Triagem de candidatos – Glassdoor para Empresas

Checklist para RH

Triagem de candidatos

triagem de candidatos

Introdução

Candidatos bem-informados tornam a contratação mais fácil. Os profissionais que pesquisam sobre a empresa:

  1. Sabem mais sobre como é trabalhar na sua empresa
  2. Fazem perguntas melhores no processo seletivo
  3. Aceitam ofertas porque enxergam compatibilidade com o cargo, com a missão e os valores da empresa, com a cultura da empresa
  4. Têm mais chances de serem funcionários produtivos e de ficarem na empresa por mais tempo

Os candidatos bem-informados, que pesquisam vagas e empresas no Glassdoor, têm duas vezes mais chances de serem contratados do que os candidatos vindos de outras fontes.1

Como encontrar o candidato perfeito

Como saber quais candidatos são os mais bem-informados em meio à pilha de candidaturas que você precisa avaliar? E, depois que escolher os currículos, como fazer a triagem para descobrir quais são mais preparados para o processo seletivo (e, portanto, para a vaga)? Continue lendo para descobrir como avaliar as candidaturas e realizar triagens por telefone para encontrar os melhores talentos.

Os usuários do Glassdoor leem pelo menos sete avaliações antes de formar uma opinião sobre uma empresa,2 o que os coloca entre os candidatos mais bem-informados.

Checklist

Avaliando candidaturas

Os candidatos bem-informados buscam vagas para as quais estão qualificados, em empresas onde realmente desejam trabalhar, o que é bom para todos.

triagem de candidatos

Checklist para fazer a triagem de candidatos

Durante a triagem do candidato por telefone ou vídeo, você terá um tempo limitado para fazer perguntas direcionadas que revelarão o melhor do profissional (ou seus pontos fracos). Essas perguntas darão informações que ajudam a decidir quais candidatos devem ser chamados para uma entrevista .

Como é preciso fazer a triagem de diversas áreas, escolha as perguntas que atenderão às suas necessidades específicas na lista a seguir.

Pesquisa geral

Saber onde os candidatos conseguem suas informações ajuda a compreender quão meticulosos eles são. Eles foram além das fontes óbvias (como seu site de carreiras) para saber mais sobre as atividades e a cultura da sua empresa? Veja quais perguntas fazer para descobrir:

  • Quais recursos você usou para pesquisar sobre a nossa empresa?
  • Na sua opinião, quais são os dois destaques da nossa empresa?
  • O que fez você se candidatar a essa vaga?

Cargo e responsabilidades

Conhecer o cargo é o principal fator para ser um candidato bem-informado. Use essas perguntas para descobrir se o profissional compreende bem a função e por que ele se considera compatível com a vaga.

  • Na sua opinião, quais são as três principais prioridades desse cargo?
  • Quais qualificações ou experiências anteriores você aproveitaria nesse cargo?
  • O que mais despertou o seu interesse no cargo?
  • Na sua opinião, quais são suas oportunidades de crescimento nesse cargo?
  • O que você precisa aprender para ter o melhor desempenho nesse cargo.

Uma pesquisa mostrou que empresas voltadas à sua missão têm níveis de inovação 30% maiores e níveis de retenção 40% mais altos.3

Missão e valores

O alinhamento com a missão e os valores da sua empresa garante funcionários que darão o seu melhor e ficarão no emprego por mais tempo.

  • Em suas palavras, qual é a missão da nossa empresa?
  • O que deixa você animado em trabalhar em uma empresa que [insira sua missão]?
  • Como você acha que suas qualificações e sua experiência contribuiriam para os objetivos e a missão da nossa empresa?
  • Você tem familiaridade com os valores da nossa empresa? Se tivesse que adivinhar, o que diria que são nossos principais valores?
  • Qual a importância de [valor] em sua rotina de trabalho?

Cultura da empresa

Uma boa compatibilidade com a cultura também é um diferencial: um candidato bem-informado traz novidades ao local de trabalho e realiza suas tarefas com eficiência. Às vezes, o cargo pode ser adequado, mas a cultura, não. Por isso, faça a triagem para saber se a pessoa é compatível com sua empresa.

  • Por que você pretende sair do seu emprego?
  • Cite duas coisas que você achou interessante na cultura da nossa empresa.
  • Qual aspecto da cultura da nossa empresa ajudaria no seu crescimento profissional?
  • O seu estilo de trabalho está alinhado com a cultura da nossa empresa? Por quê?
  • O que você acrescentaria para a cultura da nossa empresa?
  • Por que você prefere trabalhar conosco, e não na [concorrente]?

Possíveis candidatos e desafios de empresa

Os candidatos bem-informados não pesquisam somente sobre a empresa e o cargo: eles também sabem que precisam se familiarizar com o mercado. Faça estas perguntas para descobrir se o candidato realmente domina o mercado.

  • Na sua opinião, qual o maior problema comercial que nossa empresa enfrenta?
  • O que você acha que fazemos melhor que nossos concorrentes?
  • O que deixa você mais animado quanto ao futuro da nossa empresa?

Preste atenção às perguntas

Os candidatos bem-informados fazem perguntas porque sabem que a compatibilidade é uma via de mão dupla. Ao falar com cada candidato, fique atento às perguntas feitas. Preste atenção a:

triagem de candidatos

Prepare-se para a próxima etapa

Ao avaliar as respostas e escolher os melhores candidatos para entrevistar, lembre-se de dar um retorno rápido para os candidatos reprovados. Depois disso, prepare-se para o processo seletivo. Vale lembrar que os entrevistados também avaliarão sua empresa.

Candidatos bem-informados têm mais probabilidade de deixar avaliações de entrevistas no Glassdoor, pois também se beneficiaram das opiniões de outras pessoas. Confira suas avaliações de entrevistas periodicamente e faça os ajustes necessários para garantir que seu processo seletivo tenha um bom andamento e seja justo.

Citações

  1. De acordo com os índices de candidatos por contratação em um estudo de 2015, com 30 milhões de candidaturas, realizado por uma agência de recrutamento terceirizada
  2. Pesquisa do site do Glassdoor.com dos EUA, de agosto de 2016
  3. Deloitte, "Becoming Irresistible", fevereiro de 2015