Guia completo para atividades de engajamento dos funcionários – Glassdoor para Empresas

Recrutando talentos no mercado atual

Guia completo para atividades de engajamento dos funcionários

Introdução

Engajamento dos funcionários. Você sabe que é importante e que faz parte da sua estratégia de recursos humanos, mas o que isso significa na prática?

É muito mais do que um jargão ou uma ideia utópica do local de trabalho perfeito. E não é sinônimo de felicidade dos funcionários. O engajamento é o comprometimento emocional que o profissional tem em relação à empresa e aos seus objetivos.1 Significa mostrar entusiasmo pelo trabalho, estar alinhado à missão e aos valores da empresa e ir além de suas obrigações. Quando os funcionários estão envolvidos, são mais produtivos e inovadores e têm menos chances de sair da empresa.

ROI de engajamento do funcionário

Se os funcionários estiverem menos propensos a saírem do emprego porque estão envolvidos emocionalmente com o trabalho, sua empresa economizará dinheiro. No momento, o custo por contratação de um profissional nos Estados Unidos é de US$ 4.000.2 Se a sua empresa possui um alto índice de desligamentos, provavelmente está gastando mais do que deveria.

Os funcionários engajados não só demonstram uma ligação emocional maior com o trabalho, mas também tendem a fazer a diferença nos resultados da sua empresa.

As empresas com programas de engajamento têm um aumento anual da receita 26% maior que o das empresas sem programas formais.3

Segundo uma pesquisa do Glassdoor, uma carteira não ponderada de ações de empresas vencedoras do prêmio Best Places to Work do Glassdoor teve um desempenho 122% melhor que o S&P 500 entre 2009 e 2014.4

guia completo para atividades de engajamento dos funcionarios

Embora você possa buscar essas características nas novas contratações, conseguir engajar seus funcionários atuais é fundamental para o sucesso da sua empresa. Este e-book é um guia completo para atividades de engajamento que podem ser usadas imediatamente em sua empresa, além de instruções passo a passo para esse processo de implementação.

Atividades de engajamento do funcionário

Familiarize seus funcionários com a sua missão. Uma pesquisa mostrou que empresas guiadas por propósito têm níveis de inovação 30% maiores e níveis de retenção 40% maiores!5

Descreva a missão

Um bom texto para descrever a missão deve ter um tamanho suficiente para que seus funcionários possam lembrar e explicá-la facilmente, e o mais importante: eles devem ser capazes de se conectar com ela para que faça sentido ao seu trabalho. Por exemplo, a missão do Glassdoor é: ajudar as pessoas de todas as partes do mundo a encontrar um emprego e uma empresa que elas amem.

Para começar a idealizar a sua missão, sugerimos reunir os envolvidos em uma sala e fazer um brainstorming.

Estas perguntas ajudam a encontrar a direção certa:

  • Qual é a identidade da sua empresa?
  • Por que você faz o seu trabalho?
  • Quais problemas você resolve?
  • Que tipo de ambiente de trabalho você deseja para os seus funcionários?

Use recursos visuais

Coloque sua missão em algum lugar do seu escritório que ajude a lembrar os funcionários do motivo por que fazem seu trabalho. Se o fizer com criatividade, melhor ainda!

Veja algumas formas de representar visualmente a sua missão:

  • Exponha fotos de seus clientes felizes
  • Dedique uma parede do seu escritório para histórias de sucesso de clientes
  • Crie em seu escritório um mural que represente a sua missão
  • Coloque-a nas assinaturas de email
  • Dê brindes para os funcionários que contenham a missão da empresa escrita

Implemente um programa de bem-estar

Um programa de bem-estar é qualquer programa patrocinado pela empresa com o objetivo de incentivar os funcionários a adotarem e praticarem atividades que melhoram sua qualidade de vida.Esses programas não só os ajudam a terem vidas mais saudáveis, mas também aumentam o desempenho e reduzem os custos da empresa. Funcionários saudáveis dão menos despesas para a empresa em termos de custos com saúde e dias de trabalho perdidos.

Comece seu programa de bem-estar:

  • Organize campeonatos internos de esportes
  • Defina metas mensais para as medidas tomadas
  • Ofereça lanches saudáveis
  • Faça parceria com uma academia próxima ao seu escritório e ofereça descontos

Comemore as vitórias pessoais

Somente um a cada três profissionais dos EUA afirmou ter sido reconhecido ou elogiado por um bom trabalho nos últimos sete dias. E os funcionários que não sentiram-se reconhecidos tinham o dobro de chances de informar que pretendiam sair do emprego em até 12 meses. 7

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Reconheça a equipe

Ser reconhecido não se resume a receber um aumento. Reservar um tempo para agradecer pessoalmente aos funcionários por um bom trabalho pode ser a forma mais econômica de aumentar a sua motivação e produtividade, o que pode afetar diretamente os resultados da sua empresa. Mais indiretamente (mas não menos importante), os funcionários que se sentem valorizados tendem a apresentar um alto nível de fidelidade, o que está diretamente ligado ao alto índice de retenção: uma grande economia.

