benefícios para funcionários

Descubra 6 vantagens em oferecer benefícios para funcionários

A busca pelo sucesso empresarial passa por diversas etapas. Ultimamente, os empreendedores têm percebido que um dos seus maiores ativos são os colaboradores, pois eles são os responsáveis por todos os resultados corporativos. Pensando em cativar cada vez mais as equipes, as empresas têm apostado nos benefícios para funcionários.

Ao contrário do que muitos pensam, os benefícios não são caracterizados apenas pela obrigação estabelecida por lei. A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) garantiu alguns direitos aos trabalhadores.

Contudo, com a alta concorrência do mercado e o aumento de profissionais capacitados, surgiu a necessidade de reter esses talentos, em vez de perdê-los para a concorrência. Com isso, o número de se elevou o número de benefícios oferecidos que não são obrigatórios.

Para auxiliar nesse processo, neste post, trouxemos 6 vantagens em oferecer benefícios para funcionários. Leia atentamente e confira!

Quais são os benefícios obrigatórios?

Antes de tudo, é importante saber quais são os benefícios obrigatórios, adquiridos por lei pelos colaboradores. Caso a empresa não cumpra com esses benefícios, fica passível de multas e autuações. Entre os direitos adquiridos pela CLT, destacam-se os seguintes.

Férias

Esse item diz respeito ao período de 30 dias remunerado ao colaborador que prestou seu serviço durante 12 meses para a empresa, conhecido também como período aquisitivo. Esse intervalo de 30 dias pode ser dividido em três etapas. Além disso, o funcionário recebe seu salário somado a 1/3 do valor mensal.

Horas extras

A jornada de trabalho normal dentro das empresas é de até 44 horas semanais. Isso equivale a 8 horas diárias de trabalho. Contudo, em situações em que há a necessidade de o trabalhador realizar mais horas, se considera hora extra. Assim, o colaborador deve receber pelas horas a mais trabalhadas.

De modo geral, as horas extras devem ser pagas de forma diferenciada, ou seja, será paga a hora normal, mais 50%. Já em períodos como feriados e domingo, o percentual é de 100%. Vale lembrar que tais informações dependem da jornada de trabalho e poderá haver algumas singularidades, conforme as convenções coletivas.

FGTS

O depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço surgiu para garantir uma maior tranquilidade ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa. O depósito de FGTS é estipulado por lei. Dessa forma, a empresa é obrigada a depositar em uma conta específica a quantia que representa 8% sobre o salário.

Esses são apenas alguns dos benefícios para funcionários obrigatórios pela legislação. Porém, diante do cenário atual, é necessário traçar estratégias para atrair colaboradores capacitados e motivar a atual equipe.

Como os benefícios para funcionários podem melhorar seus resultados?

Nesse momento, entram em cena os benefícios para funcionários que são voluntários de cada empresa. Veja 6 consequências positivas que esses incentivos geram no ambiente corporativo.

1. Aumenta a motivação

Uma das principais premissas para uma equipe atingir os objetivos é que ela esteja motivada. Os benefícios para funcionários são um grande estímulo para que o colaborador chegue todo dia na empresa pronto para superar as metas.

A motivação ativa algumas capacidades que, às vezes, são deixadas de lado. Quando o pessoal está motivado, as dificuldades parecem ser fáceis de superar.

2. Melhora a qualidade de vida

Atualmente, os profissionais não buscam apenas um salário alto. Além disso, as pessoas estão atrás de recursos que melhorem seu dia a dia. Percebendo essa nova tendência, os responsáveis pela gestão de pessoas estão elencando benefícios que proporcionem mais qualidade de vida à equipe.

Oferecer esse bem-estar gera não apenas o aumento de produtividade, mas também pessoas engajadas com o propósito do empreendimento.

3. Aumenta a produtividade

A busca inicial para que a empresa tenha resultados positivos é o aumento da produtividade. Durante muito tempo, isso era buscado por meio de alternativas impostas aos colaboradores.

Em um primeiro momento, isso até gerava resultados. Contudo, ao longo do tempo, os índices voltavam a sua média normal. Então, os profissionais de gestão de pessoas passaram a fomentar a produtividade motivando a equipe.

Quando os colaboradores começaram a perceber quão valorizados eles são e como a empresa se preocupa com eles, não apenas com remunerações salariais, mas também com auxílios que vão além das obrigações legais, os funcionários passaram a retribuir, inconscientemente, produzindo cada vez mais.

4. Capta talentos

Como mencionamos, a concorrência no mercado de trabalho não está apenas por pessoas em busca de empregos: esse cenário tem mudado conforme a necessidade dos negócios. Hoje, essa concorrência também se dá por empresas em busca de talentos.

Os benefícios para funcionários surgiram como um ponto relevante nessa disputa. Esses talentos ponderam tudo o que a empresa oferece aos seus trabalhadores. Logo, quando os benefícios para funcionários são um destaque a ser avaliado entre as vantagens que a empresa dispõe, as chances de ela ser escolhida pelo candidato são significativamente maiores.

5. Reduz o absenteísmo

Pode até não parecer, mas quando o absenteísmo é mensurado, ele afeta diretamente o resultado das empresas. Com esse enfoque, o setor de gestão de pessoas começou a pesquisar as maiores causas desse fator.

Dessa forma, conseguiu realizar uma via de mão dupla, com algumas vantagens. Isso é, beneficiou seus colaboradores com práticas, como:

  • estímulo a exercícios físicos;
  • saúde preventiva;
  • sessões de mindfulness;
  • reeducação alimentar, entre outras.

Essas alternativas reduziram questões como o afastamento por doenças físicas e psicológicas. Também aumentaram a sensação de pertencimento do funcionário junto à empresa, mostrando o quanto ele é importante para o negócio. Esse novo modelo organizacional fez com que os trabalhadores diminuíssem as horas que se mantinham afastados da empresa.

6. Melhora o ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho e a produtividade estão diretamente ligados. Promovendo alguns benefícios para funcionários, fica fácil aumentar sua satisfação ao ser integrante daquele empreendimento.

Essa relação gera a melhora de desempenho, sendo um efeito cascata. Afinal, funcionários satisfeitos aumentam a qualidade das suas atividades, gerando bons frutos para a empresa.

Para que todas essas melhorias sejam cada vez mais visualizadas, é preciso ativar as ações que acarretam benefícios para funcionários. Algumas boas dicas de projetos nessa área são:

  • valorização do funcionário;
  • flexibilidade de horários;
  • liderança participativa;
  • comunicação interna;
  • investimento no ambiente físico;
  • projeto de práticas laborais;
  • dia de interação familiar;
  • vale viagens e eventos;
  • cursos e qualificações.

Como se pode perceber, a busca pelo melhor profissional se alinha com a procura pela melhor empresa a se trabalhar. Com isso, é fundamental estar atento a como aplicar ações estratégicas na gestão dos benefícios, trazendo grandes melhorias para a empresa.

Agora que você sabe como é vantajoso oferecer benefícios, que tal utilizar esse template de pesquisa de satisfação para descobrir se os benefícios oferecidos estão agradando os seus funcionários? Descubra!

*Esse texto foi desenvolvido pelo Convenia, parceiro de conteúdo do Glassdoor. 

O Convenia é uma HRTech, que desenvolve soluções para otimizar tempo e custo de pequenas e médias empresas. Atualmente as soluções abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.