Encontre o emprego, Gerencie sua carreira

Os melhores tipos de trabalho para pessoas extrovertidas

Os melhores tipos de trabalho para pessoas extrovertidas

Alguns profissionais podem ser mais introvertidos, enquanto outros têm uma personalidade mais expansiva e menos envergonhada. Independentemente da maneira como você se identifica, existe um emprego ideal para o seu perfil!

Quem é extrovertido normalmente consegue se expressar melhor, sendo mais comunicativo no dia a dia. Algumas de suas características-chave podem fazer com que esse tipo de profissional se enquadre melhor em algumas carreiras.

Embora esse não seja um fator decisivo – e pessoas introvertidas também possam brilhar nessas carreiras -, listamos aqui alguns dos melhores tipos de emprego para aqueles dotados de uma personalidade extrovertida.

Empregos com risco envolvido

A maioria das pessoas extrovertidas não têm grandes problemas ao assumir riscos no cotidiano: a ousadia é uma característica nata do seu estilo de trabalho. Além disso, quem tem esse tipo de personalidade quer se sentir desafiado por seu trabalho, encarando a necessidade de inovar e entregar melhores resultados como a chave de seu sucesso profissional.

Pessoas extrovertidas também têm maiores chances de se abrirem à novas oportunidades, tanto de carreira (ao atuar em diferentes funções) quanto de diferentes tipos de empresa. Eles podem se dar muito bem em startups, por exemplo, que frequentemente exigem muito jogo de cintura e não oferecem garantias como as empresas já estabelecidas.

Empregos que necessitam de muitos contatos

Falar geralmente não é um problema para pessoas extrovertidas. Essa característica facilita na hora de lidar com a necessidade de se relacionar com diversas pessoas ao mesmo tempo, o que os torna pessoas ideais para ocupar posições em que o networking é uma prioridade. 

Dentro desse quesito se enquadram carreiras como a de recursos humanos, em que as relações de diversas pessoas com uma companhia precisa ser gerenciada a fim de garantir o bem-estar de todos. Outra grande opção é a área comercial, frequentemente formada por pessoas vendedoras responsáveis por propagar ideias e convencer prospects a realizarem uma compra.

Leia também: Como contribuir para melhorar a cultura da sua empresa

Empregos que mudam muito

Existem áreas de atuação, em geral diretamente ligadas à tecnologia, que têm uma volatilidade maior que boa parte das carreiras disponíveis para se trilhar no mercado. Quem trabalha com marketing, comunicação e desenvolvimento de software entende muito bem a necessidade de se renovar constantemente e aprender a fazer todo o seu trabalho de forma diferente de tempos em tempos.

Assim como existem setores de atuação que necessitam de frequentes atualizações, novos estudos e constante aprendizado para que os profissionais se mantenham no mercado, outras áreas possuem um ritmo totalmente diferente.

Por geralmente se sentirem mais confortáveis com desafios e riscos, profissionais extrovertidos podem se dar muito bem em empregos com essa característica volátil como centro de seu negócio.

Veja também Inbound Recruiting: uma nova forma de ser contratado pelas empresas


Leia também:

8 filmes sobre carreiras para te inspirar

4 sinais de que você foi bem na entrevista de emprego

Currículo: o guia completo para se destacar

7 palavras para nunca incluir no currículo