diversidade e inclusão

Diversidade e Inclusão: por que sua empresa deveria se preocupar

A diversidade nas organizações está sendo cada vez mais discutida e colocada em pauta. Seja para tornar um ambiente mais inclusivo ou até para garantir um pensamento mais amplo dentro das companhias, estamos percebendo muitos movimentos no mercado. Tão importante quanto tomar ações internas nesse sentido, precisamos garantir que isso está extrapolando os limites da sua empresa. De que forma você tem colocado isso para novos candidatos?

Um dos propósitos do processo de entrevista é mostrar o que torna sua empresa um lugar único e desejado para trabalhar para os candidatos mais qualificados. E, no mercado competitivo de hoje, mostrar aos candidatos que você leva a sério as questões de diversidade e inclusão é algo importante a ser feito.

Se você quer ter certeza de que seus candidatos sabem a importância da diversidade e da inclusão no seu negócio, aqui estão três dicas essenciais:

1. Por que os candidatos valorizam a diversidade e a inclusão

Para um time com muitas atribuições, as iniciativas de Diversidade e Inclusão podem, às vezes, se tornar apenas mais uma das diversas preocupações e tarefas a serem executadas pelo RH. O fato é que o grau em que sua empresa adota a diversidade e a inclusão pode ter um impacto poderoso na carreira e na vida das pessoas. Além disso, informa aos funcionários como eles serão tratados e o que provavelmente encontrarão em termos da cultura geral na organização.

2. Dê exemplos de como sua empresa promove diversidade e inclusão

Quando se tratam de tópicos tão importantes quanto a diversidade e inclusão, você precisa dedicar tempo em cada entrevista para enfatizar seus esforços e mostrar aos candidatos que você leva a sério o tema.

As empresas precisam falar sobre diversidade durante a primeira entrevista. Se houver iniciativas específicas para acomodar uma força de trabalho cada vez mais diversa, conte isso no processo seletivo. Estes são sinais importantes para os candidatos de que “diversidade” não é usado apenas como chamariz.

3. Escute os candidatos e mostre que eles são bem-vindos

Muitas vezes, os profissionais de RH presumem que a diversidade é superficial, conectada apenas a raça e gênero. Mas a diversidade é muito mais, por isso é importante iniciar uma conversa sobre inclusão com todos os potenciais candidatos.