treinamento e capacitação de funcionários

Como aplicar treinamento e capacitação de funcionários

Cada vez mais, investir em treinamento e capacitação de funcionários é uma necessidade para as empresas. Com o mercado em constante mudança e novas profissões e habilidades surgindo, entregar conhecimento para sua equipe não só melhora o negócio como também ajuda na retenção de talentos, já que os funcionários se sentem mais valorizados e reconhecidos.

Antes de começar a aplicar treinamentos, o primeiro passo é entender as possibilidades e os formatos que funcionariam melhor na sua empresa. O método presencial é o mais tradicional e pode acontecer dentro da própria empresa ou em outros espaços como hotéis ou escolas. Outra possibilidade é trabalhar com e-learning. Neste caso, geralmente são cursos em que o conteúdo não é tão denso e a empresa precisa ganhar tempo. Algumas empresas também adotam a estratégia de gamificação, para tornar o aprendizado mais divertido. 

Confira outros passos importantes para organizar um programa de treinamento na sua empresa. 

Conheça o seu mercado

Acompanhe as tendências e transformações do seu mercado para entender que tipo de conhecimento e habilidade vão ajudar a empresa a crescer. Vale a pena monitorar as principais mudanças que estão acontecendo e criar planos de treinamento para o curto e médio prazo. 

Faça um mapeamento da sua organização

Tenha um mapeamento de conhecimentos geralmente utilizados em cada área. Você pode pedir ajuda aos gestores de equipe para conseguir entender quais ferramentas e conhecimentos são comuns em cada departamento. Entenda também os objetivos dos treinamentos e o que é esperado ao final de cada um, assim você promove aprendizado útil e pertinente para todos. 

Comunique e promova

Não adianta ter um programa de treinamento e capacitação de funcionários bem estruturado e completo se ninguém souber que ele existe. Se estiver lançando o projeto, faça uma campanha interna e avalie a possibilidade de fazer eventos e brindes. Se seu programa já estiver rodando há algum tempo, lembre-se de que comunicar aos novos colaboradores já durante o onboarding. 

Engaje a liderança

Os gestores têm papel fundamental para engajar a equipe a participar. Tenha-os como aliados, reforçando os benefícios e pedindo suporte para que eles ajudem a espalhar a mensagem periodicamente. Também é essencial que o líder participe dos treinamentos e capacitações, assim ele incentiva a participação de outras pessoas da equipe.