Como os recrutadores podem ser bem-sucedidos durante uma crise econômica

Enfrentar uma recessão — ou o medo de uma possível recessão — pode ser particularmente desafiador para os profissionais de aquisição de talentos.  

"Uma recessão normalmente significa menos empregos, o que se traduz em menos demanda e menos trabalho para recrutadores", explica Jake Morrow , recrutador técnico sênior da Toyota Connected North America. De acordo com ele, "existem algumas maneiras de se obter sucesso em uma recessão, mas muitas começam bem antes da recessão em si". 

Veja as suas dicas a seguir: 

Como melhorar seus métodos de recrutamento antes de uma recessão

1. Fortaleça seus relacionamentos

A importância de saber construir e manter bons relacionamentos é destacada com frequência em artigos sobre liderança, networking e carreira, por boas razões. Relações bem construídas e sustentáveis podem manter você em primeiro plano na mente das pessoas, especialmente em tempos difíceis.

“Bons candidatos podem encontrar um emprego sem um recrutador. O trabalho de um recrutador é ajudá-lo a conseguir o emprego certo e treiná-lo durante o processo. Com menos trabalho durante uma recessão, os relacionamentos que você constrói durante a contratação de gerentes e candidatos serão recompensados. Você quer ser aquela pessoa a quem os outros recorrem sem hesitar, e a única maneira de fazer isso é criando relacionamentos duradouros ”, diz Morrow.

2. Aumente suas habilidades 

Pode parecer óbvio que você deve sempre estar em busca de aprender e crescer; no entanto, pode ser fácil colocar o crescimento pessoal em segundo plano e simplesmente se deixar levar em tempos de economia robusta. 

Morrow ressalta o valor de um conjunto de habilidades cada vez mais aprimoradas durante uma recessão: “Para recrutadores, diversificar seu conjunto de habilidades é crucial. Quanto mais você aprender, mais valor agregará à sua organização. Pode ser RH, aconselhamento de carreira, estratégia de contratação etc. Adquira habilidades que o tornem valioso para sua organização.”

3. Use dados

Com a tecnologia envolvida em praticamente tudo o que fazemos hoje, não é de admirar que a área de recrutamento também seja impactada. 

“O Data Analytics é fundamental no recrutamento hoje. Para engajar os candidatos certos, você precisa da abordagem certa”, afirma Morrow. “Para encontrar a abordagem correta, você pode testar coisas diferentes. Mas medir os resultados e manter os registros daquilo que funciona permitirá que permaneça em um caminho bem-sucedido. Isso pode incluir a experiência do candidato, a maneira como você o aborda, o processo em que o conduz, quais são os elementos motivadores para profissionais com um conjunto de habilidades específico, como você utiliza mídias sociais e sites de empregos, o que atrai candidatos para suas postagens e assim por diante.”

Além disso, John Sullivan, líder de RH do Vale do Silício no ERE.net, ressalta o valor da tomada de decisão baseada em dados para garantir uma vantagem de desempenho de seus novos contratados. Você pode, por exemplo, "tornar-se especialista em quantificar em reais os impactos financeiros de uma boa contratação e avaliar novas tecnologias de recrutamento”.

4. Diversifique seus clientes

Recrutadores externos podem tomar medidas ​​para expandir e diversificar sua base de clientes, em vez de “investir demais em poucos clientes”, de acordo com Mike Starich, CEO da Orion Talent, no Recruiting DailyIsso ajudará no caso de uma recessão fechar uma ou mais portas para você. 

Starich lembra ainda que pode valer a pena buscar parceria com indústrias menos impactadas por uma recessão, como varejo, serviços farmacêuticos e de saúde.

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5. Refine os processos de triagem de candidatos

Otimize seu ATS para rastrear candidatos com mais eficiência. Além disso, fazer o ajuste das descrições de vagas para atrair os profissionais mais adequados para cada cargo ajudará a lidar com o maior volume de candidatos durante uma recessão.

Oportunidades de recrutamento estimuladas por uma recessão

Apesar de os recrutadores obviamente enfrentarem algumas lutas difíceis em meio à crise econômica, eles também podem encontrar várias oportunidades que devem ser aproveitadas durante esse período.

1. Posicionar sua empresa competitivamente

Embora algumas empresas possam inicialmente decidir reduzir seu investimento em recrutamento interno ou externo durante uma recessão, isso pode na verdade se tornar uma desvantagem competitiva.

De acordo com o consultor e presidente da Goldbeck Recruiting, Inc., Henry Goldbeck, no Recruiter.com, “o recrutamento pode ser ainda mais importante em uma economia em crise, já que as empresas irão precisar de toda e qualquer vantagem competitiva possível para enfrentar a tempestade e se posicionar melhor para obter sucesso depois dela.”  

2 . Priorizar a experiência do candidato

De acordo com pesquisa do Glassdoor, "3 em cada 4 tomadores de decisão em contratação dizem que atrair candidatos de qualidade é o seu desafio número um".

Durante uma recessão, "ter um volume reduzido de contratações permitirá que os recrutadores se concentrem na qualidade", diz Sullivan, possibilitando que (pelo menos inicialmente) eles passem mais tempo com os profissionais que melhor se encaixam na vaga e melhorem a experiência de candidato".

3. Ajudar profissionais em transição

Passar por uma transição na carreira pode ser assustador para qualquer um, não importa sua qualificação ou quão aquecida esteja a sua área. Esse pode acabar sendo o caso para muitos durante uma recessão, quando mesmo os profissionais mais procurados podem ver sua popularidade diminuindo.

Felizmente, os recrutadores estão muito bem equipados para ajudar os candidatos nesses tempos de agitação, seja advogando a seu favor junto às empresas, seja fornecendo conselhos valiosos. “Eles podem dedicar mais tempo para entender suas habilidades, defendê-las para as empresas e conseguir entrevistas para que esses possam compartilhar suas realizações”, explica o escritor Lawren Henderson no artigo “Como um recrutador pode ajudar engenheiros a sobreviver a uma recessão".

 

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