Encontre o emprego, Melhores empresas

Como é o programa de estágio da SAP, eleita a melhor empresa para estagiar no Brasil

SAP Labs Latin America

A SAP foi eleita o melhor lugar para estagiar no Brasil pelo novo ranking do Glassdoor, divulgado em fevereiro de 2020. O ranking se baseia na nota geral dada na plataforma pelos estagiários baseados no Brasil entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. 

Ressalto para este resultado o investimento no desenvolvimento de jovens talentos, preparando-os para assumir posições na própria SAP e mesmo no ecossistema de parceiros e clientes. Sem dúvida o ambiente de trabalho, flexibilidade, diversidade, benefícios competitivos, transparência e o alto engajamento da liderança no programa de estágio também são fundamentais para esse resultado”, explica Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil. 

Entre os estagiários, a SAP teve média 4,7 em uma escala de satisfação que vai até 5.  A empresa de software e gestão empresarial já havia conquistado o primeiro lugar no prêmio Melhores Lugares para Trabalhar de 2020, que não leva em consideração as avaliações dos estudantes. 

O programa de estágio da SAP 

O programa de estágio da empresa contempla todas as áreas. “Temos um programa de desenvolvimento bem estruturado e, em algumas áreas, rotação de talentos”, explica Adriana Kersting, diretora de RH do SAP Labs (centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul).

 “O programa Rotation proporciona aos estagiários a oportunidade de trabalharem em três diferentes áreas ao longo de dois anos, fazendo com que adquiram uma visão ampla do negócio, além de desenvolverem diferentes competências e conhecimentos técnicos”, completa. A empresa prioriza os candidatos que possam dispor de dois anos para que possam tirar o melhor proveito da experiência. 

LEIA TAMBÉM: Como conseguir o primeiro estágio

O processo seletivo

O programa Rotation começa no mês de março, com processo seletivo começando em setembro do ano anterior. “Mas sempre temos vagas disponíveis, pois o programa é bem dinâmico. As vagas são abertas de acordo com a necessidade da área e com o término do contrato dos estagiários do programa”, explica Marcelo.

O processo de seleção envolve a análise do perfil da vaga e até três entrevistas com os candidatos – e valoriza as recomendações dos estagiários atuais. “Não exigimos experiência, pois entendemos que esse é nosso papel: ajudá-los no aprendizado e crescimento profissional”, afirma Adriana. O alinhamento dos candidatos com a cultura de inovação e qualidade da SAP também é avaliado durante a seleção. 

Para os estudantes que desejam entrar na empresa, Marcelo Carvalho dá a dica: “Pesquise sobre a SAP. Temos bastante conteúdo online, e é sempre bom vir preparado para a entrevista. Como somos uma empresa global, o inglês é imprescindível, portanto você precisa estar cursando pelo menos o nível intermediário. E por último, aproveite as oportunidades de desenvolvimento e networking que oferecemos. E procure se divertir aprendendo!”.