Carta de apresentação, Conquiste o emprego

Carta de apresentação: como montar a sua e frases para te inspirar

Carta de apresentação: como montar a sua e frases para te inspirar

Escrever uma carta de apresentação que faça você se destacar é uma tarefa importante: ela pode ser a única coisa que o recrutador irá ler na sua candidatura.

É por esse motivo que seu texto deve ser atrativo, descrevendo suas experiências e mostrando o profissional que você é. Além disso, você deve mostrar o quanto se encaixa com a cultura daquela empresa, fazendo com que o recrutador perceba que você é o candidato ideal para a vaga.

Montando sua carta de apresentação

1. Não repita seu currículo

Não faz sentido repetir em sua carta de apresentação tudo que já está escrito no seu currículo. Utilize a oportunidade para mostrar características de sua personalidade, curiosidades e interesses no campo em que você está buscando trabalho. Uma boa dica é fazer um levantamento sobre a empresa na internet e pincelar informações suas que têm a ver com a atuação e a linha de trabalho da companhia. Utilize essas informações a seu favor, pois elas mostrarão experiência e interesse!

Leia mais: 5 dicas para turbinar um currículo pronto

2. Seja sucinto

Sabe aquela dica de que menos é mais? Ela se aplica perfeitamente nesse caso, pois sua carta de apresentação deve conter, no máximo, três parágrafos. A dica é ser direto e breve nas informações. Apenas destaque o que você tem de melhor!

3. Conte uma história

Uma pitada de informalidade é bem-vinda em cartas de apresentação para a maioria das empresas. Esse é o momento de você conversar com o recrutador e contar sua história. Lembre-se que a carta precisa ter começo, meio e fim, então, você pode começar falando sobre sua formação acadêmica (de maneira objetiva), depois as principais experiências profissionais, deixando para explicar no fim o que espera para o futuro de sua carreira.

Veja também: Como adaptar seu currículo para cada vaga de emprego

Frases para carta de apresentação

1 – “Estou realmente interessado em saber mais sobre a oportunidade e compartilhar algumas experiências em X,Y e Z.”

Uma carta de apresentação forte mostra entusiasmo e autoconfiança. É importante que o recrutador tenha a impressão de que você está empolgado com a vaga. Além disso, essa abordagem deixa claro que você quer se encaixar com a cultura da empresa e em mostrar suas habilidades.

2 – “Acredito que essa é uma chance de alcançar grandes resultados na área por conta das oportunidades X, Y e Z que a empresa oferece.”

Essa é uma boa ideia para deixar claro o que te atraiu em trabalhar para aquela empresa e como pretende aplicar suas habilidades no dia a dia. Assim, você consegue mostrar o quanto se dedicou ao se candidatar para a vaga e o quanto deseja fazer parte da companhia.

Descubra: 6 dicas cruciais (mas simples) de currículo que você nunca tinha ouvido

3- “Adoraria ter a oportunidade de conversar mais sobre como minhas habilidades poderiam contribuir para o sucesso da empresa.”

Essa abordagem ajuda a deixar claro na sua carta de apresentação o quanto a empresa ganhará com as suas experiências e qualificações. Você também deve ressaltar que o seu objetivo é contribuir para que a empresa seja bem-sucedida e não apenas para o seu próprio benefício.

Lembre-se: com uma carta de apresentação forte, entusiasmada e confiante, você terá grandes chances de convencer o recrutador de que é o candidato ideal!

Veja também: Currículo: o guia completo para se destacar


Procurando um trabalho novo? Veja o que as pessoas estão dizendo antes de tomar uma decisão. Poste sua avaliação para ter acesso!