branding. Por exemplo, se seu objetivo inclui melhorar a cultura oferecendo oportunidades de desenvolvimento, preste muita atenção nas taxas de retenção e no engajamento dos funcionários. Considere também adicionar uma métrica específica a essa meta, como tempo para promoção. Esses dados podem ser analisados em conjunto com suas avaliações e notas no Glassdoor.

Se suas metas são baseadas principalmente no recrutamento, como reduzir custos de contratação ou fazer muitas contratações para preencher uma equipe específica, acompanhe métricas como custo, tempo e qualidade das contratações. Monitore também suas visualizações e os dados demográficos do seu perfil Glassdoor para ver se você está atraindo candidatos alinhados com sua cultura e se eles correspondem aos seus objetivos. Por fim, não se esqueça de comparar seus dados com os dos seus concorrentes por talento.

Definir uma programação de relatórios

Sem um plano fixo de report, você pode esquecer de monitorar a marca empregadora e perder seus principais destaques positivos ou de melhoria. Por isso, tenha um cronograma. Veja um exemplo abaixo: 

  • Semanalmente: novas avaliações no seu perfil Glassdoor
  • Mensalmente: custo por contratação, tempo de contratação, dados demográficos do candidato, suas notas em relação aos concorrentes.
  • Trimestralmente/anualmente: temas e sentimentos gerais, taxa de retenção, qualidade de contratação, engajamento dos funcionários, notas no Glassdoor.