dinâmica de grupo

Como organizar uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é uma prática antiga da área de Recursos Humanos. Muito usada para avaliar o comportamento dos candidatos em uma situação de grupo, a dinâmica pode ser uma boa oportunidade também de demonstrar como funciona a cultura da empresa.

Para evitar que os candidatos torçam o nariz para a atividade, é importante preparar bem a dinâmica e deixar claro para os candidatos sobre como as coisas vão funcionar. Confira algumas dicas abaixo de como organizar uma dinâmica de grupo. 

Como preparar

Seu objetivo com a dinâmica vai guiar todo o desenvolvimento. Para saber exatamente que tipo de dinâmica aplicar, é importante que você pense que resultados terá que extrair. Considere quais participantes estarão, em que momento da empresa vocês estão, qual o contexto da equipe e veja se é interessante alinhar todo o processo com os envolvidos.

Após ter essas informações, comece a pensar no passo a passo da sua dinâmica:

  1. Quebra-gelo

O quebra-gelo é uma atividade no começo da dinâmica para ajudar o grupo a se soltar e se sentir mais à vontade. Procure pensar em algo divertido, que faça com que os participantes consigam relaxar um pouco. Alguns exemplos de quebra-gelo são:

  • Perguntar uma curiosidade sobre cada participante;
  • Jogar uma bola invisível para cada participante e iniciar um jogo com o grupo;
  • Perguntar a comida cada participante gosta mais.
  1. Apresentações

Para que todos consigam se conhecer, não esqueça de um momento dedicado para que falem um pouco de si mesmos. Pense no que seria relevante para a dinâmica. Se for um grupo que já se conhece, peça para que eles falem algo inusitado sobre eles, algo novo ou curioso.

  1. Dinâmica

Esse é o momento de você aplicar a dinâmica escolhida. Alguns exemplos:

  1. Dinâmica da apresentação: Esse é um exemplo de dinâmica para a apresentação de pessoas para um grupo de até 15 participantes
  2. Auto-avaliação do grupo: Essa dinâmica de grupo é ideal para equipes que trabalham juntas. Consiste em apresentar ideias para que os participantes possam manter os seus pontos positivos e solucionar os negativos
  3. Exercício de criatividade: Peça para que o grupo pense em alguma solução criativa? Separe-os em times de 4 ou 5 pessoas. Depois, dê um problema para eles solucionarem em conjunto.

Aqui, há mais informações e dicas bacanas para servir de guia para suas ideias. Escolha a que mais combina com seus objetivos ou se inspire para criar algo novo. 

  1. Fechamento

Ao final, lembre-se de agradecer o empenho e a participação de todos. Peça também um feedback, para entender a opinião dos participantes. Se houver a possibilidade de ser um formulário anônimo (online ou não), ainda melhor melhor. Algumas perguntas para fazer:

  1. Você acredita que a atividade conseguiu extrair seus pontos positivos?
  2. Você se sentiu à vontade para participar da atividade?
  3. Como você avalia a atuação da facilitadora durante a dinâmica?
  4. Como você avalia os recursos audiovisuais da sala?
  5. Como você avalia a infraestrutura da sala?