Employer Branding: Os primeiros passos para sua empresa

Assim como o processo de recrutamento se tornou muito mais competitivo, empresas estão buscando novas formas de não apenas recrutar, mas atrair e reter os melhores talentos do mercado através do Employer Branding. Uma estratégia-chave que muitas companhias passaram a adotar no processo de recrutamento é promover uma marca empregadora forte, que pode ajudar a atrair as pessoas certas e aumentar o engajamento de quem já está no time.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Employer Branding e, mais importante, como executar uma estratégia efetiva e como mensurar os resultados, nós preparamos um guia rápido para te ajudar a começar!

O que é Employer Branding?

Da mesma forma que o processo de branding tem sido usado por muitos anos para ajudar os consumidores a criar uma percepção sobre produtos e gerar engajamento de compra, Employer Branding está sendo usado para alcançar resultados semelhantes, influenciando o engajamento de candidatos. Employer Branding é definir, de forma autêntica e comunicar a voz da empresa, ou seja, o que ela oferece, quais são seus valores e sua cultura. Tudo isso para ajudar a atrair os candidatos certos.

Como definir o Employer Branding da minha empresa?

O exercício de definir o Employer Branding da sua empresa não precisa necessariamente ser extensivo. O mais importante é começar e ser autêntico. Com o tempo, a empresa pode refinar a identidade da marca empregadora. Um ótimo jeito de começar é perguntar para os funcionários como eles enxergam a companhia – o que a faz ser um lugar legal para trabalhar, como eles definem a cultura, qual perfil profissional é melhor sucedido na empresa.  Isso ajuda o time de RH e Comunicação a trabalhar lado a lado para coletar essas informações, refinar as ideias e construir a mensagem principal que será passada externamente.

Em quais canais devo comunicar o Employer Branding da minha empresa?

Uma vez que o Employer Branding da empresa for definido, o próximo passo é identificar os canais pelos quais você pode atingir o perfil que deseja. Recentemente, fizemos uma pesquisa interna com 4.700 profissionais para entender mais a fundo a jornada dos candidatos para escolherem a empresa ideal. Mais de 75% dos participantes afirmaram pesquisar sobre as empresas quando estão à procura de emprego e que os resultados das pesquisas influenciam na decisão de carreira. Então, onde exatamente os candidatos estão buscando informações? A fonte número 1 é o Google e logo em seguida nossa plataforma.

A dica é pensar sobre onde os candidatos que deseja atingir estão engajados e usar esses canais para comunicar o seu Employer Branding.

Como eu mensuro o retorno sobre investimento em Employer Branding?

Da mesma forma que o impacto de uma marca é melhor mensurado a longo prazo, Employer Branding também requer tempo para ter impacto real. Entretanto, na estrutura do mercado corporativo atual, é frequentemente necessário provar resultados de decisões de investimento com mais urgência. Com isso em mente, criamos uma lista de métricas que podem ser usadas para mensurar o retorno sobre o investimento em Employer Branding no médio e longo prazo.

Confira aqui:

Métricas de curto prazo (até 6 meses):

  • Custo por pessoa impactada por canal
  • Engajamento nas redes sociais
  • Benchmark com os concorrentes
  • Número de candidatos qualificados
  • Porcentagem de aceitação de proposta

Métricas de médio/longo prazo:

  • Tempo médio para fechamento de vagas de emprego
  • Custo por contratação
  • Qualidade da contratação
  • Taxa de turnover

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Employer Branding, a chave é começar, testar a sua marca empregadora como mensagem no mercado e fazer ajustes com base no impacto de suas métricas.

Leia também: a influência das resenhas online na percepção dos candidatos sobre as empresas.

Glassdoor para empresas

Além de sermos uma fonte de informação para os profissionais, também somos uma plataforma em que as empresas divulgam suas marcas empregadoras.

Com o Glassdoor, a sua empresa pode ter uma página de perfil exclusiva, divulgar vagas de emprego de forma automática, além de ter acesso a relatórios de performance. Para saber mais detalhes sobre os nossos serviços para sua empresa, acesse aqui.