avaliações no Glassdoor

Como pedir avaliações no Glassdoor

O Glassdoor é uma vitrine para mensurar o clima interno na organização e também para que candidatos decidam, ao olhar o perfil da empresa, se existe um fit com o local. É um momento de tomada de decisão. Por isso, ter um reflexo sempre atual de como é sua empresa pode ser crucial para atrair e reter talentos. 

Mas, muita gente ainda tem dúvida sobre tem algum momento ideal para falar com meus funcionários sobre avaliações? Abaixo, damos algumas dicas de ouro para começar ou aprimorar esse movimento dentro da empresa.

1. O que fazer para aumentar o número de avaliações

Uma vez que as empresas entendem que engajar seus colaboradores a deixar avaliações no Glassdoor é positivo e necessário, uma dúvida muito comum que ouvimos é: qual é o momento ideal para pedir isso aos funcionários?

Não existe uma regra, mas você pode pedir avaliações a qualquer momento, desde que não ofereça nenhuma forma de bonificação em troca.

Alguns períodos muito usados pelas empresas para ter uma perspectiva mais recente do seu ambiente de trabalho incluem solicitar avaliações sobre o processo seletivo para novas contratações e avaliações após o fim do período de experiência, para entender como foram os primeiros 90 dias de trabalho.

Momentos em que o time se reúne para treinamentos, eventos internos e rituais ou reuniões que envolvam todos os funcionários também são boas oportunidades, além de datas comemorativas e conquistas, como aniversário de trabalho e novas promoções. 

2 – Feedback move ponteiros

Muitas empresas já incentivam que os funcionários deixem avaliações na plataforma, o que demonstra transparência e cuidado. Algumas pessoas têm receio de que pedir feedback acabe atraindo avaliações negativas, mas, hoje, 75% das opiniões sobre empresas na plataforma são de pessoas que estão ok ou satisfeitas com o lugar onde trabalham.

O Glassdoor é capaz de trazer insights valiosos a qualquer momento. Ao avaliar uma empresa, os funcionários ou ex-funcionários precisam classificar de 1 a 5 sua satisfação em relação a ambiente de forma geral, oportunidades de carreira, remuneração e benefícios, cultura e valores, alta liderança e qualidade de vida. Também é necessário que os funcionários contem sobre os prós e contras do local de trabalho, tornando a avaliação uma fonte valiosa para candidatos e para o RH.

3 – A importância de responder avaliações

Além disso, manter uma frequência de respostas é muito interessante. Para os profissionais, olhar a página de uma empresa com avaliações sem respostas é como um cliente ir até um estabelecimento comercial e não ser atendido.

Você, como administrador da conta no Glassdoor, pode estabelecer uma conversa com o usuário que deu seu ponto de vista sobre a empresa. Agradeça pelos feedbacks positivos recebidos e aproveite para mostrar ao funcionário quais pontos de melhoria já estão sendo trabalhados e, se necessário, convide para uma conversa particular. Veja mais dicas.