A dinâmica de grupo é uma prática antiga da área de Recursos Humanos. Muito usada para avaliar o comportamento dos candidatos em uma situação de grupo, a dinâmica pode ser uma boa oportunidade também de demonstrar como funciona a cultura da empresa.
Para evitar que os candidatos torçam o nariz para a atividade, é importante preparar bem a dinâmica e deixar claro para os candidatos sobre como as coisas vão funcionar. Confira algumas dicas abaixo de como organizar uma dinâmica de grupo.
Como preparar
Seu objetivo com a dinâmica vai guiar todo o desenvolvimento. Para saber exatamente que tipo de dinâmica aplicar, é importante que você pense que resultados terá que extrair. Considere quais participantes estarão, em que momento da empresa vocês estão, qual o contexto da equipe e veja se é interessante alinhar todo o processo com os envolvidos.
Após ter essas informações, comece a pensar no passo a passo da sua dinâmica:
-
Quebra-gelo
O quebra-gelo é uma atividade no começo da dinâmica para ajudar o grupo a se soltar e se sentir mais à vontade. Procure pensar em algo divertido, que faça com que os participantes consigam relaxar um pouco. Alguns exemplos de quebra-gelo são:
- Perguntar uma curiosidade sobre cada participante;
- Jogar uma bola invisível para cada participante e iniciar um jogo com o grupo;
- Perguntar a comida cada participante gosta mais.
-
Apresentações
Para que todos consigam se conhecer, não esqueça de um momento dedicado para que falem um pouco de si mesmos. Pense no que seria relevante para a dinâmica. Se for um grupo que já se conhece, peça para que eles falem algo inusitado sobre eles, algo novo ou curioso.
-
Dinâmica
Esse é o momento de você aplicar a dinâmica escolhida. Alguns exemplos:
- Dinâmica da apresentação: Esse é um exemplo de dinâmica para a apresentação de pessoas para um grupo de até 15 participantes
- Auto-avaliação do grupo: Essa dinâmica de grupo é ideal para equipes que trabalham juntas. Consiste em apresentar ideias para que os participantes possam manter os seus pontos positivos e solucionar os negativos
- Exercício de criatividade: Peça para que o grupo pense em alguma solução criativa? Separe-os em times de 4 ou 5 pessoas. Depois, dê um problema para eles solucionarem em conjunto.
Aqui, há mais informações e dicas bacanas para servir de guia para suas ideias. Escolha a que mais combina com seus objetivos ou se inspire para criar algo novo.
-
Fechamento
Ao final, lembre-se de agradecer o empenho e a participação de todos. Peça também um feedback, para entender a opinião dos participantes. Se houver a possibilidade de ser um formulário anônimo (online ou não), ainda melhor melhor. Algumas perguntas para fazer:
- Você acredita que a atividade conseguiu extrair seus pontos positivos?
- Você se sentiu à vontade para participar da atividade?
- Como você avalia a atuação da facilitadora durante a dinâmica?
- Como você avalia os recursos audiovisuais da sala?
- Como você avalia a infraestrutura da sala?