perfil comportamental

O que é perfil comportamental

Quando falamos de comportamento precisamos entender que cada pessoa têm características diferentes das outras. Todo impacto, seja ele cultural ou de criação influencia nas habilidades sociais que foram desenvolvidas ao longo da vida da pessoa. O perfil comportamental é uma maneira de conhecer algumas competências das pessoas.

Entender e respeitar os outros e suas diferenças é essencial para criar um ambiente harmônico e ter uma convivência melhor. O estudo dos perfis comportamentais auxilia exatamente neste ponto: compreender o comportamento e identificar as características comportamentais predominantes de cada pessoa. 

Existem quatro perfis predominantes: comunicador, executor, analista e planejador. Há várias combinações possíveis com eles e cada um têm características diferentes. Quer conhecer um pouco mais sobre? Continue a leitura! 

Quais são os 4 perfis comportamentais?

Para compreender como cada pessoa se comporta diante de diversas situações, é necessário compreender quais os perfis predominantes desta pessoa. Dessa forma será possível compreender as reações perante os desafios, formas de dar feedbacks ou de motivá-la etc. 

Para entender um pouco mais sobre as características e valores predominantes, continue a leitura!

Comunicador

O perfil comunicador tem como principal valor a conexão. São extrovertidos, ativos e ótimos companheiros. Não são atraídos por rotinas ou monotomia, apesar de conseguirem se adaptar às situações diversas com facilidade. 

Por serem ativos e comunicativos, costumam gostar de trabalhos que tenha movimentação e que envolvam a possibilidade de interagir com outras pessoas.Pessoas com o perfil comunicador predominante necessitam de ter contato interpessoal. 

Tendem a serem pessoas que trabalham e se sentem melhores em ambientes harmoniosos, gostando de marcar presença. Sabe aquela pessoa que é amiga de todas? Pois é, esses são os comunicadores. Gostam de serem vistos e reconhecidos, adoram trabalhar em equipe e apresentam muita agilidade em suas atitudes. 

Executor 

Pessoas com o perfil executor têm como principal valor a velocidade e o resultado. Um dos principais motivadores das pessoas com esse perfil é o desafio. São líderes natos e não têm medo de assumir e enfrentar dificuldades no seu dia a dia. 

São ativas, dinâmicas e procuram sempre mostrar resultado em suas entregas. Trabalham com determinação e demonstram disposição para aprender o que for necessário para conseguir alcançar o objetivo.

Tendem a serem competitivas e — em situação de trabalho em equipe — precisam tomar cuidado para não querer sobressair sobre seus colegas.  

Planejador

O principal valor do perfil planejador é a linearidade. Necessitam de um planejamento para produzir melhor. Planejadores são calmos e, às vezes, essa tranquilidade pode ser entendida como lerdeza.

Entretanto, é por meio desse equilíbrio e harmonia que conseguem lidar com situações críticas e de risco.  

Por gostarem de rotina, seguem em conformidade com as normas e as regras estabelecidas. Quando estão cercados de pessoas mais ativas e dinâmicas tendem a se sentirem melhores e motivados, até porque são muito empáticos e relacionais.  

Analista

Analistas têm como principal valor a qualidade. São pessoas rígidas, discretas e calmas. Costumam ser vistas como pessoas caladas e retraídas e, muita vezes, pessimistas. Pessoas com esse perfil são bastante autocríticas, principalmente por quererem entregar o melhor resultado possível. 

Por serem sensíveis, são bastante artísticos. Outras características predominantes são a inteligência, a intelectualidade e a habilidade com tarefas mais detalhadas ou numéricas.

Além disso, pessoas com perfil analista são leais ao trabalho e comprometidas com suas entregas, sempre observando as oportunidades e apresentando soluções. 

Como aplicar o perfil comportamental no meu ambiente de trabalho?

Identificar o perfil comportamental de uma pessoa dentro da empresa é de extrema importância. Pois a partir dessa análise, torna-se possível entender melhor as competências sociais e cruzar com o perfil da vaga e das necessidades técnicas. 

O perfil comportamental auxilia estrategicamente várias situações dentro da empresa. Impactando diretamente na gestão, no processo seletivo, no desenvolvimento e muitos outros. 

Tendo em mãos o perfil de todos os colaboradores, o RH pode desenhar uma gestão mais estratégica na qual as competências de cada um é associada ao mapeamento organizacional das vagas e funções. 

Existem diversas possibilidades de aplicação do perfil comportamental: 

  • autoconhecimento; 
  • recrutamento e seleção;
  • motivação;
  • gestão de pessoas;
  • desenvolvimento e treinamento; 
  • redução do turnover; 
  • produtividade; 
  • cultura e clima organizacional. 

Cada um dos pontos citados acima são aprimorados quando se é usado o perfil comportamental, seja no autoconhecimento, no qual o profissional pode entender quais seus pontos fortes e aqueles que pode desenvolver ao recrutamento e seleção, no qual o RH consegue mapear quais as competências necessárias para um cargo e conseguir contratar a pessoa do perfil certo para a vaga a certa. 

Para ter uma gestão de pessoas mais eficaz é ideal para que o gestores entendam quais competências o colaborador possa desenvolver para se tornar um top performance ou entender como ele está se sentindo, seja motivado, bem aproveitado, com energia alta ou baixa. A partir disso ele conseguirá fazer uma análise estratégica de como poderá desenvolver e treinar o colaborador. 

E você deve estar se perguntando, como o perfil comportamental pode me ajudar na redução de turnover e na produtividade de meus colaboradores? É simples. Um colaborador ou candidato que se encontra na vaga certa, que se adequa ao seu perfil comportamental, estará satisfeito. Entender o que é perfil comportamental poderá auxiliar no processo de treinamentos e desenvolvimentos eficazes para cada pessoa e perfil, ele se sentirá reconhecido pela empresa por entender que não é somente mais um número na empresa. 

Colaboradores satisfeitos produzem mais e a partir disso, procuram permanecer em ambientes que trazem harmonia para seu dia a dia. Um dos fatores que proporcionam esses ambientes e uma experiência muito melhor para cada colaborador, é o clima organizacional.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.