avaliações no Glassdoor

Como responder avaliações no Glassdoor

Responder às avaliações da sua empresa no Glassdoor, tanto positivas quanto negativas, é parte de uma estratégia sólida de employer branding. Atualmente, 62% dos candidatos dizem que sua percepção sobre a empresa melhora depois de ver que a avaliação foi respondida, de acordo com uma pesquisa interna do Glassdoor.

Algumas de nossas dicas para responder a avaliações incluem responder com rapidez, agradecer todos os reviews, abordar comentários específicos, ampliar o lado positivo e solicitar feedbacks honestos de seus funcionários.

Mas como uma grande empresa, como você conseguirá ficar por dentro de todo o fluxo de avaliações que entram no seu perfil da Glassdoor? E como começar a estruturar tudo isso? A seguir, detalhamos como gerenciar grandes quantidades de avaliações e também listamos algumas perguntas frequentes que recebemos sobre como responder a avaliações negativas no Glassdoor.

Gerenciando grandes quantidades

Antes de nos aprofundarmos nas perguntas, queremos falar sobre como administrar o fluxo de avaliações que as grandes empresas recebem em seus perfis do Glassdoor.

Primeiro, atribua responsabilidade. Responder às avaliações do Glassdoor como uma grande empresa não é uma tarefa fácil – talvez você precise de mais de uma pessoa para dar conta da demanda. Determine quem na equipe pode ser envolvido, quem será responsável por elaborar as respostas, com qual frequência as novas avaliações serão monitoradas e ajuste as respostas com modelos que você pode customizar para economizar tempo. 

O processo de aprovação

P: Como o Glassdoor determina quais avaliações são aprovadas?

R: Usamos um processo de duas etapas para moderar o conteúdo no Glassdoor. O primeiro processo de revisão é tecnológico. Aplicamos tecnologia sofisticada que analisa vários atributos do conteúdo. Se o conteúdo não passar na primeira etapa, uma equipe de moderadores revisará o conteúdo para determinar se ele atende às nossas diretrizes. Além disso, se um conteúdo é sinalizado na plataforma como “impróprio”, ele sempre passará por uma análise manual do time. 

Respondendo avaliações

P: Um usuário é notificado quando a empresa responde à avaliação?

R: Sim! O usuário será notificado se a empresa responder à avaliação dele na plataforma e este é o fim do ciclo, o que significa que o funcionário não poderá responder aos comentários da empresa novamente. Em alguns casos, o funcionário pode decidir publicar uma nova avaliação. Quando isso acontece (dentro de 365 dias), a avaliação original é arquivada e a nova é exibida – então a resposta da empresa também é arquivada.

P: As respostas aos comentários mostram a data em que a resposta foi feita? Gostaríamos de responder a uma avaliação negativa feita há anos.

R: Sim. Quando uma empresa responde a uma avaliação, o Glassdoor revela a data em que a resposta foi postada.

P: É recomendado responder avaliações de anos atrás?

R: Sim. Encorajamos a responder a todos os comentários no seu perfil. Ao responder, você mostra que está trabalhando ativamente para melhorar sua marca e valorizar a perspectiva de seu funcionário, mesmo que ele não esteja mais trabalhando com a empresa.

P: Uma resposta da empresa a um comentário pode ser removida?

R: Sim. Como o Glassdoor confia que as empresas irão cumprir as nossas Regras da Comunidade, colocamos automaticamente as respostas da empresa no site assim que elas são escritas. No entanto, o Glassdoor modera esse conteúdo diariamente. Se a resposta não atender às nossas diretrizes, ela será retirada do site.

P: Podemos postar uma resposta para uma avaliação por vídeo?

R: Uma empresa com Conta Gratuita pode responder a uma avaliação com uma mensagem de texto e incluir um link para um conteúdo adicional, como um vídeo por exemplo. No entanto, recomendamos que você adicione vídeos da empresa ao seu perfil no Glassdoor.

P: Devo divulgar meu perfil, mesmo que ele tenha avaliações negativas?

R: Sim, pois isso mostra aos candidatos que você é uma empresa transparente que valoriza o feedback. Para se preparar, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu perfil:

O primeiro passo é entender a importância que as avaliações têm. Quem está lendo seu perfil, também lerá suas respostas. Uma boa devolutiva da empresa equilibra a sensação negativa causada por um feedback mais crítico.

Outro ponto é pensar no seu target, nas pessoas que você quer impactar. Então escreva as resposta para esse público, não apenas para quem você está respondendo na plataforma.

Mantenha seu perfil atualizado no Glassdoor e promova campanhas de engajamento (incentivando avaliações sinceras) para que os funcionários atuais deixem suas percepções, diga que você quer ouvir a voz deles e isso também funcionará como uma vitrine para outros talentos que você quer atingir e atrair.