Uma pesquisa constatou que mais de um quarto dos funcionários está em uma categoria de alto risco de retenção, e muitos deles têm os melhores desempenhos ou grande potencial, além de possuírem qualificações importantes.8

Como reconhecer seus funcionários:

  • Deixe um recado pessoal e escrito à mão na mesa deles
  • Faça um elogio público no quadro de destaques do escritório
  • Ofereça um almoço à sua equipe
  • Dê vale-presentes para usar em restaurantes ou spas
  • Agradeça a eles nas reuniões da equipe
  • Ofereça vagas de estacionamento privilegiadas por um mês

Promova qualidade de vida

Qualidade de vida pode significar uma coisa diferente para cada pessoa, e não há como saber a opinião dos seus funcionários sem perguntar. Faça uma pesquisa com eles para identificar as necessidades mais urgentes. O feedback pode chamar atenção para diversos fatores, desde horários flexíveis e licenças remuneradas ilimitadas até apoio aos funcionários que têm filhos e trabalho a distância.

Licenças remuneradas ilimitadas.

Dar mais autonomia aos seus funcionários pode causar um sentimento de responsabilidade, o que se traduz em uma cultura bastante responsável. Ao acreditar que eles farão seu trabalho, a qualidade desses serviços prestados tende a ser excepcional. Dar-lhes liberdade para tirar licenças significa que podem recarregar suas energias quando precisarem, gerando uma produtividade maior durante o horário de trabalho (sem contar a grande fidelidade). É uma situação vantajosa tanto para as empresas quanto para os funcionários.

Horários flexíveis.

Cada vez mais pessoas buscam horários flexíveis para passar mais tempo com suas famílias, reduzir o tempo do trajeto até o trabalho, diminuir o estresse e dedicar-se atividades criativas. Permitir que os funcionários trabalhem no horário ideal para eles promove qualidade de vida e aumenta a motivação.

Opções para trabalhar em casa.

Com os avanços da tecnologia, que possibilitam uma comunicação perfeita, vem aumentando o número de funcionários que trabalham em casa. Para profissionais que demonstraram ser produtivos mesmo com pouca supervisão, dar a opção de fazer home office pode ser vantajoso para os dois lados, aumentando a concentração do funcionário em um ambiente sem distrações.

Estudos mostram que, em dias úteis, a porcentagem de funcionários que trabalham total ou parcialmente em casa subiu de 19%, em 2003, para 24% em 2015.9

Promova a comunicação

Realize entrevistas informativas.

Busque fazer reuniões com possíveis candidatos interessados em saber mais sobre a sua empresa, mesmo se ainda estiverem na fase de exploração inicial da busca por vagas. Promover uma comunicação aberta e transparência sobre a missão da sua empresa, além de seus objetivos de curto e longo prazos, pode ser fundamental para garantir que seja a contratação perfeita se (ou quando) eles decidirem passar por uma entrevista formal e aceitarem o cargo.

Comece o diálogo cedo.

Lembre-se de pedir feedback para os funcionários assim que eles começarem a trabalhar na empresa. Isso não só transmite uma percepção básica de que você se importa com o que eles têm a dizer, mas também mostra que sempre haverá possibilidades de comunicação enquanto estiverem ali. Começando cedo, é possível receber feedback sobre a eficácia do processo de integração, além de aproveitar esse novo olhar sobre a empresa. Por virem de fora, muitas vezes os novos funcionários têm boas ideias de mudanças eficientes, e é importante obter essas informações antes que eles estejam totalmente imersos na cultura da empresa.

Realize pesquisas e responda a perguntas frequentes.

É fundamental estar sempre atento às opiniões dos funcionários realizando pesquisas sigilosas e conversas públicas. E é ainda mais importante tomar medidas reais depois de receber esse feedback. Caso opte por não tomar nenhuma medida, seja transparente sobre essa decisão. Ter sua voz ouvida é um fator essencial para o engajamento do funcionário. Avalie periodicamente o perfil da sua empresa no Glassdoor e as pesquisas com os funcionários. Depois disso, categorize esse feedback e descubra como ele pode ajudar no desenvolvimento da companhia.

