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Como transformar funcionários em embaixadores de marca

Ter funcionários como embaixadores de marca empregadora tem se tornado uma tendência para diversas organizações. É uma forma de fortalecer seu Employer Branding aproveitando o seu recurso interno mais valioso.

Além disso, com o mundo cada vez mais online, muitas decisões são tomadas com base em avaliações – e quando falamos de carreira não é diferente. Ter alguém que conhece a empresa (bem) de perto falando sobre ela transmite credibilidade para quem é um potencial candidato.

Assim, ter funcionários falando sobre a empresa e sua cultura de forma positiva na internet e em outros ambientes pode ter um enorme impacto para a sua marca empregadora. Mas como aumentar o número de embaixadores de marca?

E-learning

Sites que possibilitam o aprendizado remoto são um ótima aposta. Eles fornecem um canal acessível e conveniente para aprofundar conhecimentos, não importa o estágio de carreira em que se encontram os profissionais.

A empresa pode fazer bom uso de ferramentas de e-learning de duas formas:

Criando cursos que ensinem aos funcionários novas habilidades para serem melhor sucedidos dentro da organização;
Oferecendo cursos que não necessariamente tenham a ver com a organização ou com a área de atuação do funcionário. Dessa forma, estimula-se que os profissionais expandam seus conhecimentos para outras áreas.

Um estudo da Dell Technologies indica que cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 não foram inventadas ainda. Use a tecnologia em prol do funcionário e o estimule e se preparar para o futuro. Quando investimos em um profissional, ele percebe que tem maior valor para a organização.

Gamification

Ferramentas e aplicativos para gamificação podem aumentar o alcance de uma empresa criando um hub de conteúdo com curadoria, onde os funcionários podem compartilhar materiais com suas próprias redes. Um bom exemplo de empresa que presta esse tipo de serviço é a I9ação.

Isso não apenas aumenta a presença da sua marca nas redes, mas também ajuda a transformar os colaboradores em formadores de opinião em um determinado espaço.

Vale lembrar que a maioria dessas ferramentas tem elementos como placares de líderes, recompensas e recursos semelhantes, então os funcionários não apenas ganham uma audiência maior, mas também se divertem fazendo isso e o processo de aprendizagem fica muito mais fácil.

Indicações

Por meio desse método, as empresas podem economizar esforços com recrutamento e, ao mesmo tempo, aumentar os ganhos de um funcionário.

Esse método é altamente eficaz: estudos mostram que as pessoas têm muito mais probabilidade de comprar um produto com a recomendação de um amigo de confiança do que uma publicidade que viu no Facebook, por exemplo. Esse cenário não é diferente em contratações e seus embaixadores de marca podem ajudar.

Você pode criar campanhas de incentivo com um bônus monetário para cada indicação ou para cada etapa do funil de candidatos que suas indicações alcançarem.