Por último, escute os feedbacks. Muitas empresas comentam que aprendem muito com as avaliações e descobrem problemas que não tinham ciência antes. Tome ações práticas e conte o que foi feito em suas respostas, pois as pessoas querem trabalhar em uma empresa que as ouve e que se importa com elas.

Notificações

P: As empresas podem receber notificações por e-mail quando uma nova avaliação é publicada em seu perfil do Glassdoor?

R: Sim. A Conta Gratuita permite configurar as preferências de notificação por e-mail na Área da Empresa.

P: Os salários da minha empresa estão incorretos na plataforma. De onde saem essas informações?

R: O Glassdoor permite que os usuários contribuam com uma avaliação sobre a empresa e Isso também vale para entrevistas, benefícios e salários.

Algumas empresas sentem que os salários colocados no Glassdoor não refletem a realidade. Geralmente, isso acontece quando o salário foi inserido há muito tempo na plataforma ou há apenas alguns salários para um cargo específico. No primeiro caso, o Glassdoor ajusta as médias salariais usando a taxa de inflação oficial.

No entanto, se você tiver poucos salários postados, o mais indicado é fazer uma campanha interna pedindo novas contribuições para seus funcionários atuais. Dessa forma, poderemos mostrar melhor essas informações e educar possíveis candidatos sobre o que esperar da sua empresa em termos de remuneração.

P: Como uma empresa pode solicitar a remoção de uma avaliação no Glassdoor?

R: As empresas sempre podem solicitar a revisão de uma avaliação clicando no ícone de bandeira abaixo da avaliação no site. Iremos fazer uma nova análise e se determinarmos que fere nossa política, excluiremos o conteúdo faremos e notificaremos quem solicitou a revisão. Se nenhuma regra for ferida na avaliação, também notificaremos o requisitante por e-mail. 

P: As pessoas sabem que a remoção do conteúdo foi solicitada?

R: Não, o autor da avaliação não será notificado nesse primeiro momento. Somente se o conteúdo ferir nossas diretrizes, pois faremos a remoção do mesmo e o autor será notificado. 

Funcionários engajados

P: Qual melhor momento para pedir avaliações aos novos funcionários?

R: Existem algumas boas oportunidades, inclusive durante o onboarding e após 30, 60 e 90 dias de trabalho. Lembre-se de que, se um funcionário postar uma nova avaliação dentro de 365 dias, a original será arquivada e a mais recente será exibida. Os funcionários podem escrever apenas uma avaliação por empresa por ano.

P: Como os incentivamos os funcionários a deixar avaliações no Glassdoor? O que dizer?

R: Um bom modo é ressaltar que o Glassdoor é a voz dos funcionários na empresa e, deixando comentários (elogios e feedbacks construtivos), ele colabora para a empresa de modo geral e também para que outras pessoas saibam como é trabalhar na organização.

P: Qual é a melhor maneira de demonstrar internamente a importância de responder avaliações no Glassdoor?

R: Noventa por cento dos usuários do Glassdoor acham a perspectiva da empresa útil ao tomar uma decisão de carreira, por isso é importante que as organizações participem dessa conversa.

Muitas vezes ouvimos falar de empresas que não querem responder a avaliações porque acreditam que isso dá credibilidade para o autor da avaliação. Mas ao não responder, você está perdendo uma oportunidade não apenas de neutralizar um conteúdo negativo, mas também de mostrar sua marca de empregador para todos os demais usuários da plataforma (incluindo funcionários atuais, ex-funcionários, candidatos, investidores e clientes).

Olhe para cada avaliação como uma oportunidade de mostrar como realmente é sua organização. Você não precisa responder diretamente a críticas que não considera construtivas. Em vez disso, mantenha sua resposta focada em mostrar os valores da sua empresa usando histórias ou exemplos de comportamentos reais dentro da empresa. Uma outra dica é usar o bom-humor também, para tornar a conversa mais leve.

Outras informações

P: O Glassdoor exclui avaliações mais antigas?

R: Não, o Glassdoor não arquiva conteúdo após um certo período. Deixamos todas as avaliações e permitimos que os usuários classifiquem por data para ver o conteúdo mais relevante para eles. No entanto, ao calcular a classificação geral de uma empresa, levamos em consideração o quão atual é aquele conteúdo e os mais recentes recebem maior peso.

P: Você pode criar sua própria página no Glassdoor se for parte de uma franquia?

R: Reconhecemos franquias e filiais como parte de organização macro. No momento, não criamos perfis separados para filiais ou franquias. Os usuários podem filtrar as avaliações por localidade e cargo. Assim, se eles quiserem ver avaliações para um local específico, eles podem utilizar esse recurso.