Como responder a avaliações – Glassdoor para Empresas

Como responder a avaliações

Introdução

Feedbacks não precisam ser assustadores. Feedbacks tanto positivos quanto negativos geram mudanças e ajudam as pessoas e organizações a crescer e melhorar.

Além disso, feedbacks como as avaliações publicadas no Glassdoor são uma via de mão dupla. Quando os funcionários compartilham opiniões sobre como é trabalhar para a sua empresa, você pode participar da conversa e compartilhar seu ponto de vista também, gratuitamente.

Precisa de ajuda para começar? Podemos ajudar você. Esses modelos fornecem exatamente o que você precisa para se comunicar com funcionários atuais e antigos que deixam avaliações e, ainda mais importante, com qualquer pessoa que as lê. Você rapidamente descobrirá a facilidade com que pode transformar feedbacks em um mecanismo essencial de recrutamento que ajudará a preencher seu pipeline com candidatos bem-informados e engajados.

Resultados de respostas a avaliações

As avaliações são parte importante na busca de vagas dos candidatos. Na verdade, 86% dos funcionários/candidatos analisam as avaliações e classificações das empresas ao decidir a qual vaga se candidatar.1 Essa análise das avaliações não é uma simples visão geral. A maioria dos usuários do Glassdoor (mais de 65% deles) lê pelo menos cinco avaliações antes de formar uma opinião quanto à empresa, tornando-os os candidatos mais bem-informados do mercado.2

Mas e se as avaliações da sua empresa não forem muito boas? E se você quiser compartilhar sua opinião sobre o feedback de um funcionário? É simples: basta responder às avaliações da sua empresa.

Na verdade, 80% dos candidatos que leem as avaliações do Glassdoor afirmam que a percepção deles sobre uma empresa melhora quando ela responde a uma avaliação.3

Os impactos positivos da resposta às avaliações vão além de impressionar possíveis candidatos. Eles também refletem nos resultados da empresa e no seu sucesso futuro. Você não está conseguindo convencer a liderança disso? Tente apresentar estes fatos:

  • IMPACTO NO RECRUTAMENTO. O custo médio por contratação nos Estados Unidos é de
    US$ 4.129,00.4 No entanto, empresas com reputação ruim gastam 10% a mais por contratação.5
  • IMPACTO NA MARCA EMPREGADORA. Entre os Melhores Lugares para Trabalhar, lista que finalmente ultrapassou o índice S&P 500 em 295% entre 2009 e 20196, mais da metade (56%) respondeu a avaliações.
  • IMPACTO NAS PARCERIAS DE NEGÓCIOS. O Salesforce usa as classificações de empresas e de CEOs do Glassdoor como principais métricas na decisão das empresas com potencial de aquisição.7

Regras das avaliações e respostas

Para obter feedback equilibrado e prático para as empresas, o Glassdoor pede para os funcionários incluírem "vantagens", "desvantagens" e "conselhos para a liderança" nas avaliações.

O Glassdoor também adota Regras da Comunidade rígidas para garantir que todas as avaliações e respostas sejam úteis, ponderadas e autênticas. As avaliações passam por um processo de moderação de conteúdo de duas etapas que inclui uma avaliação tecnológica e uma possível avaliação humana. Se não cumpre com essas regras, a avaliação ou resposta não é exibida no nosso site.

Para garantir que suas respostas cumpram com as nossas Regras da Comunidade:

  • Mantenha um tom educado e profissional.
  • Não inclua o nome da pessoa que você acredita que escreveu a avaliação.
  • Não ameace a pessoa que deixou a avaliação com medidas jurídicas ou outras ações punitivas.

DICA PROFISSIONAL

Consulte as Regras da Comunidade com atenção.

Práticas recomendadas de como responder a avaliações

  • Certifique-se de que o cargo e o nome da pessoa que respondeu estejam corretos.
  • Escreva as respostas no Word ou Documentos Google para revisar a ortografia, a gramática e o tom.
  • Agradeça.
  • Reconheça feedbacks positivos.
  • Aborde questões específicas com sinceridade.
  • Aja sempre de forma correta.
  • Evite jargões corporativos.
  • Sugira continuar a conversa offline

Na hora de elaborar a resposta, além de seguir as práticas recomendadas, lembre-se dos três As:

  1. Admita. As pessoas normalmente esperam que você reconheça o problema, em vez de oferecer uma desculpa vazia. Seja transparente ao explicar a situação atual e/ou o que está sendo feito para mudar.
  2. Articule sua opinião e atenha-se aos fatos. Forneça dados e pesquisas para embasar sua opinião e abstenha-se de emoções.
  3. Aconselhe. Sua resposta não visa apenas o funcionário (atual ou antigo) que avaliou sua empresa. Ela também é voltada para possíveis candidatos. Aconselhe futuros candidatos sobre o que eles podem fazer para ter a melhor experiência possível.

Teste seu conhecimento

Vamos testar as práticas recomendadas. Leia estas respostas a avaliações e determine se elas seguem as práticas recomendadas e as Regras da Comunidade.

  1. Resposta
    Agradecemos seu feedback! O segredo dos nossos negócios é nosso comprometimento não apenas com o atendimento ao cliente como também com nossos colaboradores. O cuidado com os colaboradores é um dos nossos principais valores. Estamos sempre buscando formas de garantir que todos eles tenham o mesmo acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Nós nos esforçamos para fornecer um ambiente no qual nossos colaboradores se sintam valorizados, respeitados e tratados de forma justa. Nós incentivamos nossos colaboradores a fornecer feedback por e-mail para feedback@empresaxyz.com.
  2. Resposta
    Júlia, entendo que você não aprova nossos novos benefícios de transporte, mas não temos orçamento suficiente no momento para cobrir todos os custos com transporte, pois nossa base de funcionários cresceu bastante. Se não gosta dos benefícios que recebe, talvez não sejamos mais uma boa opção para você...
  3. Resposta
    Agradecemos sua atenciosa avaliação! Gostamos de saber sobre sua experiência pessoal e ficamos felizes em saber que você gosta de trabalhar com os membros da sua equipe e dos nossos benefícios exclusivos de trabalho. Nós nos preocupamos muito com nossos funcionários e gostamos de oferecer benefícios legais, como rosquinhas às sextas-feiras e massagens todo trimestre. Estamos crescendo rapidamente, e isso é um desafio. Nós nos dedicamos em melhorar cada vez mais nosso pacote de benefícios, o que inclui o fornecimento de um plano de previdência no futuro. Caso queira fornecer mais feedback, envie-me um e-mail parafeedback@empresaxyz.com.

Resposta: 1. Sim; 2. Não; 3. Sim

Citações

  1. Enquete Glassdoor/Harris, setembro de 2019, EUA.
  2. Pesquisa do site Glassdoor.com dos EUA, novembro de 2019.
  3. Pesquisa do site Glassdoor.com dos EUA, novembro de 2019.
  4. SHRM Human Capital Benchmarking Report (Relatório de métricas de referência de capital humano da SHRM), 2016.
  5. Harvard Business Review, março de 2016.
  6. "What's Culture Worth? Stock Performance of Glassdoor's Best Places to Work 2009 to 2019", Glassdoor, maio de 2020.
  7. Quartz, outubro de 2016.