O que é employee experience

O que é employee experience e qual sua importância

Muito tem se falado sobre employee experience nos últimos tempos. Há empresas discutindo o tema internamente e eventos com palestras focadas nesse assunto. Mas, afinal de contas, como podemos traduzir isso? No sentido literal, é a experiência do colaborador. Em ações mais práticas, é pensar na jornada do funcionário desde o momento em que ele entra na empresa e participa do onboarding, até sua saída. É tudo que eles sentem ao longo do processo.

O engajamento do funcionário

Mas, por que isso é relevante e tem despertado atenção? Porque pensar cuidadosamente nessas etapas aumenta o engajamento do profissional na empresa e, consequentemente, sua produtividade e satisfação. Além disso, as taxas de retenção também aumentam.

Principais pontos de atenção

Todos os momentos e interações devem ser pensados para promover uma boa experiência ao profissional, desde um comunicado interno até a festa de final de ano. Mas há alguns momentos em que é importante dedicar mais cuidado pensando em employee experience:

Recrutamento

Pense no contato inicial que o profissional terá com a sua empresa, da sua marca empregadora ao seu processo de atração. Sabemos que as primeiras impressões podem ser decisivas, então planeje com cuidado todas as interações e não se esqueça de dar retorno aos interessados, mesmo que eles tenham ficado ainda na fase inicial de triagem.

Onboarding

Deve ser aplicado para todos os novos funcionários da organização. O valor de ser bem recebido em um novo ambiente faz toda a diferença para quem está chegando. Certifique-se de que esse acolhimento será repleto de informações relevantes sobre seu negócio, sua cultura e seu ambiente de trabalho. Veja dicas para estruturar melhor seu onboarding.

Ciclos de feedbacks

Incentive uma comunicação aberta e honesta entre todos os funcionários. Promover uma cultura de feedback e uma escuta ativa melhora o engajamento, porque as pessoas sentem que podem oferecer opiniões sem julgamento ou reação, além disso, essas ações ajudam a empresa – e também o profissional – em seus caminhos para o sucesso. Uma opção que está sendo muito usada é o e-NPS.

Desligamento

Solicitar feedback de todos os funcionários que saem voluntariamente da organização pode oferecer informações valiosas sobre as mudanças que precisam ser feitas para reduzir a rotatividade e manter talentos pelo maior tempo possível. Neste artigo, trazemos algumas ideias de perguntas para ajudar a coletar informações relevantes.

Como mensurar employee experience

Existem muitas pesquisas e formas diferentes, mas há uma forma gratuita e disponível para todas as empresas: o Glassdoor. Com a plataforma, você consegue avaliar a satisfação da equipe com cultura e valores, equilíbrio entre vida pessoal x profissional, remuneração e benefícios, oportunidade de carreira e alta liderança. Além disso, pode entender se os funcionários recomendam a empresa a um amigo e enxergam uma perspectiva positiva para os negócios. 

Com base nisso, você pode estruturar planos de ações para estabelecer melhorias internas, repensar toda sua jornada de employee experience e acompanhar os impactos e indicadores a médio prazo.

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