No atual mercado de trabalho, ter missão e cultura fortes é essencial quando se trata de atrair os melhores talentos. Realizamos uma pesquisa em junho de 2019, e os resultados só validam isso. Foi constatado que 81% dos profissionais brasileiros dizem levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar a uma vaga.
Os resultados deixam claro que os profissionais mais satisfeitos (e consequentemente, mais produtivos) afirmaram que a cultura do local de trabalho é mais importante que o salário - o que podemos encarar como um forte aspecto a se considerar para a retenção de talentos. Essas pessoas desejam trabalhar para uma empresa cujos valores se alinham aos seus e cuja missão eles possam apoiar. As empresas que não investem em sua cultura ou que não se preocupam em ter uma missão clara correm o risco de perder talentos importantes.
A pesquisa revela a importância da cultura e da missão da empresa tanto no recrutamento quanto na retenção de profissionais.
- 61% dos profissionais brasileiros consideram a cultura do local de trabalho mais importante do que o salário para a satisfação profissional
- 81% disseram levar em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de se candidatar, e 77% disseram levar em conta a cultura
- Além disso, 65% disseram que não se candidatariam em uma empresa cujos valores não estivessem alinhados aos seus valores pessoais
- 61% disseram que buscariam outro trabalho caso a cultura da sua empresa atual se deteriorasse
- 94% dos profissionais brasileiros acreditam que é importante para uma empresa ter uma missão e propósito claros.
"Esta pesquisa revela que uma percepção negativa sobre a cultura e o propósito da empresa pode impactar significativamente a sua capacidade de preencher vagas. Para as companhias que lutam por talentos hoje, fica clara a importância de definirem e comunicarem bem os seus valores, bem como demonstrarem no dia a dia que estão vivendo de acordo com eles", afirma Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor para a América Latina.
Veja abaixo mais algumas informações interessantes:
MISSÃO
A missão - ou a razão de ser - de uma empresa tem um grande peso na decisão de seus colaboradores não só quanto a se candidatar ou não a uma vaga, mas também quanto a permanecer em seu emprego ou buscar uma oportunidade em outro lugar.
Eu levo em conta a missão e o propósito de uma empresa antes de me candidatar a uma vaga. | |
Concordo | 81% |
Neutro | 14% |
Discordo | 5% |
A missão da minha empresa é uma das principais razões para eu permanecer em meu emprego. | |
Concordo | 69% |
Neutro | 19% |
Discordo | 12% |
As empresas estão sendo mais guiadas pela sua missão ao recrutar e reter profissionais. | |
Concordo | 60% |
Neutro | 25% |
Discordo | 14% |
As pessoas onde eu trabalho são mais motivadas e engajadas graças à forte missão da companhia. | |
Concordo | 49% |
Neutro | 24% |
Discordo | 27% |
É importante para uma empresa ter uma missão e propósito claros. | |
Concordo | 94% |
Neutro | 4% |
Discordo | 2% |
CULTURA
A cultura de uma empresa pode ser definida como o conjunto dos valores, tradições, hábitos e comportamentos que permeiam o dia a dia dos seus colaboradores e sócios. Sua influência sobre os profissionais se confirma: a maior parte daqueles que responderam à pesquisa do Glassdoor afirmou que a cultura pesa em suas decisões.
Eu considero a cultura da empresa antes de me candidatar a uma vaga. | |
Concordo | 77% |
Neutro | 15% |
Discordo | 8% |
A cultura da minha empresa é uma das principais razões para eu permanecer no emprego. | |
Concordo | 63% |
Neutro | 18% |
Discordo | 18% |
A cultura da empresa é mais importante do que salário quando se trata de estar feliz no trabalho. | |
Concordo | 61% |
Neutro | 23% |
Discordo | 16% |
Não me candidato a uma empresa a menos que seus valores sejam alinhados aos meus. | |
Concordo | 65% |
Neutro | 19% |
Discordo | 16% |
Se a cultura da minha empresa se deteriorasse, eu buscaria trabalho em outro lugar. | |
Concordo | 61% |
Neutro | 22% |
Discordo | 17% |
A pesquisa foi conduzida online com 1.456 usuários do Brasil da plataforma Love Mondays, hoje Glassdoor, entre os dias 19 e 24 de junho de 2019. Os respondentes tinham entre 18 e 60 anos e estavam empregados.