Carta de apresentação, Conquiste o emprego, Dicas de currículo, Dicas de entrevista

5 atitudes para começar 2019 em um novo emprego

Pensando em te ajudar na sua busca pelo emprego ideal em 2019, o Glassdoor listou pequenas atitudes que podem te aproximar da sua nova oportunidade!

Se você quer começar 2019 com novidades em sua vida profissional, confira nossas dicas:

1. Atualizar o seu currículo

Durante sua busca pelo emprego, é importante manter seu currículo atualizado, de maneira que ele inclua todas as suas experiências profissionais relevantes e formação. Também não perca a oportunidade de incluir habilidades que foram adquiridas durante o dia a dia: uma informação como essa pode chamar a atenção do recrutador, colocando você em uma posição privilegiada em um processo seletivo.

Veja também Como adaptar seu currículo para cada vaga de emprego

2. Melhorar suas descrições

Sua carta de apresentação e outras descrições em sites de busca de emprego também devem estar atualizadas, de maneira condizente com o seu momento de carreira. Não se esqueça também de colocar suas informações de contato como e-mail, telefone e outras redes sociais.

Existem muitos softwares hoje que utilizam a inteligência artificial para ajudar no recrutamento de talentos. Eles realizam diversas varreduras para identificar as melhores pessoas para uma vaga, incluindo sua carta de apresentação. Por isso, pense também em incluir palavras-chave que destaquem o profissional que você é!

Leia mais 4 coisas para evitar nas redes sociais se você está procurando emprego

3. Preparar-se para as entrevistas

Não adianta conseguir uma oportunidade de conversa com o recrutador se você não se preparar para a entrevista. Busque conhecer verdadeiramente a empresa almejada, entendendo seu negócio e o mercado em que está inserida.

Vale também pesquisar sobre sua missão, valores e cultura. Isso permitirá entender se a empresa tem fit com o tipo de profissional que você é – e, em caso positivo, lhe ajudará a saber como valorizar seu próprio perfil para mostrar que combina com aquele lugar.

O Glassdoor é uma excelente fonte de informações ao reunir avaliações e comentários feitos pelos próprios funcionários sobre ambiente de trabalho, benefícios, salários e processos seletivos de mais de 170 mil empresas.

Descubra 5 atitudes que deixam os recrutadores apavorados

4. Ativar contatos

Ative seus contatos para ficar por dentro de oportunidades nas empresas em que eles trabalham, ou simplesmente pergunte sobre uma vaga específica e peça uma indicação caso você tenha espaço para isso. Tenha em mente a etiqueta profissional para não ultrapassar limites em sua abordagem, mas não deixe escapar possibilidades de aumentar suas chances de contratação.

Networking: Saiba como construir uma boa rede de contatos

5. Buscar as melhores oportunidades

A melhor oportunidade é aquela que se adequa ao seu momento de carreira, encaixando-se perfeitamente em sua vida. Pode ser que a vaga ideal seja em um lugar que valorize a qualidade de vida de suas pessoas, ofereça grandes oportunidades de carreira ou tenha salário e benefícios competitivos.
Para ter conhecimento sobre esses pontos, você também pode checar no Glassdoor a nota que a empresa recebeu nesses quesitos.