Tenha uma caixa de reclamações.

Para receber feedbacks que as pessoas talvez não compartilhem em uma conversa pública por não ficarem à vontade, considere oferecer um meio particular para feedbacks sigilosos. Incentive os funcionários a depositarem qualquer reclamação que tiverem nessa caixa trancada, que deve ser discreta. As maiores frustrações relatadas ali podem acabar sendo excelentes oportunidades para a sua empresa aprender.

Ofereça orientação e treinamento contínuos

Esteja comprometido com uma integração adequada dos novos funcionários.

Muitas vezes, a nova contratação pode parecer um beco sem saída. Sua equipe esperou tanto para preencher a vaga que todos ficaram sobrecarregados com trabalho e quase não têm tempo livre para ensinar sobre a empresa. Mas, mesmo que esteja ocupado, é importante reservar um tempo para recepcionar o novo funcionário e dar um treinamento sobre tudo: todos os pequenos detalhes, é claro, mas também a visão global sobre a missão e os valores da empresa. Sem sentir uma ligação logo no início, é difícil que a pessoa se envolva com o trabalho, principalmente se estiver cheio de projetos e não compreender bem os objetivos coletivos da empresa. Reservando um tempo (mesmo que seja apenas uma semana de recepções e treinamentos práticos), os funcionários se sentirão inspirados, apoiados, confiantes, motivados e animados, o que trará bons frutos no futuro.

Envie os funcionários a eventos e conferências.

Os prazos diários e objetivos de curto prazo podem minar esse tipo de inspiração e mentalidade da visão global, tão importantes para a inovação. Sair do escritório e participar de uma conferência da sua área pode ser ideal para recuperar a dedicação e o entusiasmo dos funcionários. Com esse momento para se afastar um pouco e considerar o importante papel que eles têm no setor, pode haver um grande aumento da motivação em curto e longo prazos.

Convide especialistas para palestras na empresa.

Trazer um especialista também pode fazer milagres para aumentar o engajamento e a motivação. Se um especialista ou líder com ideias inovadoras estiver disponível para palestras ou sessões de perguntas e respostas na empresa, não perca essa oportunidade. Pode ser até mais econômico pagar as passagens aéreas de um palestrante do que enviar a equipe toda para uma conferência. Os membros da equipe não só aprenderão muito e conseguirão aplicar esse conhecimento em suas tarefas, mas também se sentirão valorizados porque você investiu no crescimento deles.

Quando as empresas se engajam proativamente, ajudam a criar um ambiente de confiança. Os funcionários saberão que as suas opiniões importam, e os candidatos conseguirão ver a perspectiva do funcionário junto com a da empresa. E os números dizem muito:

Os números não mentem

62%
dos usuários do Glassdoor concordam que a sua percepção sobre uma empresa melhora quando veem que ela respondeu a uma avaliaçao.10
90%
dos candidatos consideram a perspectiva da empresa útil para saber mais sobre as vagas e empresas.11

Conclusão

Implementar um plano para aumentar o engajamento na empresa exige planejamento e dedicação, mas nenhum aspecto desse apoio aos funcionários é caro ou desgastante. Quando os funcionários sentem-se ouvidos e valorizados, o retorno sobre o investimento para a sua empresa é enorme: os membros da equipe ficam entusiasmados com o trabalho, refletem a missão e os objetivos da empresa e trabalham com excelência. Além disso, quando estão emocionalmente envolvidos com o trabalho, a probabilidade de saírem é menor e eles terão mais chances de fazer a diferença nos resultados da empresa.

Citações

  1. "What is Employee Engagement", Forbes, junho de 2012
  2. Talent Acquisition Factbook da Bersin by Deloitte, 2015
  3. Aberdeen
  4. Baseado em uma carteira não ponderada de ações de empresas de capital aberto da primeira lista do Glassdoor, de 2009, compradas em 2009 e mantidas até 2014. Metodologia completa: Glassdoor Economic Research, artigo "Does Company Culture Pay Off?", 2015
  5. "Becoming Irresistible", Deloitte, fevereiro de 2015
  6. "What’s the Hard Return on Employee Wellness Programs", Harvard Business Review, dezembro de 2010
  7. "Employee Recognition: Low Cost, High Impact", Gallup Business Journal, junho de 2016
  8. "Seven Things to Know About Employee Retention Risks", Willis Tower Watson, junho de 2015
  9. Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos EUA, julho de 2016
  10. Pesquisa do Glassdoor dos EUA, janeiro de 2016
  11. Pesquisa do Glassdoor dos EUA, janeiro de 2015