diversidade e inclusão

Como os Melhores Lugares para Trabalhar pensam diversidade

Diversidade e Inclusão. Os dois temas foram pauta de discussões em várias áreas da sociedade nos últimos anos e no mercado de trabalho não foi diferente. 

Vários estudos já indicam que times mais diverso são mais eficazes. Além disso, empresas com mais diversidade cultural e étnica em níveis de gestão tem 35% mais chances de melhorarem o resultado financeiro, segundo um estudo da consultoria McKinsey.

Em resposta à demanda social e em vista dos benefícios de investir em diversidade, as empresas começaram a se comprometer publicamente e a criar ações específicas sobre diversidade e inclusão. Grande parte desse compromisso envolve mudanças nos processos seletivos. Veja como alguns dos Melhores Lugares para Trabalhar 2020 conduzem estes temas:

Oracle

O responsável por Employer Branding, Rafael Vieira, conta que existe um profissional específico para trabalhar a questão da diversidade e inclusão dentro da companhia com o objetivo de proporcionar um ambiente mais inclusivo dentro da Oracle em cinco diferentes pilares: Mulheres, LGBT+, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia e Gerações.

Além disso, existe um plano estratégico para colocar o assunto em pauta com múltiplos públicos que permeiam o cotidiano da Oracle, como colaboradores pertencentes a minorias, todo o corpo de funcionários, líderes da empresa e parceiros. 

Bayer

O foco do trabalho da Bayer com a diversidade é a criação de um ambiente em que todas as pessoas possam se sentir apoiadas, respeitadas, ouvidas e engajadas a serem o seu melhor. 

Temos 5 grupos de afinidade na Bayer que são: étnico-racial, gênero, gerações, LGBT+ e pessoas com deficiência os quais possuem sponsors e grupos com atividades a fim de prover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, garantindo igualdade de oportunidades”, compartilha Thaís Ciarlo, Employer Branding Lead da Bayer.

SAP

A vencedora do prêmio de Melhores Lugares para trabalhar possui uma liderança global e regional dedicada ao tema de diversidade e inclusão, possibilitando que frentes sejam formadas para tratar sobre mulheres nos negócios, a questão LGBT+, o recrutamento de pessoas negras e a atração de talentos de pessoas com deficiência. Estaremos começando em breve a Generations, que abordará a troca entre as cinco gerações que temos trabalhando na empresa”, revela Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil.

ThoughtWorks

A desenvolvedora de software é uma das principais referências de benefícios que facilitam a atratividade e permanência de pessoas pertencentes aos grupos de diversidade. Uma das iniciativas mais interessantes é a de ajuda nos custos de tratamentos hormonais para pessoas trans.

A empresa fornece uma ajuda de custo de até 400 reais para apoiar o processo de transição, possibilitando que a pessoa colaboradora (ou alguém dependente) custeie parte dos gastos com hormônios, consultas médicas, apoio psicológico profissional, medicamentos e outras despesas. 

banco BV

Segundo Natalia Figueiredo, da área de Comunicação Organizacional da empresa, a diversidade é um assunto de todos dentro do banco. “Desde 2018, trabalhamos o tema de forma ampla, envolvendo a alta liderança e todos os colaboradores em painéis com especialistas e ativistas nas frentes do empoderamento feminino, igualdade racial, respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e combate à gordofobia”, diz a profissional.